terça-feira, setembro 23, 2014

Escandaloso!

Já não tenho idade para acreditar em coincidências destas.
Muito menos sofro de ingenuidade que permita acreditar que tudo isto é por acaso.
Não.
A Sport-Tv uma vez mais está a interferir na verdade desportiva das competições e a agendar jogos de molde a favorecer uns e prejudicar outros.
E o Vitória está a ser claramente prejudicado.
Atentemos nas transmissões das 12 primeiras jornadas das quais 5 já disputadas
1ª Jornada: Gil Vicente-Vitória num domingo ás 18.00h
2ª Jornada: Vitória- Penafiel numa 6ª feira ás 20.00h
3ª Jornada: Belenenses-Vitória num sábado ás 20.00 h
4ª Jornada: Vitória-Porto num domingo ás 17.00 h
5ª Jornada: Vitória-Paços de Ferreira numa 6ª feira ás 20.30h
Isto é o que já está disputado.
Dos três jogos em casa constata-se que dois foram à 6 feira (péssimo dia para o futebol em Guimarães) e um ao domingo num excelente horário para anfitriões mas também para os visitantes.
Curiosamente o...Porto!
Os jogos como visitante foram em dias e horários aceitáveis.
Mas o que vem a seguir é pior.
6ª Jornada: Marítimo-Vitória no domingo ás 16 h
7ª Jornada: Vitória-Boavista numa 6ªfeira ás 20.30h
8ª Jornada: Setúbal-Vitória numa 6ºfeira ás 20.30h
9ª Jornada:Vitória -Sporting num sábado ás 18 h
10ºJornada: Arouca-Vitória numa 6ªfeiras ás 20.30h
11ª Jornada: Vitória-Moreirense numa 6ª feira ás 20.30h
12ª Jornada. Braga-Vitória num domingo ás 20.15h
Ou seja:
Dos três jogos em casa verifica-se,uma vez mais, que dois são à sexta feira e o outro num sábado num horário bom para o Vitória mas também para o visitante.
Curiosamente...o Sporting!
Dos jogos fora o da Madeira é irrelevante o horário porque são quase nenhuns os adeptos que lá se deslocam, há dois jogados à sexta feira e o derby minhoto é num domingo à noite.
Em doze jornadas jogamos seis vezes á sexta feira.
E em seis jogos em casa quatro deles são à sexta feira sendo excepção as partidas com Porto e Sporting!
Podem chamar-lhe teoria da conspiração ou outra coisas qualquer.
Mas afirmo,convictamente,que esta calendarização de jogos tem como fim ultimo impedir que a nossa jovem equipa possa dispor do apoio  de que disporia se os jogos fossem disputados em horários convenientes e que propiciassem a ida dos adeptos aos estádios.
E sabendo-se da importância que os adeptos tem no nosso clube, e na motivação das nossas equipas, percebe-se claramente que também por aqui estamos a ser atacados por aqueles que nos temem e estão preocupados com o nosso excelente inicio de campeonato.
Claro como a água.
Só não vê quem não quer.
Depois Falamos

P.S. E esta história da calendarização de jogos pela sport-tv já não é nova.
Tem antecedentes.
Acontece é que o descaramento é cada vez maior.
E pior!

17 comentários:

Francisco Guimarães disse...

Ora aqui está um bom tema para a assembleia geral da SAD do próximo sábado e não é apenas uma questão desportiva (de verdade desportiva). Acho que os accionistas têm de ter explicações da administração sobre um calendário de transmissões que retira adeptos dos estádios e que também diminuirá o numero de telespectadores pois à 6ª feira haverá menos disponibilidade para ver TV do que ao Sábado e Domingo.
Esse retirar dos 2 públicos retira também tempo de exposição da marca Vitória e dos seus patrocinadores!

Anónimo disse...

e já alguem pensou que talvez o vitoria tenha interesse que assim seja por causa da equipa B?

Luis Costa disse...

Não diria que é um escândalo, ou que seja uma estratégia para "concionar" a nossa equipa, pois já no passado se verificou precisamente o mesmo, mas sem duvida que é vergonhoso e que prejudica principalmente os sócios.
Eu acho que a sport tv "usa-nos" à sexta-feira, por ser o único clube (à exceção dos 3 estarolas) que lhes dá audiências nesse dia. E como não tem "força" para por esses clubes a jogar à sexta (exceto aquando da LC) nós é que "pagamos" as favas.
E não me parece que haja muito a fazer. Segundo ouvi dizer a sport tv adiantou muito dinheiro de transmissões ao Vitoria e agora a direção não pode reclamar.
Aliás nem quer reclamar, pois quando JM encetou a sua cruzada para salvar o futebol Português, o que estava a defender era a sport tv/Olivedesportos, que é quem "contribui" fortemente para o nosso orçamento.
E será que os sócio aguentam ?
Como diria o outro "ai aguentam, aguentam"

luis cirilo disse...

