segunda-feira, julho 21, 2014

"Nikles"...

Foto: www.vitoriasc.pt / João Santos

Em Maio de 2007 aqui manifestei pela primeira vez a vontade de ver o Vitória vestir Nike a marca desportiva americana que considero ser a melhor do mundo na concepção de equipamentos desportivos para equipas de futebol.
Foi há sete anos não foi a semana passada.
E ao longo dos tempos reiterei essa vontade de ver o clube vestir aquela que é, porventura, a marca desportiva mais prestigiada do mundo.
Por isso fiquei moderadamente(apenas moderadamente porque existia uma alternativa tão extraordinária que ainda hoje me interrogo como foi possível terem-lhe passado "olimpicamente " ao lado sem sequer corresponderem a um interesse efectivo e demonstrado...) satisfeito quando na época passada clube e marca chegaram a acordo para um contrato por três anos na sequência do qual o Vitória deixava a Lacatoni e ficava com a Nike.
E aguardei os equipamentos, e não só, com expectativa.
Confesso que o ano passado foi uma desilusão.
Equipamentos de catálogo, comuns a imensos clubes por esse mundo fora, um primeiro equipamento aceitável e o segundo francamente...feio.
O terceiro era o melhor de todos mas teve muito pouca utilização vá-se lá saber porquê.
A justificação dada, e que considero perfeitamente aceitável, foi a de que as negociações foram tardias e não houve tempo para um design próprio para o Vitória.
Mas para o ano(este) é que ia ser.
Muito bem.
Aguardei.
Sábado foram apresentados os equipamentos acima.
E pelo segundo ano consecutivo sinto-me desiludido.
Os dos guarda redes são iguais aos do ano passado apenas com umas barras negras nas mangas que não acrescentam nada de especial.
Mas em boa verdade também são os que menos interessam.
Importam os outros.
E aí duas opiniões.
Gosto do primeiro equipamento.
Mais do efeito da mistura camisola,calção, meias que remete para equipamentos do passado com tradição no clube do que propriamente da camisola por si só que me parece demasiado simples quase um pólo transformado em camisola de jogo.
Admito que com a publicidade melhore.
O segundo equipamento, ainda assim mais bonito que o da época passada, é no fundo a mesma coisa trocando o preto pelo cinza no corpo e o branco pelo preto nas mangas.
Esperava mais da Nike confesso.
Porque vi no Mundial e vejo noutros clubes para 2014/2015 equipamentos lindíssimos e que nos abriram o "apetite" para os nossos.
Que afinal voltam a ser produtos de catálogo e não criações exclusivas para o Vitória.
Que é hoje em Portugal o maior clube a vestir Nike.
Em suma queríamos Nike " a sério" mas o resultado foi ..."Nikles".
Talvez para o ano...
Depois Falamos

28 comentários:

Francisco Guimarães disse...

Não são bem de catálogo pois estes tem uma carantonha do Primeiro Rei de Portugal como marca de água na parte de baixo da camisola.

Não sou muito de comprar camisolas do futebol, por isso apenas quero que não sejam feias (como em alguns,poucos, anos já foram) para que tenhamos orgulho nelas.
De resto Símbolo e material de qualidade é o que exijo e que a Nike cumpre bem melhor que a Lacatoni.

Anónimo disse...

Sr. Luís Cirilo, até que para ser NIKLES, nem estão assim tão feios. O meu equipamento preferido desses da fotografia veste camisola branca, calção preto e meia brança sem listas. Só que este ano optaram por uma meia listada, à zebra. Está bem. Podia ser pior.
Dizer-se que a NIKE é a mais prestigiada marca desportiva do Mundo é demasiado pretencioso, pois a Alemanha, que veste ADIDAS, como não podia deixar de ser, ganhou o Campeonato do Mundo e rimbombou novamente a marca para os píncaros.
O Vitória tem obrigação de vestir a marca que veste campeões. Se a NIKE tem vestido o Vitória por catálogo, só tem é que rescindir contrato e mudar para melhor. Só os burros é que não mudam. E melhor do que a NIKE, pelo menos em 2014 e na história dos Mundiais, é a ADIDAS.

