quarta-feira, setembro 24, 2014

Nike ou Nicles

Tenho um particular interesse pelas lojas do Vitória.
E pelo que nelas se comercializa.
Não só porque devem ter um papel relevante na expansão do clube, e captação de novos adeptos, mas porque a elas estive ligado no inicio da primeira.
A do Shopping de S. Francisco.
Era então secretário geral do clube quando os responsáveis pelo departamento de juventude( André Coelho Lima e José Luís Machado) me manifestaram o interesse de abrirem um espaço onde o Vitória pudesse comercializar produtos com a sua marca.
Um projecto lançado por eles com um entusiasmo inquebrantável que vergou até os mais cépticos na então direcção do clube.
Punha-se a questão do espaço.
Tive então a ideia de falar com o dono do "S. Francisco", Emílio Macedo da Silva, que prontamente disponibilizou uma loja ao Vitória de forma absolutamente gratuita é bom que se saiba.
E durante os anos que o Vitória a ocupou,tanto quanto sei,nunca pagou renda.
Vem isto a propósito de ter publicado na minha página de facebook o quadro acima retratado .
Um bordado da minha amiga Ana Vieira que tem precisamente como hobby fazer o mais diverso tipo de bordados com o emblema do Vitória.
Como por exemplo em babetes com o emblema e o nome do bebé.
E tenho recebido algumas mensagens de vitorianos a perguntarem porque razão nas lojas do clube não há este tipo de produtos.
E outros.
Não sei.
Sei é que em Guimarães existe muita gente que trabalha madeira, metal, pedra, bordados, pintura e outro tipo de materiais que bem gostaria de trabalhar em colaboração com as lojas do Vitória para que estas pudessem comercializar uma gama de produtos bem diferente da escassez actual.
Que produtos? Em que condições?
Tenho algumas ideias sobre o assunto mas não quero "invadir" (nunca quis) competências alheias.
Há gente no Vitória, remunerada, que tem a obrigação de fazer com que as lojas sejam um sucesso compatível com a grandeza do clube e a dedicação dos vitorianos a tudo que porte o nosso emblema.
Para que nas nossas lojas a opção não continue a ser entre a caríssima Nike e ...Nicles!
Depois Falamos

18 comentários:

Anónimo disse...

Uma pergunta simples: enquanto lá esteve, fez alguma diligência para fomentar esta parceria artesãos/Vitória ? Nicles...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Tem toda a razão.
Nicles.
Sabe porquê?
Porque nunca me intrometi nas áreas dos meus ex colegas de direcção.
Dei sugestões isso sim.
Aos próprios quando entendia dever fazê-lo.

Anónimo disse...

mais arroz?

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Arroz é no Jumbo. Em frente á lja do VSC no Espaço Guimarães

Anónimo disse...

à "lija"?

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Loja como é evidente. Obrigado pela correcção

Vanda Menezes disse...

um belo quadro. parabéns á autora. Quanto ás lojas é um nicles total. foi ontem á do espaço e vim de lá completamente desiludida. aquilo não é nada.

luis cirilo disse...

Cara Vanda:
Concordo.
Quanto ao quadro e quanto ás lojas.
Neste ultimo aspecto o clube merece, e pode,ter muito melhor

Rui Cordeiro da Silva disse...

Às vezes fico com a idea de que, para muita gente que tem responsabilidades no Vitória, a loja é mais um carga de trabalhos do que uma fonte de rendimento... o que é pena, porque é desprezar o melhor meio de expandir a marca e o clube!
O que será que os sócios poderiam fazer para mudar isto ou para sensibilizar a Direcção para isto? Fica a pergunta...

luis cirilo disse...

Caro Rui:
Acho que falta trabalho, criatividade,percepção do que é o Vitória e do potencial tremendo que a marca possui.
Quanto a sensibilizar a direcção...não vou comentar.
Não vale a pena.

Diogo Leite disse...

No dia do jogo frente ao Paços De Ferreira, desloquei-me à loja do estádio para comprar um cachecol. Resultado? Não tinham. No mesmo dia, já havia ido ao Espaço Guimarães, à outra loja do Vitória..Resultado? Não tinham. Impensável em dias de jogo..

