domingo, setembro 28, 2014

Levantar a Cabeça

Foto: O Jogo

Não éramos a melhor equipa da Liga antes do Funchal.
Não passamos a ser a pior depois.
O futebol é assim mesmo e há dias em que tudo corre mal.
Foi o caso de hoje.
Em que o Marítimo cada vez que ia a nossa baliza fazia um golo enquanto que o Vitória nem de penalti conseguiu marcar.
Mas isso não significa que as fragilidades hoje expostas não mereçam a atenção necessária a que os erros que permitiram os golos maritimistas não se voltem a repetir em próximos jogos.
E a verdade é que três dos quatro golos foram demasiado parecidos com os jogadores insulares a aparecerem com enorme à vontade na área vitoriana para finalizarem com toda a tranquilidade os cruzamentos oriundos dos flancos.
Num deles o marcador até teve de se baixar para cabecear...
Erros de marcação, facilidades a mais na forma como os cruzamentos eram efectuados, uma equipa demasiado "aos papeis" em comparação com o que se tinha visto noutros jogos.
Embora a fragilidade defensiva já tivesse sido detectada no jogo com o Paços de Ferreira.
Não é caso para "crucificar" ninguém (foi a equipa como um todo que esteve mal) mas é evidente que hoje foi daqueles dias em que "pagamos" o preço de termos uma equipa jovem e com alguma falta de experiência da primeira liga de vários dos seus jogadores.
Há que levantar a cabeça.
Corrigir o que tiver de ser corrigido, mexer onde for preciso e entrar em campo na sexta feira para com um triunfo convincente sobre o Boavista apagar os efeitos nocivos que uma derrota como a de hoje sempre provoca.
Depois Falamos

P.S. Apreciei o gesto de Maazou ao não festejar o golo. Chama-se respeito.
Como apreciei a sua exibição.
É um jogador que me deixa interrogações ainda por esclarecer.
Sobre a sua real valia e sobre a bondade da sua dispensa.

18 comentários:

Anónimo disse...

Também apreciei a postura do maazou, embora o profissionalismo é que conta.
Estou completamente de acordo e admirado com este comentário positivo.
Acontece aos melhores, mau jogo, ma entrega mas pensar no próximo jogo.
Vitória sport clube

Anónimo disse...

Também apreciei a atitude do Mazzou. No entanto, acho que tem de haver uma explicação para esta derrota pesada, Sr. Luís Cirilo. Aqui vão algumas impressões que me foram ocorrendo depois do jogo.

1. Sinto que pusemos o Marítimo a pensar que pode ser campeão ou que pode ir à Liga dos Campeões.

2. Avisei no início da semana que era preciso o Vitória investir em «desmagnetizadores» de iões negativos depois de uma viagem de avião às ilhas.

3. O jogo foi uma valente seca. A equipa estava irreconhecível. Ponho-me no lugar de Fernando Santos e chego à conclusão que foi lá perder tempo. Ninguém neste Vitória ou mesmo no Marítimo deu garantias de ser selecionável.

4. Até entendo que o Rui Vitória apostasse no mesmo onze que jogou contra o Belenenses, mas não resultou. Nesse jogo os golos apareceram depois da expulsão de Nii Plange. Não que o Nii Plange tivesse culpas visíveis na goleada de hoje, mas depois de ele sair e entrar Bouba mais nenhum golo entrou. Coincidência? Faltou perceber melhor esse pormenor que escapou à contas de Rui Vitória.

5. Traoré e Defendi. A dupla hoje não funcionou mesmo. Os golos entraram pelo mesmo lado. Cada tiro, cada melro. Jogadores altos na grande área do Vitória fazem este tipo de estrago sobretudo se o adversário sabe desse ponto fraco. Por isso, é que o Luísão no Benfica, apesar de velho, ainda se impõe nas alturas.

6. O aquecimento do Marítimo durou 25 minutos e o Vitória precisou de 15 minutos. Pode ser suficiente para espevitar a condição física, mas um golo sofrido logo aos 6 minutos, depois de duas grandes defesas de Douglas, denotam que os níveis de concentração dos jogadores do Vitória tardaram a chegar ao jogo. Só na 2ª parte é que o Vitória finalmente se deu conta que estava a jogar para o campeonato.