Quim Rolhas

PS:
Apesar da equipa argentina também estampar o logo da Adidas, foi a partir da década 90 que os fabricantes de material esportivo começaram a ganhar destaque nas camisas das seleções. Desde então, a marca alemã é a maior campeã com quatro conquistas (Alemanha, em 1990 e 2014; França, em 1998; e Espanha, em 2010). Le Coq Sportif (Argentina, em 1986), Umbro (Brasil, em 1994), Nike (Brasil, em 2002) e Puma (Itália, em 2006) têm um título cada.

luis cirilo disse...

Caro Francisco:
Quanto ao símbolo e à qualidade nada a obstar.
Feias também não são.
Caro Quim Rolhas:
Há desporto para lá do futebol. E por isso considero a Nike a melhor de todas. Mas guardo gratas recordações do tempo em que a Adidas equipou o Vitória. Belos equipamentos tivemos nesses tempos

Agostinho Marques disse...

Continuo a achar que a Nike trouxe vários benefícios. Considero inclusive que os equipamentos apresentados são interessantes.

1. O símbolo está perfeito. Parece pouco mas na realidade não é. Passamos da vergonha a algo que nos identifica.
2.Camisola branca e calção preto. Parece fácil, mas na realidade estivemos vários anos sem lá chegar.
3. Simplicidade das linhas. Caíram os dourados e os prateados, os reflectores e as riscas, os V´s e os projectos de cruzes.

Não são de abrir a boca, mas cumprem com bastante dignidade. E isto é um passo em frente.
(Pena já estarmos a fazer asneiras a nível de patrocínios e estampagens. Poucas são as camisolas em condições na loja)

Anónimo disse...

Pessoalmente gosto de tudo:
camisola basicamente branca, como se impõe (apesar que a do "V" também era muito bonita), calções pretos, bem clássicos, e meias às listas que é uma inovação e um revivalismo bem interessante.
Muito bom...

Anónimo disse...

Eu também.
Nesse tempo, os calções eram mais curtos do que hoje, tipo aussie football, mas a roupa durava uma época.
Sr. Luís Cirilo, o facto da maioria vestir NIKLES, não quer dizer que o Vitória siga as tendências da maioria porque, em termos de moda, os Estados Unidos lambem os sobejos da Europa.
O que está a dar agora é ADIDAS. E o Vitória, mesmo que queira saltar fora da NIKLES, não pode. Não pode fugir às responsabilidades assumidas num contrato com a NIKLES que certamente terá duras cláusulas de penalização.
Serve de abre-olhos. Um contrato com qualquer fabricante de roupa desportiva não deveria durar mais do que uma época. Fosse com a NIKLES, a ADIDAS ou com o PITOSGAS.
Muita coisa pode mudar para pior e arrastar o nome de instituições.
E até porque as grandes marcas apanhando-se com um contrato de vários anos na mão, sem que ninguém lhes bata o pé, passam a fazer o que querem, levando o clube a pensar que até teria de pagar royalties para vestir NIKLES.
Como sabemos, todos os anos, o Vitória no mercado tem o valor que o plantel lhe dá. Por isso, talvez seja cedo demais para voltar a vestir ADIDAS.

Quim Rolhas

José Duarte disse...


Bonito era o equipamento da Mocidade Portuguesa. O disciplinador pro. Gonçalves desaferrolhava a arca onde se guardavam os uniformes (cheiravam tanto à naftalina) e lá cantava o nome dos contemplados para o desfile no 1º. de Dezembro: "José Duarte (era eu)não te quero ver com as meias canelas abaixo..." (à Capucho, nos jogos do Vitória). Os calções eram castanhos; a camisa verde, com o emblema do Mestre de Aviz no lado do coração.

Porra! Toca a marchar, deixemo-nos lá da treta do vestuário... Desde que haja coração ao lado do Afonso Henriques!?

Anónimo disse...

Acredito que em termos de qualidade, a Nike não brinque em serviço.
Mesmo com o Vitória.
Agora em termos de design e imagem para a bancada, o novo (?) equipamento vitoriano, não diz nada ao mundo!
Mais do mesmo.
Mas enfim, isso não vence jogos.

JPO

luis cirilo disse...