Anónimo disse...

o melhor mesmo é contratar a webrand para fazer um estudo de mercado. Talvez o sr. cirilo possa ajudar neste campo

luis cirilo disse...

Caro Diogo:
Impensável...sempre!
Uma loja que não tem cachecóis, nem porta chaves diversos, nem sequer bolas com o emblema do clube ou bonés não está a cumprir a sua missão.
E estou a falar apenas dos produtos mais básicos. Porque excepto Nike (e mesmo essa...) a pobreza de artigos é gritante.
caro Anónimo:
O estudo de mercado está feito. quase 30.000 associados e umas dezenas de milhar de simpatizantes.
Que saem todos eles, excepto os lambe botas, das lojas frustrados com a falta de produtos. Quanto à We Brand se era para ter piada...tem que se esforçar mais.
Piada e palermice são coisas diferentes

Miguel Brito disse...

é engraçado como há gente que reage tão mal cada vez que o sr Cirilo toca nas lojas do Vitória. Curiosamente são sempre anónimos e nunca ninguém que assuma dando a cara a discordância. Porque será?
Ou quem serão?

Álvaro disse...

É realmente impensável a falta desses artigos básicos, nomeadamente cachecóis que atualmente nos jogos são as bandeiras das equipas. O que me leva a acreditar que a loja é do Vitória mas quem dita as regras é a Nike, que prefere não desviar as atenções dos seus produtos e "monopoliza" a situação.
Caso contrário seria muita estupidez dos responsáveis porque a loja do Espaço tem um potencial que não havia noutros tempos, quer pelo espaço onde se insere, quer pela sua função de "loja do cidadão" dos sócios, onde se vai pagar as quotas ou inscrever novos associados entre outros. Digo eu que até o vinho do Vitória este verão teria vendido lá umas quantas caixas!

Raquel disse...

De facto as lojas do Vitória deixam muito a desejar. Quando viajei até à Turquia queria levar um cachecol para fazer troca com uma adepta do Fenerbahce e não tive oportunidade de escolher porque apenas me apresentaram um que preenchia os meus requisitos (um deles era para as mulheres vitorianas e era cor-de-rosa, não me agradou minimamente e o outro fazia referência a um jogo da LE, o que não fazia o mínimo sentido para aquilo que precisava). É pena que não se explore tão bem esta parte como devia. Gosto muito do espaço físico em si, mas apresenta poucos artigos e falha naquilo que é básico. É pena que não apostem no marketing para promover os produtos nem nos próprios produtos em si. (Tenho dois quadros semelhantes, um deles em vidro oferecido pelo meu pai que comprou numa feira em Vizela e outro pintado pela minha prima, ambos lindíssimos.)

luis cirilo disse...

Caro Miguel Brito:
Sim é verdade. Há assuntos relativos ao Vitória que causam "alergias" várias.
Lojas, estado do estádio e mais alguns.
E essas "alergias" manifestam-se através de uns pobres diabos que ao abrigo do anonimato deixam aqui uma colecção de calúnias,insultos e mentiras pensando que me chateiam.
Não chateiam. São até um estimulo para continuar a falar daquilo que sei que incomoda os responsáveis por assuntos que envergonham qualquer vitoriano. De resto não dou a minima importância a esses pobre diabos. Sei bem quem são os dois que estão por trás disso. Já para não dizer que um deles também alinha nos comentários anónimos.

luis cirilo disse...

Caro Álvaro:
A questão Nike não me parece que se ponha. Porque dentro da escassez de produtos existem lá alguns que não são da marca.
Quanto ao espaço e qualidade das lojas (a do Espaço Guimarães e a do estádio)é inegável que tem excelentes condições para serem muito melhor aproveitadas. Haja produtos para vender.
Cara Raquel:
Apenas posso concordar. Porque esses faltas que refere são de produtos essenciais a qualquer loja de um clube profissional. Então uma boa gama de cachecóis é o básico do básico. E já tenho visto muita gente,nomeadamente crianças,sairem das nossas lojas profundamente desiludidas.