6. O que me deixou mais «atraiçoado»? Não foram os 4-0. Depois da penalidade falhada, o francês Salin, n.º 78, dá uma gargalhada anti desportiva, virou-se para Bernard, levou a mão aos testículos e abanou-os várias vezes num gesto de provocação. Se o fizesse dirigido-se ao árbitro e este o visse, seria expulso. O Vitória podia enviar essas imagens para o CD porque atitudes destas são ainda mais condenáveis quando praticadas por jogadores.

7. O Vitória jogou de preto diante de outro equipamento de verde e vermelho escuro. É incompreensível uma falha deste tipo quando se exigia uma equipamento alternativo que fosse visualmente distinto, neste caso o branco. Para um jogador daltónico, por exemplo, deve ser um quebra-cabeças. Gostaria de saber de algum dos jogadores sofre deste mal para poder tirar as minhas conclusões. Porque um dos principais problemas desta perturbação visual é distinguir o verde do vermelho (cores do Marítimo) que para um daltónico é o mesmo que o preto (equipamento do Vitória).

8. O Sr. Luís Cirilo tem maneira de saber que tipo de alimentação deram aos jogadores antes do jogo? Na primeira parte parecia que ainda não tinham feito a digestão. Mas não fiquei só com essa ideia. Sei que há uma grande variedade de alimentos que atrasam a função motora relaxando os músculos e o tempo de resposta. Deixo a sugestão ao staff culinário do Vitória, se é que existe, de não confiar cegamente nos grupos hoteleiros que acolhem o Vitória, colocando-os à mercê de cozinheiros ou chefes de recepção mal-intencionados. Por exemplo, o aroma a lavanda nos hotéis, os chás de uma maneira geral, a batata doce, o leite, refrigerantes, maionese, queijo amarelo, bolos, guloseimas, molhos picantes, fast food, manteiga de amendoin, chocolate, cereais, entre outros. Nem sempre a hospitalidade é benéfica, principalmente naqueles hotéis com frigobar malicioso e tentador.

9. Apesar de tudo, parabéns ao Rui Vitória que iguala o mesmo número de jogos de Mário Wilson à frente do Vitória entre 1971-75. O esforco e paciência compensará as boas escolhas do mister.

Quim Rolhas

luso disse...

pois Mazzou a mim não deixa grandes interrogações:
É um jogador de bom nível,muito acima da média que costuma aparecer no Vitória.
Alguém devia justificar-se perante os sócios acerca da sua dispensa

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
A esmagadora maioria dos comentários que faço sobre o Vitória são pela positiva. Apenas critico quando acho que o devo fazer e sem qualquer prazer nisso. Agora há que pensar no Boavista.
Caro Quim Rolhas:
Como sempre coloca algumas questões muito interessantes. E algumas delas embora possam parece laterais ao jogo não o são assim tanto.
A alimentação, os hóteis,os equipamentos e por aí fora. Embora neste caso, e por absurdo que pareça (eu nunca me conformei com isso), é a Liga que jogo a jogo define os equipamentos que os clubes usam dentro das opções que no inicio de época cada um indica.
Quanto ao jogo jogado,passe a expressão,é inegável que entramos muito mal e só nos recompusemos ao intervalo. E ai mais por o Marítimo ter o jogo resolvido e "levantar o pé" do que por especial mérito próprio. Alias gostava de perceber porque razão Rui Vitória só mexeu na equipa a perder por 0-4 e com tudo perdido. Aos 30 minutos, a perder 0-2, seria isso sim a altura de tentar inverter o rumo dos acontecimentos. E nem estou a questionar quem entrou e quem saiu. Apenas a demora em agir.
Caro luso:
Para lhe ser franco também me parece que é um jogador que bem utilizado pode fazer a diferença.

Rui Cordeiro da Silva disse...

Levantar a cabeça!
Nem mais!

Pedro disse...

Caro Cirilo, o Vitória fez um péssimo jogo. O que me preocupa não é isso, mas a regularidade com que isso acontece contra equipas organizadas e pressionantes. O Vitória nunca tem argumentos. Culpa exclusiva dos jogadores? Parece-me curto.

Cumprimentos,
Pedro

Anónimo disse...

