quarta-feira, julho 02, 2014

Quatro

Restam quatro.
Apenas quatro daqueles que fizeram de 26 de Maio de 2013 a mais bela tarde vitoriana.
Os guarda redes Douglas e Assis e os médios André André e Crivellaro.
Por enquanto.
Porque os restantes catorze, da convocatória de 18 feita por Rui Vitória, já cá não moram.
Recordemos os seus nomes:
Baldé, Soudani, Ricardo, Alex, N'Diaye, Tiago Rodrigues, El Adoua e João Ribeiro saíram no final da época passada.
No final desta partiram Leonel Olimpio, Paulo Oliveira, Marco Matias, Kanu (a meio da temporada)Addy e agora Barrientos.
Mantém-se os quatro referidos mas há rumores ( e no Vitória os rumores tem certo peso) quanto a Crivellaro ,André André e mais remotamente a Douglas.
Uns foram transferidos, outros dispensados, um deixou de jogar e a outros foi facilitada a saída sem encargos para o clube que os venha a contratar.
São factos.
Passado um ano de 18 restam 4.
Não vou agora fazer juízos de valor sobre quem saiu e quem não saiu e muito menos sobre os valores pelos quais alguns foram transferidos.
Ou sobre a saída " de borla" de jogadores como N'Diaye e agora Barrientos.
O que me importa enquanto vitoriano, e para esta análise, é que pela terceira vez o treinador Rui Vitória vai ter de partir do quase zero em termos de manutenção de uma base estável e terá de  reconstruir uma equipa  não sendo preciso ser doutorado em futebol para perceber tudo que isso implica.
Porque mesmo alguns dos contratados na época passada, como Maazou, tem a porta de saída escancarada e outros enfrentam largos períodos de recuperação pós operatória como Pedro Correia.
 Se a isso somarmos o desconhecimento sobre o que valem de facto, em termos de 1ªliga, os contratados até ao momento (João Afonso, Traoré e Caiado) ou os falados (Gui e Pouga) creio que há algumas razões para olhar o arranque da temporada com preocupação.
Até porque da equipa B se anunciam subidas (Cafu, Bernard, Bruno Alves e Hernâni ao que tenho lido)de jogadores talentosos que vão ajudar mas por si só não chegam.
Longe disso.
É certo que ainda faltam mês e meio para começar o campeonato ,e certamente ainda vão aparecer os milhões do comendador anunciados semanas atrás para fazer a tal equipa extremamente ambiciosa, mas tenho sempre alguma desconfiança quanto aos resultados quando um grupo de trabalho parte de uma base minimalista e depois vai sendo preenchido com o decorrer do tempo.
Uma equipa de futebol não é como uma máquina onde se tirarmos cinco peças e lá pusermos outras cinco idênticas continua a funcionar com absoluta normalidade.
É muito mais complexa.
Aguarda-se que tudo corra bem mas confesso que esperava um inicio de época com outra tranquilidade e muito mais motivadora para os adeptos.
Depois Falamos

23 comentários:

Anónimo disse...

Essa análise deixou-me muito preocupado, Caro Sr. Luís Cirilo, porque constou-se que chegariam jovens reforços do Brasil, Colômbia, Argélia e por esses dados postos em cima da mesa, que não são novidade nenhuma, ainda não moram cá jogadores com talento suficiente para assegurar a manutenção quanto mais para aspirar a qualquer lugar cimeiro.
Face aos dados que o Sr. Luís Cirilo apresenta, vai-se começar o Campeonato a piscar o olho à II Liga e as soluções para inverter essa tendência passam única e exclusivamente por fazer de Rui Vitória um feiticeiro sem qualificações.
Com essas saídas confirmadas, o Vitória perde experiência, identidade e maturidade. É um facto e um duro golpe. Nada será com dantes com mais um ano zero pela frente.
Por outro lado, pode-se sempre apostar em formar equipa com as sobras dos grandes, havendo agora uma imperiosa necessidade de se constituir um núcleo duro com esses quatro 'sobreviventes' para que imponham um rumo bem definido, carreguem e transmitam aos outros os sonhos dos adeptos.
O tempo está a esgotar-se e se não for possível buscar peças de origem, tem que se ir à concorrência. É que a estratégia de atirar para cima das costas do mister uma viagem de conta-quilómetros zero com o que se tem na mala não só precisa de óleo e combustível como de peças sobresselentes para evitar desaires a meio do percurso. Soluções de sucata, entenda-se dispensas dos outros clubes inferiores ao nosso, não arrepiam caminho nem nunca deram bom resultado. O passado fala por si.
Uma aposta em jovens talentos, perdidos por entre competições distritais ou regionais seria outra alternativa, mas necessitam de contactos, uma cambada de olheiros bem pagos e intervenções rápidas antes de Agosto.
Nisto das contratações é o Vitória que tem de mexer a perna para não ficar a chupar os caroços dos outros e a sentenciar à partida uma época perdida para Rui Vitória ainda antes do arranque.
Vai ser um bico d' obra e talvez o desafio mais difícil da carreira do Rui Vitória. De certeza que não será o último.

