terça-feira, julho 08, 2014

Memórias

A seis de Maio do corrente ano o PSD completou os seus 40 anos.
Na altura o partido a nível nacional realizou algumas iniciativas para comemorar o dia em que Francisco Sá Carneiro, Joaquim Magalhães Mota e Francisco Pinto Balsemão fundaram o partido mais português de Portugal como durante muito tempo foi hábito dizer-se.
Numa saudável iniciativa da comissão politica de secção de Guimarães liderada pelo André Coelho Lima, e que terá como organizador mor o José Couceiro da Costa, foi decidido levar a cabo um programa concelhio de comemorações que se estenderá ao longo de um ano e será oportunidade para o partido recordar o passado, consolidar o presente e preparar o futuro.
É uma excelente ideia.
Porque se há coisa de que o PSD hoje precisa mais do que nunca, diria, é de ter estruturas concelhias e distritais a funcionarem, com iniciativas e um calendário de acção politica próprios que devolva ao partido o entusiasmo e a vitalidade que o decorrer dos anos o foi fazendo perder.
Não é em vão que se diz que a grande força deste partido, que "nasceu contra o vento" e para o qual diziam não haver espaço politico próprio, sempre foram as suas bases e as suas estruturas locais e distritais.
Assim é.
E por isso merece total aplauso esta iniciativa.
Que começa já no próximo dia 15 e se vai estender até meados de 2015.
E num momento em que o PS oferece ao país um tristíssimo espectáculo de luta pelo poder sem regras nem olhar a meios, num "vale tudo" que se julgava impossível de suceder 40 anos após a instauração da democracia, é muito positivo que o PSD se afirme como um referencial de estabilidade, de respeito pela sua História e de pensar num futuro mais virado para Portugal do que para os seus próprios interesses.
Afinal foi isso que Francisco Sá Carneiro nos ensinou!
Depois Falamos.

P.S. A foto da sede do PSD de Guimarães é da autoria do Casimiro Silva e publicada no seu blogue "Olhar no Silêncio".
Certamente que me perdoará a "heresia" de a utilizar neste texto.

2 comentários:

il disse...

Ora uma boa ideia que vem de Portugal.

Aqui pelo al Andaluz, a concelhia decidiu fechar toas as antigas secções. Até aqui, tudo bem -há anos que não abriam as portas.

Mas, mas, o diabo está nos pormenores, não tirou nada de lá. Uma tinha dois bustos de Sá carneiro -um deles a nacional andava sempre a cobiçá-lo, porque era de melhor qualidade artística que o deles-ficaram lá!!!!

Já que estou na má língua -ATENÇÃO QUE É VERDADE- continuo... Não houve campanha para as europeias. Toneladas de jornais, prospectos e até CANETAS ficaram em armazém.

Por hoje ficamos por aqui... Rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

luis cirilo disse...

Cara il:
Infelizmente não é só pela "mouraria" que há sedes fechadas e campanhas que não se fazem. Já para não falar de políticos profissionais que trabalham muito pouco. Embora esteja a chegar a altura em que estranhamente a muitos deles aparece uma súbita vontade de fazerem alguma coisa.
Deve ser por 2015 estar a aproximar-se,,,