É muito raro fazer-se uma substituição antes do intervalo, a não ser que seja forçada por lesão ou expulsão. Por isso, Sr. Luís Cirilo, concordo com a espera da praxe de Rui Vitória até porque, na minha opinião, os dois últimos golos foram atípicos e não se encaixaram neste jogo porque se tivessem anulado o Mazzou teria ficado 2-0. Nem acho que o Marítimo seja superior ao Vitória. E tenho a certeza que quando cá vierem também serão goleados por um resultado parecido.
Os dois primeiros golos, aos 6 e aos 29 minutos, revelaram deficit dos níveis de atenção, como já disse. Tinha um médico e um psiquiatra comigo na plateia e os três fomos unânimes na mesma apreciação. Factores externos terão contribuído para essa vantagem do Marítimo.
Ao cair da segunda parte, aos 38 e 45 minutos, sofremos o 3º e 4º golos quando o Vitória tentava o golo num esquema táctico inédito de 0x5x5 com metade no meio campo e outra metade a atacar para poder ir para o intervalo com o 2-1. Sem ninguém na defesa, ninguém segura resultados e o Douglas sozinho não trabalha por 10.
Já agora, Sr. Luís Cirilo, sei que é apologista de mexidas numa equipa a partir dos 2-0... pergunto-lhe quem é que tirava, ou melhor, quem é que não convocava? Nii Plange ou Traoré?
Concordo plenamente com o Sr. Luís Cirilo quando durante a semana disse que o Tomané não é ponta-de-lança de raíz e duvido que algum dia o será. Nessa posição torna-se inútil como um peixe fora de água. E já o Bernard deixa de ser criativo a partir do 3º toque. Alex guarda bem a bola, foi o mais esclarecido mas, pelo que vi ontem, andava mais interessado em impressionar Fernando Santos.
Quanto àquela parte que eu falei dos hotéis, equipamentos, treinos, etc, reafirmo, Sr. Luís Cirilo, que o Vitória não pode deixar em mãos alheias esses pormenores. Julgo que a importância do Clube já merecia um cozinheiro próprio e nutricionista de gabaritos que se responsabilizassem pela ementa e que não pusessem os jogadores naquelas figurinhas tristes da primeira parte, onde se notam claramente efeitos colaterais de gente sem escrúpulos.

Quim Rolhas

luso disse...

sem ofensa nem provocação, gostava de um dia conhecer o dr Joaquim Rolhas, que domina, entre outras especialidades, a jardinagem, o nutricionismo e a oftalmologia.
Ao menos vamos aprendendo alguma coisa.

Anónimo disse...

Aí está o que era!
Já sabia que esta debacle mais tarde ou mais cedo aconteceria!
Vi os 1ºs jogos no torneio da póvoa e logo no jogo com o varzim se mostrou a equipa banal mas muito sortuda que o Vitória actual é!
Nesse jogo levamos um tremendo e humilhante banho de bola e o resultado final foi completamente
enganador!
Contra o Moreira marcaram 2 golos sem saber ler nem escrever e nem os souberam guardar!
Contra o gil por serem tão fraquissimos até o bougadense lhes ganhava...
Com o penafiel foram eles a jogar mais,melhor e a terem mais oportunidades e o Vitória a marcar.
Em belém tivemos toda a sorte do mundo contra um adversário que nos foi nitidamente superior!
O porto e o paços desperdiçaram oportunidades para nos golear!
Não me venham cá dizer que são novos e inexperientes...qualidade e experiencia não se aferem totalmente pela idade!
Nós temos um plantel globalmente debil em que pontuam um ou outro elemento mais interessante.
O plange é um aborto de jogador.
O joão afonso e o defendi são bons centrais mas mas a inexistência de treino tático a nivel defensiva faz com que eles colidam e se atrapalhem causando muitissimos calafrios ao douglas.
O traoré apesar de ontem não ter estado muito bem é sólido a defender e bom a atacar.
O andré andré é fogo de vista.
O cafú estando no seu normal acrescenta algo.
O bernard é habilidoso e tem condições para ser um elemento acima da média se for bem trabalhado e deixae de ser este pretinho da feira cheio de toquezinhos,habilidaes,vaidades e teatrinhos a atirar-se prá piscina por tudo e por nada!
Hernani é um autentico flop!
O alex se lhe derem continuidade na equipa pode fazer muita diferença.
O mané é o avançado tótó que não superava uma defesa nem que fossem todos tetraplégicos!
Para culminar temos um treinador burro,coninhas e laxista que vive da aura de se ter ganho uma taça à custa de outro otário como ele!
Ontem trocar o Alex (que estava a ser o melhor)colocá-lo a defesa para pôr o ricardo tosco no lugar dele foi mais um hino às continuas e habituais asneiradas dele.
Enfim...porque nada vai mudar esperemos por mais sorte contra o boavista.