Caro Agostinho:
creio que tens razão no que escreves e subscrevo. Cumprem os minimos com dignidade.
Patrocínios e estampagens ainda não vi.
Caro Anónimo:
Não estou totalmente de acordo mas respeito naturalmente a sua opinião.
Caro Quim Rolhas:
Eu gosto de ver o Vitória associado a uma marca como a Nike. Sempre o desejei. Agora esperava equipamentos com outro design e outra atractividade.
Fiquei algo desiludido.
Caro José Duarte:
Para o seu ponto de vista é pena as receitas do merchandising terem alguma importância. Estamos no século 21.
caro JPO:
Isso não. E grandes equipamentos não fazem grandes equipas. Mas ajudam a conseguir receitas que permitem equipas melhores

Anónimo disse...

CARO DONO DO BLOGUE E SEGUIDORES ( OU COMENTARISTAS ) :
CHEGA DE TANTO PROVINCIANISMO.
NIKE PRÁQUI ADIDAS PRACOLÁ ...
ESTÁMOS EM GUIMARÃES... E PORQUE NÃO UMA EMPRESA VIMARANENSE A FAZER AS CAMISOLAS ? COM A NOSSA GENTE, COM O NOSSO SABER, COM O NOSSO SUOR, COM O NOSSO SANGUE... P O R R A . . .JÁ CHEGA...
POR ESSAS E POR OUTRAS É QUE GUIMARÃES EM GERAL E O "NOSSO" VITÓRIA EM PARTICULAR ESTÃO COMO ESTÃO...

Rui Cordeiro da Silva disse...

Caro Luis,

1. Os equipamentos deste ano são perfeitamente banais, quase um regresso aos malfadados "Lacatonios"!

2. Parece mesmo que não temos grande poder de influenciar quem nos equipa. Parecer ser "come e cala".

3. Gosto bem mais do 2° que do 1° equipamento.

4. Espero que, pelo menos em termos de patrocinio das camisolas, a escolha este ano seja bem mais feliz e bonita que no ano passado.

Anónimo disse...

eu acho que estão simplesmente fabulosos

jose machado disse...

Contrariamente a muita gente acho o equipamento principal muito bem conseguido. No vestuario o simples dá muito trabalho e os modelos mais bonitos de equipamentos de futebol são sempre os top estilo polo e então o nosso com é(felizmente)branco fica com muita classe.Mas nisto de gostos ninguem tem toda a razão senão andavamos todos de calças amarelas!

ON disse...

Meus senhores, todos os equipamentos das marcas mais conceituadas, são feitos dos mesmos modelos. Apenas se adaptam às cores das equipas e eventualmente levam um ou outro pormenor que se associem a determinado clube. Foi assim no ano passado e é assim este ano. Quanto ao pólo deste ano, e para mim que ate gosto de coisas simples, acho que até envergonha a simplicidade. Realmente esperava-se mais, tanto mais, que os equipamentos, são um elemento importante nas estratégias de marketing e na tesouraria dos clubes, por isso, tem que ser apelativos (e não espalhafatosos).

ON disse...

O que me deixa ainda mais irritado, é o facto, de todo o departamento de futebol, ter equipamentos totalmente gratuitos, e depois, exigir às modalidades que se equipem com Nike pagando praticamente o preço que eles custam na loja. Ou seja, andam os atletas das modalidades, que servem o clube por paixão, por bairrismo, a financiar e apoiar os equipamentos do futebol....

Anónimo disse...

Ao anónimo exaltado das 11:34...
Ouviu? Você a onde caralho pensa que o Vitória joga? Na Sibéria? No Gabão? Estamos em Guimarães!!! Essa sua sugestão, também está boa está.
O Vitória nunca poderia ser patrocinado por uma marca da terra! Primeiro porque santos da casa nunca fazem milagres. Depois depois porque se houvesse alguma empresa da terra a fabricar camisolas, o Vitória ficava com elas na montra e as pessoas, sócios e adeptos, iam comprá-las à loja de fábrica.
Actualmente, há dois caminhos por onde escolher: há a Nike a ADIDAS. Este é o ano da ADIDAS. E tenho a certeza absoluta, pelo que já vi treinar por entre os arbustos do complexo, que este não vai ser o ano do Vitória. Nem pelas camisolas, nem no campeonato.

