quarta-feira, setembro 03, 2014

Fecho de Mercado


Fechou finalmente o mercado futebolistico.
Que gera ilusões e receios na justa medida de que todos queremos ver as nossas equipas reforçadas mas sem que em simultâneo alguns dos nossos melhores jogadores demandem outras paragens deixando uma saudade tantas vezes irremediável.
Em termos internacionais ninguém contratou tanto, e tão bem, como o Manchester United.
Falcao, Di Maria, Blind e Rojo são nomes que dispensam apresentações e que fazem do colosso inglês primeiro favorito em todas as competições internas em que participa.
Porque, estranhamente, este ano o MU não está nas competições europeias dada a péssima época que fez em 2013/2014.
Em termos nacionais parece-me óbvio que o FCP foi quem mais e melhor contratou ao passo que o Benfica perdeu meia dúzia de jogadores indiscutiveis e quanto a reforços são mais as duvidas que as certezas.
O Sporting é outra incógnita porque entre entradas e saídas ainda está para se apurar a real valia dos leões.
Quanto ao Vitória, e conhecidas de há muito as transferências de Paulo Oliveira, Marco Matias e Maazou para outras paragens a maior expectativa dos adeptos centrava-se em dois pólos:
Os reforços e a possibilidade de sair mais algum jogador nuclear.
No primeiro caso, os reforços, foram contratados vários jogadores (mas sobre o plantel farei outro post em breve) que estão agora em fase de provarem se são verdadeiros reforços ou apenas contratações.
Fica a clara sensação de que ficou a faltar qualquer coisa face ás expectativas criadas por declarações de responsáveis. Nomeadamente sobre pontas de lança.
Mesmo assim creio existir "matéria prima" que dá base a alguns sonhos.
Aonde as coisas correram melhor foi no não ter saído mais ninguém especialmente nestes dias de frenesim que são os últimos em que o mercado está aberto.
André André, Douglas e até Bernard são nomes que nenhum vitoriano queria ver como titulo de noticia nos jornais com base em mudanças de emblema.
Felizmente todos eles vão continuar de branco.
Bem como Barrientos e Crivellaro, jogadores que pessoalmente teria muita pena em ver partir, e que acredito que ainda vão ser bem úteis ao Vitória.
E por isso até Janeiro podemos estar sossegados.
Uma nota final para duas contratações.
Ká e Bruno Gaspar.
O jovem cabo verdiano não é o ponta de lança (sonhou-se com Baldé mas esperava-se, no mínimo, um jogador feito) que vai dar no imediato "poder de fogo" extra ao nosso ataque.
Vem de outro futebol, certamente vai evoluir na equipa B, e teremos de lhe dar tempo.
No imediato não se lhe pode exigir nada.
Bruno Gaspar é um caso diferente.
Tem "escola", experiência da II liga, e um potencial interessante.
Seria, se em termos definitivos, uma contratação a aplaudir.
Assim é um erro.
Repetido!
Depois Falamos.

P.S. Defendi e João Afonso são duas excelentes contratações.
Álvez e Chemman dois jogadores que espero ver com muita curiosidade.
Traoré uma aposta acertada.

6 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Luís Cirilo, Ronaldinho Gaúcho, Simão Sabrosa ou Hugo Almeida estão desempregados, por exemplo. Não sei se um jogador como o brasileiro, com 34 anos, ainda viria para um Clube discreto como o nosso, mas, para além do tal ponta de lança que ainda não chegou, estamos a precisar de um ou dois grandes nomes sonantes para encher o estádio, sermos falados nos jornais diariamente e merecermos outro respeito e tratamento pelas instituições que superintendem o futebol nacional. Pelo menos, o Vitória deveria de de lhes enviar convite, pois como sabe, o mercado nunca fecha para jogadores desempregados. E depois da poeira assentar podia ser que nos calhasse a sorte grande.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Tem piada que o nome Hugo Almeida também já me passou pelo pensamento. e tem apenas 30 anos. Os outros dois parecem-me demasiado reformados para trazerem alguma coisa a uma equipa jovem e ambiciosa. Agora o Hugo Almeida era um reforço muito interessante

Anónimo disse...

Discordo que o Man U. tenha sido a equipa que melhor se reforçou, apesar de ter sido a que mais gastou. A nível internacional quem melhor comprou foi, de longe, o Chelsea, que vai fazer um passeio pela premier league e conseguiu, incrivelmente, ter um saldo positivo em termos de compras/vendas. Mou antecipou-se a toda a gente a garantiu um dos melhores médios do mundo (fábregas), um dos melhores pontas de lança do mundo (diego costa)e um dos melhores laterais do mundo (filipe luis) e conseguiu despachar por balúrdios autênticos flops pagos a peso de ouro (david luis, lukaku, torres, entre outros). Estas aquisições, ajuntar ao super-plantel que já tinha, transformam o chelsea numa das equipas mais fortes do mundo e num patamar superior ao do ano passado,onde ainda assim lutaram até ao fim pelo título. O United não ganha este campeonato nem que as galinhas ganhem dentes mas talvez para o ano possam tentar ombrear com o chelsea. Em Portugal o porto foi, de muito longe, quem melhor se reforçou (vai varrer tudo, adivinho eu) apesar de ter gasto praticamente o mesmo que o benfica (que apesar disso ficou bem mais fraco!), sendo que o sporting nem em 3º fica.
Já quanto ao que verdadeiramente interessa, o nosso VSC, acho que apesar de algum equilibrio que faltou em anos anteriores (e assim a equipa parece-me teoricamente mais forte) também entendo que temos um plantel curto e ao qual falta alguma qualidade, mormente nos eixos da defesa e ataque. De qualquer forma, se correr bem, podemos almejar uma qualificação europeia mas não pensem em facilidades pois ainda falta muita água correr debaixo da ponte. Tenho pena de não ter havido um pouco de ambição pois, se assim fosse, poderiamos até tentar alcançar o mágico 3º lugar que dá champions, assim não me parece. Gostaria de saber para que raio serve o comendador pois dinheiro não meteu de certeza no VSC, olhando para as contratações "de saldo" que foram realizadas, pese embora reconheça potencial a alguns reforços para se afirmarem. O malfadado empréstimo é mais do mesmo e digno de quem não sente o VSC como nós, nada que surpreenda portanto.

Abraço

João Meireles

luis cirilo disse...

Caro João Meireles:
Temos opiniões diferentes quanto a quem mais se reforçou no mercado internacional mas daí não vem mal ao mundo.
Não acredito em passeios na liga inglesa embora concorde que o Chelsea é um candidato fotissimo.
Estamos mais de acordo quanto ao Vitória que tendo uma boa equipa e um bom grupo tem ,ainda assim, algumas lacunas que estão identificadas. Concordo que podemos almejar um apuramento europeu mas é um caminho muito longo e que tem de ser feito com muita prudência. Quanto aos milhões do famoso comendador creio que a realidade das contratações é elucidativa. Há jogadores interessantes mas que não "cheiram" a milhões.

Anónimo disse...

Boa noite

A liberdade de expressão é saudável e benéfica quando usada dignamente.
Não estou correcto de certeza ou então ainda sou daquelas pessoas que ache que o respeito pelo trabalho dos outros não seja falado desta forma.
Ao ler o entender de quem o faz claro é que a equipa que temos ou não é boa ou menos boa, para não dizer má, falta este, aquele jogador, quem cá está Não conta.
Penso se algum dos jogadores do vsc ler poderá pensar e eu não sou bom. Pensem nisto antes de escreverem.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Aconselho-o a ler outra vez aquilo que escrevi.
Parece-me que não percebeu.