Quim Rolhas

Anónimo disse...

"Meu amigo", é com estes que vamos à luta. Você sabe agora como sabia quando lá esteve que o caminho era árduo e longo. Dos 4 que faltam, olho para André André e Douglas e penso cá para mim que tomara a direcção que aparecesse quem os levasse por um encaixe na casa dos 2 ou 3 milhões. E você sabe melhor que nós que seria uma dádiva dos céus.

Eu por mim farei o mesmo de sempre e o mesmo que vejo fazer os 12.000 do costume: comprar a minha cadeira e dar o meu contributo na bancada. Seja com o João Afonso, Pouga, Rabiola, emprestados, não quero saber ! Em tempo de guerra não se limpam armas, e é o Vitória que está lá dentro. O Vitória precisa de mim e de si. Quero é que se contrate gente preparada para a luta, porque nós na bancada equilibramos o barco !

Sinceramente esperava um pouco mais de realismo da sua parte, que sabe muito melhor que nós pobres sócios o que vai lá dentro e a falta de dinheiro que parece continuar a existir. Se me permite a análise, penso que desde que deixou a direcção o seu "sentido de estado vitoriano" vai dando lugar a uma espécie de oposição encapotada e pouco construtiva. Com todo o respeito vai dando razão a quem acha que não tem perfil para o que parece ser o seu grande sonho, ser presidente do nosso clube.

J.PINTO disse...

É apenas e só, mais uma época de futebol que vai começar.
Longe vai o tempo, em que chegavam carradas de brasileiros e outros.
Eram as compras ao metro.
Espero que sejam poucos e bons.

J.Pinto

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
É normal que cada um de nós, como qualquer vitoriano, aguarde os inicios de época com a expectativa de ver o clube construir uma equipa que alimente os nossos sonhos.
Sabendo que há limitações e que "Roma e Pavia não se fizeram num dia".
Naturalmente que quando se constata o fluxo de entradas e saídas dos ultimos dois anos há lugar a alguma preocupação. Não me esqueço que depois do 8º lugar de 2012 ficamos em 9º em 2013 e em 10ºem 2014. E os números não mentem. São factos.
Espero, e desejo, que o Vitória em 2014/2015 tenha uma equipa à altura do seu historial.
Neste momento não tem.
Caro Anónimo:
Lamento não poder retribuir a gentileza do "meu amigo" mas estou em desvantagem dado não conhecer a sua identidade.
Por isso vamos ao que interessa:
Vejo que interpreta o pensamento da direcção melhor do que eu. Nomeadamente quanto aos valores pelos quais transfeririam André ou Douglas.
Acho curiosa a expressão "você sabe melhor que NÓS".
Não sei. Não estou na direcção desde Dezembro de 2012 e por isso desconheço qual a realidade financeira actual da SAD.
Sei que ouvi , semanas atrás, falar de investimentos de milhões. E não fui eu que falei. A acreditar no "Desportivo de Guimarães" foi o comendador Mário Ferreira. Para já...
Eu também já renovei o lugar anual.
Mas não sou lírico nem me iludo com chavões que mais não servem do que para enganar o ego de adeptos. A bancada não equilibra nada. Na época em que descemos a bancada foi inexcedível e isso de nada adiantou como é sabido. Aliás, e a titulo de exemplo, Estoril e Nacional não tem bancada" e vão ás competições europeias.
Finalmente para lhe dizer o seguinte:
Sei tanto como os outros sócios sobre o "que vai lá dentro".
Tenho a minha opinião sobre a falta de dinheiro (lá está tem melhor informação que eu)mas não é aqui que a vou debater.
Não estou nada preocupado com a minha imagem quando opino sobre o que quer que seja. Escrevo sobre o Vitória, com absoluta liberdade intelectual, há trinta anos. TRINTA!
Critico quando entendo criticar e elogio quando entendo elogiar.
Em democracia quem está sob escrutinio é quem exerce o poder e não quem opina sobre esse exercicio.
Se há quem em função da liberdade de pensar acha que não tenho perfil para ser presidente do clube devo dizer-lhe que é o lado para que durmo melhor.
Prefiro mil vezes isso a ser considerado um"lambe botas" ou um bajulador de quem a cada momento dirige o clube.
Alias se estivesse obcecado pela ideia de ser presidente garanto-lhe que ainda hoje estaria na direcção tranquilamente.
Bastar-me -ia ser como alguns dos que lá estão.
Mas não sou!
É a vida ..."meu amigo".
Caro J.Pinto:
Claro.
Esperamos todos

Francisco Guimarães disse...