Nando

Anónimo disse...

Aí está o que era!
Já sabia que esta debacle mais tarde ou mais cedo aconteceria!
Vi os 1ºs jogos no torneio da póvoa e logo no jogo com o varzim se mostrou a equipa banal mas muito sortuda que o Vitória actual é!
Nesse jogo levamos um tremendo e humilhante banho de bola e o resultado final foi completamente enganador!
Contra o Moreira marcaram 2 golos sem saber ler nem escrever e nem os souberam guardar!
Contra o gil por serem tão fraquissimos até o bougadense lhes ganhava...
Com o penafiel foram eles a jogar mais,melhor e a terem mais oportunidades e o Vitória a marcar.
Em belém tivemos toda a sorte do mundo contra um adversário que nos foi nitidamente superior!
O porto e o paços desperdiçaram oportunidades para nos golear!
Não me venham cá dizer que são novos e inexperientes...qualidade e experiencia não se aferem totalmente pela idade!
Nós temos um plantel globalmente debil em que pontuam um ou outro elemento mais interessante.
O plange é um aborto de jogador.
O joão afonso e o defendi são bons centrais mas mas a inexistência de treino tático a nivel defensiva faz com que eles colidam e se atrapalhem causando muitissimos calafrios ao douglas.
O traoré apesar de ontem não ter estado muito bem é sólido a defender e bom a atacar.
O andré andré é fogo de vista.
O cafú estando no seu normal acrescenta algo.
O bernard é habilidoso e tem condições para ser um elemento acima da média se for bem trabalhado e deixae de ser este pretinho da feira cheio de toquezinhos,habilidaes,vaidades e teatrinhos a atirar-se prá piscina por tudo e por nada!
Hernani é um autentico flop!
O alex se lhe derem continuidade na equipa pode fazer muita diferença.
O mané é o avançado tótó que não superava uma defesa nem que fossem todos tetraplégicos!
Para culminar temos um treinador burro,coninhas e laxista que vive da aura de se ter ganho uma taça à custa de outro otário como ele!
Ontem trocar o Alex (que estava a ser o melhor)colocá-lo a defesa para pôr o ricardo tosco no lugar dele foi mais um hino às continuas e habituais asneiradas dele.
Enfim...porque nada vai mudar esperemos por mais sorte contra o boavista.

Nando

Anónimo disse...

Por acaso há estatísticas que me intrigam. O marítimo faz maus resultados fora de casa, e na madeira ganha quase sempre, às vezes jogando pessimamente. Já tinha reparado que as arbitragens no caldeirão são tão vergonhosas como como as do restelo e as da luz - provavelmente os estádios que têm as piores arbitragens mas que curiosamente beneficiam sempre a equipa da casa, excetuando o restelo e o caldeirão quando aí joga o benfica... Mas consultando as estatísticas, estou como o Quim Rolhas, desconfio que as vitórias do marítimo na madeira, poderão ter alguma explicação para além do futebol que a equipa pratica... Então se falarmos de comportamento anti-desportivo não percebo como tudo na ilha da madeira (incluindo o que se passa naquele estádio que, nem por ironia, por vezes fica envolto em neblina) passa como se nada se tivesse passado...

Mas apesar disso, acho que Rui Vitória tem de aprender a lidar com este futebol manhoso, a que alguns chamam de 'experiência no futebol português'... É preciso jogar muito mais depressa, ter futebol que intimide e provoque o medo do adversário! É preciso não dar hipótese às quedas apalhaçadas, e ao anti-jogo. É preciso ter nervos de aço, ter cara de póquer e estar muito concentrado no que se está a fazer. E acho que Rui Vitória fica demasiado nervoso e contagia a equipa em vez de os fazer cumprir bem as rotinas de jogo como apreendidas nos treinos. E para denunciar este 'experiente' campeonato português basta ver os jogos que estas equipas de meia tigela fazem na liga Europa, para se perceber que a nossa liga é uma fraude de gente manhosa - gente manhosa que inclui atletas, como o tal francês da equipa do marítimo que só se atreve a fazer o que faz no estádio do marítimo; porque sabe que aí, para ele, vale tudo. Num jogo da liga Europa ía logo para a rua... Se a liga fosse outra não se atrevia, não tinha os tintins de que tanto se orgulha de ter na ilha da madeira.

