segunda-feira, julho 14, 2014

FIF(I)A

A FIFA é incansável.
Em fazer mal ao futebol.
Quer atribuindo mundiais a países insólitos(Catar), quer obrigando as equipas a jogarem a temperaturas absolutamente despropositadas(Brasil e EUA/1994), quer através de arbitragens que cheiram a "frete" por todo o lado e apenas contribuem para o desprestigio do futebol.
Bastará atentar no argelino e no italiano que arbitraram os dois últimos jogos do mundial para se perceber por onde andam os critérios da Fifa.
Entre muitas outras malfeitorias.
Entre elas conta-se a escolha dos melhores do mundial feita por um desconhecido gabinete técnico da FIFA que escolhe o melhor guarda redes, o melhor jogador, o melhor jogador jovem e por aí fora.
Só não escolhe o melhor marcador do Mundial porque aí felizmente o critério é objectivo.
Caso contrário ainda levávamos com o Fred ou com o Jô...
Pois esse gabinete resolveu escolher desta feita Neuer como melhor guarda redes e Messi como melhor jogador.
Neuer é o melhor guarda redes do mundo mas não sei se foi o melhor do Mundial.
Romero, Ochoa e Howard talvez merecessem mais o titulo pelo conjunto de grandes jogos que fizeram.
Messi é, em conjunto com Ronaldo, o melhor jogador do mundo mas não foi o melhor jogador deste mundial.
Esse titulo devia ir para James, Robben, Kroos, Mueller que se destacaram bem mais.
Mas a FIFA põe o futebol jogado no relvado de lado com muita facilidade em troca dos "jogos" feitos nos gabinetes onde se fazem os chorudos negócios.
Um nojo!
Depois Falamos

P.S. O ar "feliz" de Neuer e Messi mostra bem o quanto o prémio lhes agradou...

2 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Luis Cirilo, foi escolhido o melhor em função dos sete jogos realizado até à final, daí que Ochoa, Howard, James, etc, não deveriam fazer parte dessas contas. Quem mais daqueles que chegaram à final poderia ser melhor que Messi? Thomas Müller? Mario Götze por ter marcado o golo? Aí a Fifa meteu água por aceitar essa votação e sobretudo por ter excluído a Holanda que tambem jogou um total de sete jogos.
Por isso, Neur foi bem escolhido. Messi não. A cara dele disse tudo. Se me fosse permitido escolher o melhor jogador deste Mundial, teria escolhido «Robben».

Quim Rolhas


luis cirilo disse...

caro Quim Rolhas:
O Pogba foi escolhido como melhor jogador jovem e nem ás meias finais chegou. O Robben ficou em terceiro lugar atrás do Thomas Muller. Outra injustiça