O pior de tudo é que, os que "equilibram o barco" e na maior parte das vezes os que nem vão para dentro do barco, quando o campeonato já estiver a rolar vão atirar (como sempre) as pedras a Rui Vitória.
Ele já ganhou e já errou e com esta matéria prima vai errar de novo, a questão é se vai ganhar de novo!
Confesso que durante os jogos sou daqueles que contesta as opções de RV, a tática e a falta de acção no momento de dar abanões à equipa mas depois, quando se vêem os resumos na tv, logo verifico que a matéria prima é fraca, a bola não entra porque é mal "empurrada" e os ovos não fazem lá grande omeleta!

Que (o agora Manager) RV saiba pedir bons ovos e não se cale quando o lote vier estragado! Pois vai ser sobre ele que todos os raios cairão!

PS: quanto à SAD e aos dinheiros do maior accionista confesso que estou desiludido e esperarei sentado por algo que nunca virá! Fui dos que aprovei a SAD e sou accionista porque na altura me pareceu não a salvação milagrosa mas a única possível. Verifica-se, mais uma vez, que boas ideias ficam péssimas quando praticadas por quem não tem competência, ou pior do que isso, se serve delas para seu próprio bem!

Luis Costa disse...

Caro Cirilo, concordo com a s/analise sobre este inicio de época e acrescento mais um dado: do 11 base da época passada já saíram 6, mais 2 "suplentes" bastante utilizados !!
Quanto à s/ideia de ser presidente e ao "ser como alguns dos que lá estão". . . tenho a dizer-lhe que sou daqueles que esteve presente na ultima assembleia geral de EMS, em que por volta das 2h da madrugada você usou da palavra e dirigiu-se aos sócios com (mais ou menos) as seguintes palavras "Estou aqui para vos dizer cara a cara, olhos nos olhos (repetiu isto 5/6 vezes) que sou candidato à Presidencia do VSC" . . . e depois foi o que se sabe !!!!

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo
Acabem lá com essa do comendador Mário Ferreira. Comendador de quê e onde ? Quem lhe atrbuiu a comenda ?
Deixemo-nos desses provincianismos bacocos...

luis cirilo disse...

Caro Francisco Guimarães:
O trabalho de Rui Vitória ao ser analisado(e eu também discordo de algumas opções) tem de levar sempre em linha de conta essa falta de estabilidade na base do plantel. Com a agravante,do meu ponto de vista, da "matéria prima" ter vindo a descer em níveis qualitativos.
Caro Luís Costa:
Já expliquei várias vezes que decidi não me candidatar e unir esforços com o eng. Júlio Mendes em prol do que me parecia ser melhor para o clube. Se pensasse apenas em mim teria sido candidato e acredito que ganharia as eleições.
Se soubesse o que sei hoje, e especialmente se soubesse como são alguns dos que lá estão (e não falo do presidente que fique claro), a minha decisão teria sido diferente.
Caro Anónimo:
Não conheço o senhor Mário Ferreira. Mas ouço quem o conhece chamar-lhe assim. Por mim tanto faz

lobo disse...

Mas não e o que a maior parte dos vitorianos querem? Uma equipa feita com a formação ,jovens e portugueses??? Entao estamos no bom caminho,não são os nomes que ganham mas sim quem luta ,quem trabalha e quem da tudo o que tem pelo seu clube. O meu sonho era ter uma equipa so com vimaranenses,vitorianos ,como e com o clube que eu mais gosto em Espanha,o atletic Bilbau. Alias e uma equipa que de nomes e fraca mas o que e certo e que andam sempre nos lugares cimeiros....

Anónimo disse...

a comenda foi entregue pelo senhor presidente da republica portuguesa

RicardoVSC disse...

Concordo com a análise feita. Também estou muito preocupado com a falta de qualidade do plantel, é verdade que deverão entrar mais jogadores mas este início de época não vai ao encontro daquilo que eram as expectativas dos sócios.
Deixo-lhe um apelo, sábado temos assembleia geral. Seria muito importante uma intervenção sua neste momento. Merecemos uma equipa à altura da grandeza deste clube.