O Vitória tem de aprender a não se pôr a jeito destes manhosos que só se atrevem a fazer o que fazem porque sabem que o árbitro os protege... Um árbitro que não ajude o marítimo na madeira não consegue regressar ao continente inteiro... E até quero ver se vai haver sumaríssimo para o comportamento anti-desportivo bem visível nas imagens da tv... Na liga vão ver e alinham no mesmo comportamento... Esta liga é um jogo de porcos, sabem lá o que é desporto...

Miguel Silva

Ricardo disse...

Resumindo e concluindo a equipa maravilha, fantastica, espectacular e tudo um pouco chega ao fim de 6 jornadas e já está atrás do eterno rival.

Agora imaginemos se o rival estivesse a fazer uma época em condições...que não está x)

Luis Costa disse...

Concordo que não eramos os melhores antes deste jogo e que agora também não somos os piores.

Contrariamente ao que afirmou, e para sorte nossa, cada vez que o Maritimo foi à nossa baliza não fez golo, senão levariamos uma cabazada das antigas. Caso não tenha notado o nosso melhor jogador foi o Douglas !!!

E não foi só hoje que correu tudo mal, já a semana passada poderiamos ter chegado ao intervalo com uma goleada destas, e só não aconteceu porque o Cicero e companhia foram toscos e porque na segunda parte houve uma expulsão que nos ajudou a “equilibrar” o jogo.

E tal como nesse jogo, toda a equipa esteve mal. E vão dois jogos consecutivos em que isso acontece!!!

Nota-se falta de estudo do adversario, falta de posicionamento, falta de entreajuda na hora de defender, falta de soluçoes na hora de atacar, falta de trabalho tatico e falta de pernas (alguns jogadores ao fim de pouco tempo já nao correm).

Sendo que do jogo do paços para o do maritimo, nada foi feito nem corrigido, será que vai ser feito para o jogo com o Boavista que é uma equipa bem mais fraca ?
Depois falamos

P.S. Quanto ao Mazzou também estamos de acordo, quer na atitude que teve, quer quanto ao valor do atleta, quer quanto às duvidas que levaram à sua dispensa

luis cirilo disse...

Caro Rui:
Nem mais.
Caro Pedro:
Aguardemos pelos próximos capitulos.
Caro Quim Rolhas:
Vamos por partes:
Salvo casos forçados (as citadas expulsões e lesões)as substituições fazem-se quando são precisas. E tanto podem ser aos 10 como aos 90 minutos de jogo. Dependem do entendimento do treinador e da forma como ele considera que podem melhorar o desempenho da equipa. A perder 0-2 e com a equipa a perder a "guerra" do meio campo impunha-se, desde logo, retocar esse sector. Quer saber o que eu, adepto de bancada, fazia? Tirava os dois laterais, recuava Cafu para a direita e Alex para a esquerda, colocava André a trinco e metia Crivellaro e Alvez deslocando Tomané para a esquerda. Com isso reforçava a posse de bola no meio campo e dava agressividade ao ataque. Mas teóricos somos todos.
Quanto aos restantes detalhes que refere estou totalmente de acordo.
aliás foi no meu tempo que pela primeira vez se teve uma nutricionista no futebol de formação. No futebol profissional não foi então possível devido a resistências que não tive tempo de vencer.
Caro Nando:
Pela sua avaliação será uma sorte se não descermos de divisão.
Eu prefiro olhar para este jogo como um dia mau e esperar que as lições que nos transmitiu não sejam ignoradas. É que existem, de facto, desarticulações defensivas preocupantes.
E não partilho nada da sua opinião,que respeito, sobre os jogadores e treinador. São muito melhores do que os "pinta".
Caro Miguel Silva:
Sendo verdade que há aspectos nas deslocações à Madeira que tem de ser melhor acautelados não me refugio neles para explicar uma derrota que devemos a nós próprios e ao mau jogo que fizemos.
O árbitro não teve influência no resultado.
Concordo que temos de ser mais "manhosos" nalguma situações mas essa é das tais coisas que só a experiência traz aos jogadores.
Quanto aos gestos do Salin tem toda a razão. São mais que suficientes para um sumarissimo.
Caro Ricardo:
Não estamos atrás de rival nenhum. Nem somos levados ao colo como ele com árbitros a abrirem-lhe caminho com "vermelhos" anedóticos.

luis cirilo disse...