Caro Francisco:
Concordo consigo.
Até porque estes agendamentos s~´ao tudo menos inocentes.
Caro Anónimo:
Não acredito. Prejudicar a A por causa dos jogos da B seria o cúmulo da incompetência. A opção é mesmo da sport-tv.
Caro Luís:
O que há a fazer é falar com a sport-tv para tentar impedir que o que acontece nas 12 primeiras jornadas se repita nas 22 seguintes.
Mas claro que a solução estará aquando da renegociação do contrato. Aí temos de impor clausulas que defendam os interesses do clube e dos adeptos.
Mas...para bom entendedor um "mas" basta

capucho 21 disse...

Quanto aos jogos há 6-feira é mau pois muita gente que paga não pode assistir. Quanto ao numero de adeptos é melhor os 10 12 mil do costume,, os sempre fieis que pagam 12 cotas por ano e nem uma caneca recebem de compensação que os mais 10 mil que só vão se for de borla....que paguem como eu.

iur.vsc disse...

Caro Luis Cirilo,
Sigo com interesse há já algum tempo este seu blog, concordando e discordando com as suas opiniões, mas não é bem esse o facto que me fez publicar o comentário. Admirou-me e muito, e sabendo do seu Vitorianismo que ninguém pode colocar em causa, não fazer nenhuma referência ao aniversário do nosso Vitória. Esquecimento? Gostava que comentasse pois muito sinceramente não achei normal.

Saudações Vitorianas

Anónimo disse...

mas prejudica a A porque? Ainda agora contra o paços estavam 14000 pessoas

Anónimo disse...

Isto já é useiro e vezeiro por parte da Sport TV. Lamentável, Sr. Luís Cirilo. Tratam o Clube como uma reles degustação de amendoins com cerveja.
Talvez seja altura do Vitória começar a pensar em criar o seu próprio canal de TV, talvez Vitória TV ou Vitória Premium, é indiferente, para um dia fazermos a cama a esta malta.
Talvez começando por celebrar um protocolo com a «Guimarães Digital», que demonstra grande profissionalismo e laivos de evolução, poderia numa fase inicial fazer-se cópia do mesmo procedimento tímido e calculado que deu origem à Benfica TV, antes de ter parceria exclusiva para a transmissão dos jogos da Premier League.
Primeiro começava-se com reportagens do Vitória e das suas modalidades. Fazia-se transmissão de jogos das camadas infantis, juvenis, seniores, e por aí fora, do Vitória, de jogos que a Sport TV não quer e outros jogos regionais e distritais das equipas de Guimarães que só o povo local quer ver e daí até se ganhar experiência, estatuto e plateia, é que se poder partir para voos maiores.
Algum dia esta ideia vai ser realizada. Pode demorar 1 ou 2 anos, 100 ou 200 anos. Ou começa-se já e já se vai tarde! Ou quem pegar nela uns anos vai arrogar-se da sua autoria e adjetivar a atual direção de antiquada ou desatualizada face aos meios tecnológicos disponíveis à época.
Por mim, mãos à obra. Oupa! O que custa é começar. O resto faz-se com trabalho e experiência. Têm todos a ganhar, menos a SPORT TV.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Capucho 21:
O ideal é termos médias na casa dos 20.000 todos com lugar anual e cotas pagas.
Caro iur.vsc:
Realmente não fiz aqui mas fiz na minha página de facebook. Aliás neste blogue se há tema que nunca falta é o Vitória.
Caro Anónimo:
Se acha que 14.000 pessoas é uma boa assistência é uma opinião que respeito. Para mim menos de 20.000 é pouco. E claro que o nosso campeonato não se esgota nos jogos em casa. E a disponibilidade dos adeptos para os jogos fora é maior se forem em dias e horários aceitáveis. Como é que a generalidade dos adeptos pode ir a Setúbal ou a Arouca com jogos a começarem pouco depois dos horários em que saem do trabalho?
Caro Quim Rolhas:
A "Vitória Tv" já existiu mas neste momento está desactivada. Creio que uma televisão só do clube não tem massa critica que lhe permita ter a autonomia financeira necessária. Mas com inteligência poder-se-ia pensar num canal regional,por cabo, tipo Porto Canal e agregar outros concelhos à volta de Guimarães para o projecto. Imaginemos Guimarães, Braga,Barcelos, Famalicão,Póvoa de Varzim,Vila do Conde e mais alguns. Só clubes da I liga eram 5. Vitória, Moreirense, Braga,Gil Vicente e Rio Ave. Aí sim já existia massa critica, suporte publicitário,audiências, Valia a pena apostar nisso.

Anónimo disse...