Quim Rolhas

Anónimo disse...

Caro Quim Roscas :
1 - Não estou exaltado.
2 - Na Sibéria não se joga futebol.
3 - Se viu o treino do Vitória por entre os arbustos do complexo, é sinal que deve ter ido pôr o cão a mijar...
4 - Vá dar banho ao cão, caro Quim Roscas

Raquel disse...

Gosto do 1º equipamento, a simplicidade da camisola (apesar de parecer um pólo prima pela diferença relativamente aos outros, e considero isso positivo) compensa o facto de as meias "darem mais no olho". Estou bastante ansiosa por ver o resultado final. De facto não é nada que surpreenda e seja estonteante, mas é um simples bonito e elegante e que não nos deixa envergonhados. Camisola branca e calções pretos, agrada-me.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 11:23 que tomou as dores do anónimo das 11:24... Se é o mesmo, nem parece. Gostei tanto do ponto 3º que já lhe respondo a todas.
Meu Caro, fiz uma chamada de atenção veemente à nossa maneira. Levou a mal? É sinal que algo errado consigo.

1. Acalme-se e respire fundo. Se não está exaltado passe a escrever em minúsculas. As camisolas da Nike podem ser feias, mas também não é caso para tanto.

2. Joga-se futebol quase em toda a parte. É o desporto-rei porque é o mais praticado em todo o planeta. A Sibéria não é excepção. A terceira maior cidade da Rússia, Novosibirsk, na Sibéria, tem o FC Sibir Novosibirsk na primeira divisão. Vamos ver se você entende com um exemplo português para entender o russo. O S.C. Covilhã, na cidade da Covilhã, não precisa de subir à Torre da Serra da Estrela, para jogar futebol porque tem estádio próprio cá em baixo.

3. Tenho filhos, sobrinhos e netos, por isso, não passeio cães. Os meus quatro cães (três machos e uma cadela) andam soltos pela quinta. Mijam em qualquer sítio. Mas a cagar são fidalgos. Só em cima de relva fresca e macia. Quer por entre os arbustos quer desde o apartamento, a mim bastam-me alguns minutos de observação das sessões de treino para saber até onde podemos ir. Infelizmente, não estou contente. Adiante, verá os motivos da minha procupação.

4. Os meus cães tomam banho quando chove ou quando se atiram ao Rio Ave. Além disso, eles não passam da soleira da porta, nem convivemos à mesa com eles. Isso de dar banho ao cão é coisa de gente rica, tais como, políticos e funcionários públicos que são pagos com o nosso dinheiro, para reformados com três e mais reformas e veterinários aproveitadores.

5. Espero que tenha percebido por que razão não poderia ser uma empresa da terra a fabricar camisolas para o Vitória.

Estamos entendidos? Vá, agora, se quiser, faça como eu. Ponha um ar solene, esqueça as ironias e o regabofe, coloque a mão no peito e responda-me como se estivesse a cantar o hino nacional.

Quim Rolhas

Luis Costa disse...

Penso que a unica vantagem de equiparmos Nike é a financeira para o clube, pois deve ter sido a marca que aprestou a melhor proposta.
No restante não consigo ver nenhuma vantagem, aliás acho até que temos algumas desvantagens:
1º O que valoriza e dá visibilidade ao clube não é a marca que o equipa, mas sim os resultados desportivos que obtem
2º Perdemos poder na eleaboração dos equipamentos estando à mercê de peças de catalogo às quais podemos juntar um ou outro pormenor
3º Em termos de marketing ninguém compra uma camisola de um clube porque é Nike, Adidas ou outra, compra porque é daquele clube independente da marca
4º Os equipamentos são muito mais caros. Hoje em dia dar cerca de 80 eur por uma camisola, não é para todos.

lobo disse...