Caro Luis Costa:
Por acaso notei que o Douglas fez mais uma bela exibição. Quanto aos erros do Funchal foram, realmente, a repetição de alguns erros cometidos no jogo com o Paços de Ferreira. Esperemos que na sexta feira o RV proceda ás alterações necessárias. Um mau jogo com o Boavista pode ter muito mau efeito no processo de crescimento e maturação da equipa.

Anónimo disse...

Sr. Luís Cirilo, seguindo o seu raciocínio de "treinador de bancada", mais apurado do que o meu por sinal e que me parece muito bem maximizar o Vitória diante daquilo que o Marítimo fez na primeira parte, se o jogo começasse agora eu teria dúvidas em começar com Nii Plange, Traoré e Tomané. Não tenho dados suficientes sobre o potencial de outros jogadores do banco que ainda foram pouco utilizados. Contudo, é tudo muito mais fácil para nós depois do jogo terminado. Apesar de achar que o Sr. Luís Cirilo está certo, também tenho de concordar com o timming de Rui Vitória em conter alterações até à segunda parte porque os três últimos golos aparecem 23 minutos depois do primeiro, no último quarto de hora, quando se procura chegar ao empate com esquemas alternados entre 0X5x5 ou 1x4x4X1.
Contra o Boavista, o Vitória só tem de jogar como fez contra o Belenenses depois da expulsão do Nii Plange e não se intimidar com o empate dos boavisteiros nas Antas, naquele que foi um encontro de irmãos.
Por outro lado, é pena, Sr. Luís Cirilo, que o Vitória não invista em aprimorar a alimentação dos atletas de alta competição, pois as últimas 72 horas antes de cada jogo são de extrema importância para o rendimento físico do jogador e como desconhecemos a dieta alimentar de cada um, nunca se tem certeza de nada sobre a condição física porporcionada pelos alimentos que eles ou a família confecionam.
Outro assunto. No meu primeiro comentário, errei de propósito quando me referi aos iões «negativos» na expectativa que aparecer aqui um conhecedor da matéria que me corrigisse ou contrariasse e que pudéssemos partilhar algumas ideias. Não apareceu ninguém. Infelizmente.
Na verdade, os iões positivos é que são prejudiciais à saúde e são originados por maquinaria humana, tais como, automóveis, comboios, aviões, computadores, wireless, telemóveis e outros aparelhos eletrónicos, que podem prejudicar a função cerebral, enfraquecer o sistema imunológico levando para uma série de doenças. Os sintomas de uma carga em excesso de iões positivos incluem: dores de cabeça, falta de energia, fadiga, ansiedade, irritabilidade, náuseas, dor de estômago, dificuldade para respirar, tontura rotatória (vertigem), falta de concentração e do desempenho mental e ainda distúrbios do sono.
Enquanto os iões negativos, chamados de aniões, aceleram a oxigenação das células e tecidos, mantendo a temperatura corporal mais estável, ajudam no humor, controlo da ansiedade, alívio da dor e melhoram a atenção.
Por alguma razão o Vitória perdeu cinco vezes consecutivas nos Barreiros diante de uma equipa que não lhe é superior. Por alguma razão o Marítimo se põe sempre a ganhar na primeira parte quando o Vitória chega ao estádio ainda meio a dormir...

Quim Rolhas

Anónimo disse...

Este Quim não é de meter Rolhas. Curto o gajo, sem dúvida, proponho até um jantarito dos habituais comentadores deste blogue para apreciarmos a figura em carne viva. Dá-lhe Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
O importante é perceber os erros cometidos e não os voltar a cometer.
Não podemos subestimar o resultado mas também não é caso para dramatizar.
Acho impotante ,isso sim, cuidar de forma mais atenta dos pormenores em volta das deslocações. É que também se ganham jogos nos detalhes extra relvado.
Caro Anónimo:
São comentários que muito aprecio os do QUim Rolhas