Vitória TV não, por amor de deus. Se no site aquilo já mete dó, com textos de "caro leitor" e escritos, em certas ocasiões, na primeira pessoa (algo apenas reservado para ilustres literários, convenhamos), com uma televisão a propaganda seria elevada a um nível estratosférico. Não se metam nisso...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Compreendo o seu ponto de vista. Basta ler a nota de pesar pelo falecimento do Joaquim Jorge para nos arrepiarmos.
De qualquer forma não defendo uma televisão do clube por achar que lhe faltaria sempre massa critica. Mas defendo uma televisão do Minho que me parece ter boas condições de sucesso.

cards disse...

caro Luís Cirilo, onde você vê escandalos para o VSC eu vejo vantagens vejamos o VSC joga na sexta e por vezes no Domingo e aí está a vantagem por exemplo contra o Sporting o VSC terá 8 dias de descanso contra os 6 de sporting isto é se um jogador do VSC fizer doi doi na jornada anterior e não treinar 4 dias pode perfeitamente jogar contra o sporting se um jogador do sporting fizer doi doi e parar 4 dias não joga contra o VSC.

P.S. Sou de Setúbal e clubes de futebol temos o Comércio e industria, os amarelos, os pelezinhos, faralhão, o VITÓRIA FUTEBOL CLUBE, o clube mais representativo da cidade. Agora se você diz que existe um clube de nome Setúbal provavelmente deve ser de outra cidade, pelo menos no estadio do Bonfim nao joga pois nesse jogo o VFC.
Já agora temos um palmarés muito superior ao vosso vitória.

Vanda Menezes disse...

tem toda a razão. é uma agressão a adeptos que adoram o clube e se veem muito dificultados de ir ao estádio. admira-me que ninguém reaja mas na verdade quando a equipa vai bem classificada os vitorianos parece que acham tudo bem.ao adepto do VFC digo que tem razão no nome mas no resto...coitados. E já agora quando quiserem ser respeitados deixem de fazer fretes ao lampiões.

Alvaro disse...

Todas as moedas têm duas faces. Posso até concordar com a generalidade do seu texto, que os jogos á sexta não são acessíveis a todos, mas o que poderá levar o nosso estádio a assistências consistentes na casa das 20.000 pessoas são as vitórias e o bom futebol (se possível).
E há a outra face da moeda. Jogando á sexta a equipa joga sem a pressão do conhecimento dos restantes resultados, o que pode ser positivo para o desenrolar do resultado. Lembro-me um dos últimos campeonatos que o porto ganhou que ao realizar muitos jogos á sexta levantou protestos por parte do benfica considerando isso uma vantagem competitiva.
É preciso é o Vitória ganhar seja á sexta, ao sábado, ou ao domingo. E vai ver que o nosso "castelo" enche mais vezes.

luis cirilo disse...

Caro cards:
O Vitória não é só a equipa que joga.
São também os muitissimos adeptos que apoiam. E em Guimarães ainda somos dos que pensamos que o futebol é melhor com muito públicos nas bancadas.
Quanto aos tempos de descanso não são relevantes porque no nosso futebol precisa-se de jogar mais e treinar menos.
Quanto ao nome do "seu" Vitória tem toda a razão. Daqui em diante procurarei não lhe voltar a chamar Setúbal pela mesma razão de que não gosto que ao "meu" Vitória chamem Guimarães.
Quanto ao palmarés tem mais taças de Portugal e uma taça da Liga. Mas no ranking geral da 1ª liga temos de olhar para baixo para vos vermos.
Cara Vanda:
Muitos dirão que esta questaõ da calendarização é um detalhe. Que seja. Mas é nos detalhes que se fazem as diferenças que valem classificações e apuramentos europeus.
Caro Álvaro:
Não lhe retiro nem um pingo de razão. Ter uma boa equipa a jogar bom futebol é o primeiro factor de atractividade de adeptos ao estádio. E se essa boa equipa for "acompanhada" por um calendário decente(dia/hora dos jogos) ainda mais gente irá. E até vou mais longe: Uma boa equipa, a jogar bom futebol e a "mostrar" jogadores, é a única maneira de trazer rentabilidade a uma SAD.

cards disse...

D. vanda,
Diga-me onde o vitória fez fretes ao lampiões? que eu saiba, e TODA a cidade de setúbal sabe a direção do Vitória Futebol clube são adeptos do fc porto, aliás é por esse factor que domingos é o nosso treinador acha que temos dinheiro para pagar ao domingos?

caro Luís cirilo, o ranking agora virou palmarés? se isso contar então o Benfica é o melhor clube da europa pois lidera o ranking da uefa tendo só em conta os ultimos 5 anos...

luis cirilo disse...

Caro cards:
Creio que fui claro ao dizer que o VFC tem melhor palmarés. E é um clube histórico que já deu ao nosso futebol grandes jogadores e grandes equipas. Lembro-me bem de algumas dessas equipas e jogadores.
Jacinto João, Tomé, Conceição, Torres, Vaz, Jaime Graça,José Maria,Vitor Baptista,Rebelo, Cardoso,Matine e tantos outros. No ranking dos campeonatos está atrás do Vitória. Que apenas tem à sua frente o Belenenses (e não será por muito tempo) e os chamados grandes. S~~ao factos.