Amigos calma vejam o lado positivo e façam como eu, que tenho um polo branco em casa ,basta por o simbolo do vitória e ja ta =) ....toda a gente pode ter a camisola (oficial ) :) ....falando a serio ao inicio não achei piada mas agora gosto bastante

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
O que diz faz todo o sentido. Na zona do têxtil, com a Universidade do Minho a colaborar, o Vitória podia ter uma marca própria. Também defendo isso há muito tempo. Acontece que há clubes,como o Atlético de Bilbau, que já foram por esses caminho e acabaram por desistir. Não conheço as razões mas de certeza que terão a ver com rentabilidade. Mas acho que valia a pena estudar a viabilidade local dessa solução. Até como forma de o Vitória ser um embaixador do têxtil.
Caro Rui:
Há dois "lacatónios" a distinguir.
Os que vestimos durante anos e que de forma geral não agradavam e os do ultimo ano(incluindo a camisola do Jamor) que eram simplesmente magnificos. Ironia do destino os melhores foram os do ano da despedida.
Os deste ano deixam um amrgo de boca. Porque a Nike é mais do que "aquilo". Razões? Terás de perguntar a quem está lá.
Caro Anónimo:
Se aquilo é fabuloso,por muito que respeite a sua opinião, que dizer de equipamentos Nike que tenho visto por outras paragens.
Caro josé machado:
O branco é o melhor sem duvida. E se tivermos sorte no design do patrocinio o resultado até pode ser interessante.
Caro ON:
Exactamente. Sem serem espalhafatosos tem de ser chamativos. E estes são pouco.
Quanto ao que refere das modalidades se é assim...é inaceitável.
Caro Quim Rolhas:
Ano da Adidas porquê? Pela Alemanha ser campeã mundial? Acho que não. Este é o ano,como sempre, de quem tiver boas equipas. Aí é que se faz a diferença.
Cara Raquel:
Partilho da sua opinião. Também gosto muito do regresso ao branco/preto tradicional. Que foi o equipamento que usamos na sempre relembrada final do Jamor.
Caro Luis Costa.
Começo pelo fim. É obsceno o preço de uma camisola seja nike,adidas,umbro,puma ou lacatoni. Especula-se e aproveita-se a paixão dos adeptos para vender um pedaço de pano por um preço várias vezes superior ao que seria justo. E aí Nike e Adidas abusam quanto querem.
Acho que a marca dá algum valor ao clube mas esse valor tem de se exprimir não apenas nos lucros com as percentagens nas vendas mas também na diversidade da oferta. Que é pobre no nosso caso. Já se falou da linha infantil mas poder-se-ia falar de muito mais coisas que deviam existir para venda e não existem.
Caro lobo:
Vamos aguardar pela versão final(já com patrocinio) para uma opinião definitiva.

Anónimo disse...

Tem o emblema do Vitoria? Entao gosto,adoro,amo.

Paulo

luis cirilo disse...

Caro Paulo:
Que feliz que você deve ser. Qualquer coisa lhe serve desde que tenha o emblema do clube.

Anónimo disse...

Caro Sr Luís Cirilo, quanto a isso muito feliz obrigado, aliás tenho um história curiosa, um dia comprei um boné preto, made in feirex, ao qual coloquei o emblema do Vitória. Recentemente ofereceram-me um boné made in USA, marca Nike, cujo logótipo se encontra na parte da frente e na parte de trás a inscrição VITÓRIA. Imagina qual dos dois eu prefiro?

Cumprimentos.

Paulo

luis cirilo disse...

Caro Paulo:
Não tenho a minima duvida que prefere aquele que tem o nosso emblema. E faz muito bem

np disse...

Existe a NIKE Internacional que patrocina as equipas de topo!! Essa infelizmente o nosso Vitoria nunca vai chegar la perto! e existe a NIKE Iberica que "patrocina" o Vitoria e nessa o Vitoria tem pouco poder de influência, como se viu a época passada. O contrato são de 3 anos, em que o Vitoria só no 3º ano tem poder de escolha no design do equipamento, e em que o Vitoria ainda paga para ter produtos na loja.
E depois ainda existe a NIKE Portugal, que "vende" os equipamentos, como fez a academica que chegou la pagou e veio embora.

luis cirilo disse...

Caro np:
Exactamente.
Só que o que foi dito é que no segundo ano o design do equipamento já seria nosso.
Em qualquer dos casos parece-me que se não pudermos chegar ás condições da Nike Internacional então é melhor começarmos a pensar em alternativas.