Anónimo disse...

Dr. Luis Cirilo, usei a expressão "meu amigo" com aspas precisamente porque não tenho o prazer de o conhecer. Usei como uma expressão popular, se me entende. "Meu amigo", é o que temos !

Quando falo em nós é nós sócios comuns como eu que nunca estivemos na direcção nem sabemos as contas que você sabe porque foram essas contas que o levaram a virar a casaca para a SAD. Não embarque em teorias de conspiração pois sou um sócio menos que você que não tenho capacidade nem nunca procurei poleiro.

A informação da falta de dinheiro que sabemos é o que vem na comunicação social, o que não me custa a acreditar. Ainda há 2 anos você próprio dizia que corríamos o risco de fechar portas ! A não ser que tenham descoberto petróleo no complexo não me parece que o Vitória esteja bem de dinheiros ! Pois assim não preciso ser o bruxo de Fafe para acreditar que por 2 milhões levam André, Douglas e ainda põem o Barrientos de contra-peso !

Anónimo disse...

Ao anónimo das 04:16 da tarde :
É MENTIRA ...
Esse sul africano que dá pelo nome de Mário Ferreira nunca foi condecorado pelo Presidente da República Portuguesa.

Anónimo disse...

Corrijo : refiro-me ao anónimo das 04:46 da tarde.

Anónimo disse...

"O emigrante português Mário José Andrade Ferreira, radicado há muitos anos na África do Sul, é o accionista encontrado por Júlio Mendes para entrar com o que resta do capital disponível da recém criada Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Vitória, apurou o GuimarãesDigital.
Segundo as informações que conseguimos apurar, este empresário que vive em Pretória, na África do Sul, associado do Vitoria, será o accionista maioritário da SAD, devendo ficar com mais de 50% do total das acções, que, recorde-se, são de um milhão de euros. O Vitória fica com uma posição de 40%. As restantes foram adquiridas por associados do Vitória na primeira fase da venda.

Mário José Andrade Ferreira é empresário, dono do grupo TMM, fundado em 2003 na África do Sul e que detém várias empresas em diversos ramos. As suas empresas estiveram ligadas à segurança efectuada em complexos considerados de grande importância para o mundial de futebol que se realizou naquele país, como o estádio “Soccer City”, em Joanesburgo, estações de caminhos de ferro e portos marítimos. É ainda presidente da Associação da Comunidade Portuguesa em Pretória e foi, no ano passado, condecorado por Cavaco Silva, por ocasião das comemorações do 10 de Junho, como comendador da Ordem do Mérito."

Uma simples busca na internet, até se ve o homem a receber a comenda.

Por isso para o anonimo das 4 16, deixa de ser atrasado.

Anónimo disse...

Corrijo, a resposta da comenda foi para o anonimo das 1 51

luis cirilo disse...

Caro lobo:
O objectivo do projecto desportivo que se quis implantar a partir de 2012 era mesmo esse. E o Atlético de Bilbau uma referência a seguir. Agora já não sei. sei é que tem de se dar passos cautelosos na aposta nos jovens para não deitar tudo a perder.
Caro Ricardo VSC:
Na AG apenas se tratam assuntos do clube não da SAD. E no clube(modalidades) as coisas correm bem.
Caro Anónimo:
Eu não virei casaca nenhuma. Apenas mudei de posição quanto à necessidade da SAD por força das realidades que se conhecem. Embora a SAD que eu esperava não fosse esta.
Quanto a poleiros são mais próprios doutros clubes que não do nosso. Ocupei circunstalcialmente lugares nos orgãos sociais mas nunca tive nenhuma problema em sair deles quando considerava que o devia fazer.
Se quisesse ainda hoje seria VP desta direcção. Mas não quis.
O que me parece interessante reflectir é porque razão dois anos depois continuamos com esta falta de dinheiro que nos leva a vender activos abaixo do seu valor de mercado. Essa é a discussão que vale a pena fazer.
Na AG da SAD como é evidente.
Caros Anónimos:
A questão das comendas é completamente irrelevante. Importa é saber se o maior investidor vai continuar a investir.

Anónimo disse...

Este início de época está muito longe de entusiasmar os Vitorianos. O Vitória não contrata jogadores, o Presidente continua distante – não desiste de pensar na entidade da Rua da Constituição, no Porto - e o treinador (agora travestido de Manager) parece arrependido de ter continuado (não terá arranjado outro clube que o contratasse, pois de outra forma há muito que se tinha posto a andar).

Espera-nos uma época complicada!

O que nos pode valer é a crise que atravessamos, que, se analisarem atentamente, tem limitado fortemente a construção dos plantéis dos outros clubes. Ou seja, na minha opinião, em termos de qualidade estarão todos bem mais fracos (com exceção dos de Trás-da-Morreira, que aliados ao agente Jorge Mendes investiram já cerca de 20 milhões de euros!!!).

Nessa medida poderemos ter algumas hipóteses, ainda que bem remotas de ficarmos no 1.º terço da tabela.

Carlos Freitas

Anónimo disse...

Não é irrelevante a partir do momento que alguém aqui diz que é mentira, e para bem da verdade, e o sr. cirilo julgo ser uma pessoa bem informada, podia repor a mesma. Sobre o resto, ultrapassa-me, e nem estou com grande interesse em saber.

Anónimo disse...

Não quiseste ser VP do vitoria? Tu és mesmo mentiroso pá, tu foste CORRIDO!

luis cirilo disse...

Caro Carlos Freitas:
Neste momento o panorama não é muito animador mas vamos dar tempo ao tempo. Sendo certo que no futebol o conceito de "tempo para" tem a sua validade.
Ou seja o que não for feito no tempo certo pode ser muito dificil de emendar.
Caro Anónimo:
Repito que para mim é irrelevante saber se o senhor Mário Ferreira é ou não comendador. AO que sei foi de facto condecorado e por isso é. Mas o que me interessa realmente é saber dos tais milhões de que ele falou para fazer uma equipa mais forte.
Caro Anónimo:
Normalmente não publico comentários imbecis produzidos por um cobardola que para imbecil também não lhe faltará
nada.
Mas como uma mentira repetida muitas vezes (mesmo por anónimos imbecis) pode suscitar duvidas esclareço mais uma vez que me demiti porque quis. Se não quisesse tinha ficado,mesmo com o incómodo dos restantes VP (segundo palavras do presidente de direcção em entrevista à Rádio Fundação),porque tinha toda a legitimidade para o fazer. até porque os membros eleitos dos orgãos sociais só podem ser demitidos em Assembleia Geral e não pelos outros membros dos orgãos sociais.
Se não sabia aprenda.

luis cirilo disse...

Caro Carlos Freitas:
Neste momento o panorama não é muito animador mas vamos dar tempo ao tempo. Sendo certo que no futebol o conceito de "tempo para" tem a sua validade.
Ou seja o que não for feito no tempo certo pode ser muito dificil de emendar.
Caro Anónimo:
Repito que para mim é irrelevante saber se o senhor Mário Ferreira é ou não comendador. AO que sei foi de facto condecorado e por isso é. Mas o que me interessa realmente é saber dos tais milhões de que ele falou para fazer uma equipa mais forte.
Caro Anónimo:
Normalmente não publico comentários imbecis produzidos por um cobardola que para imbecil também não lhe faltará
nada.
Mas como uma mentira repetida muitas vezes (mesmo por anónimos imbecis) pode suscitar duvidas esclareço mais uma vez que me demiti porque quis. Se não quisesse tinha ficado,mesmo com o incómodo dos restantes VP (segundo palavras do presidente de direcção em entrevista à Rádio Fundação),porque tinha toda a legitimidade para o fazer. até porque os membros eleitos dos orgãos sociais só podem ser demitidos em Assembleia Geral e não pelos outros membros dos orgãos sociais.
Se não sabia aprenda.

luis cirilo disse...

Caro Carlos Freitas:
Neste momento o panorama não é muito animador mas vamos dar tempo ao tempo. Sendo certo que no futebol o conceito de "tempo para" tem a sua validade.
Ou seja o que não for feito no tempo certo pode ser muito dificil de emendar.
Caro Anónimo:
Repito que para mim é irrelevante saber se o senhor Mário Ferreira é ou não comendador. AO que sei foi de facto condecorado e por isso é. Mas o que me interessa realmente é saber dos tais milhões de que ele falou para fazer uma equipa mais forte.
Caro Anónimo:
Normalmente não publico comentários imbecis produzidos por um cobardola que para imbecil também não lhe faltará
nada.
Mas como uma mentira repetida muitas vezes (mesmo por anónimos imbecis) pode suscitar duvidas esclareço mais uma vez que me demiti porque quis. Se não quisesse tinha ficado,mesmo com o incómodo dos restantes VP (segundo palavras do presidente de direcção em entrevista à Rádio Fundação),porque tinha toda a legitimidade para o fazer. até porque os membros eleitos dos orgãos sociais só podem ser demitidos em Assembleia Geral e não pelos outros membros dos orgãos sociais.
Se não sabia aprenda.