sexta-feira, julho 11, 2014

Memórias 2

A primeira sede do PSD Guimarães ficava num prédio situado em frente à escola João de Meira e funcionou durante escasso tempo.
Lembro-me de lá passar à porta e espreitar para dentro mas penso que nunca terei chegado a entrar.
Mudou-se posteriormente para o Toural, para o imponente edifício branco que se vê na fotografia ,ainda durante o ano de 1974 e o partido por lá permaneceu até 1988 se não me falha a memória.
No rés do chão e primeiro andar funcionava uma dependência do BNU e daí para cima era "tudo" PPD e JSD.
O partido no segundo andar, a Jota no terceiro e as águas furtadas e sotão estavam regra geral desocupados ou funcionavam como "depósitos" de materiais de campanha, baldes de cola, trinchas e cartazes que por esta ou aquela razão nunca chegaram a ser usados.
Com o decorrer do tempo, e alguma degradação do edifício que na fase final da ocupação pelo partido já nem permitia o acesso para lá do 3º andar, a Jota acabou por se mudar para o segundo andar e por lá ficou enquanto a sede se manteve naquele espaço.
Durante catorze anos o PSD ocupou graciosamente esse edifício, pertença de António Pimenta Machado que nunca levou um tostão de renda, mas um dia pôs-se a questão de o partido possuir uma sede própria e devolver aquele espaço ao seu proprietário.
Foi assim que em 1988 o PSD comprou o edifício pegado (com azulejos verdes)e conseguiu manter-se num espaço nobre da cidade como sempre fora sua intenção desde a primeira hora.
Foi um processo interessante.
Porque o valor da compra era avultado, o partido em termos locais não tinha dinheiro e a nível nacional não houve grande sensibilidade para ajudar na compra.
Foi então que a comissão politica , presidida pelo Professor Lemos Damião ( a primeira de que fiz parte exceptuando as que integrei em representação da JSD) , posta perante um problema que era preciso resolver visto a decisão de comprar estar assumida meteu ombros a algo em que muitos não acreditaram.
Um sorteio, cujo principal prémio era um automóvel, para angariar o dinheiro necessário ao pagamento do negócio.
A verdade é que com um grande esforço da CPS (especialmente dos companheiros e amigos Leão de Macedo e Armando Abreu que eram os principais responsáveis pela organização do sorteio)e a generosidade de muitos militantes e simpatizantes o dinheiro acabou por aparecer e a transacção foi feita.
E assim o PSD passou a ter casa própria em Guimarães.
Memórias aos sabor da comemoração dos 40 anos da secção vimaranense do partido.
Depois Falamos

8 comentários:

Anónimo disse...

Este Toural jé é da idade da pedra...
Agora, goste-se ou não, está mais contemporâneo mais respirável enfim mais moderno, a fazer lembrar algumas praças europeias.
No inicio, custou-me a aceitar, mas nesta altura, voltei a amar o Toural.

José Duarte disse...

Eu só pergunto - ao lembrar pela foto o jardim que tínhamos - se era ou não incomparavelmente mais belo do que o terreiro actual. Agora, o redil incompleto que constitui a grade que lá puseram, está à espera de quê?

(Desculpe, não diz nada com o post esta observação).

Benjamim Loureiro disse...

O Toural já não é o mesmo.
A modernidade tocou o Toural.
Quanto ao resto, há quem goste mais do cheiro dos bolas da Docélia.
Outros há, que preferem os da Camir, e até quem prefira o tempero do Júlio Martins...
Sempre disse que a politica, sempre se deve aliar á gastronomia...
Por mim prefiro ficar á distãncia

Anónimo disse...

O antigo Toural era muito mais bonito que o actual. E mais bonito que este e que o anterior, comparando as fotografias, era o de 1900 e catrapico. Sempre que mexem, pior fica. Desde que tiraram de lá o D. Afonso Henriques, ainda melhorou um bocado e agora tornou-se um espaço despido, remodelado para para parecer maior do que é, à semelhana das plazas mayores espanholas. Qualquer um que chega de novo, só vê fachadas, prédios e táxis. Num dia de calor, a temperatira desvia os visitantes rapidamente para outro local. Imagino a Avenida da Liberdade, em Lisboa, sem árvores. Era uma desgraça. Ja o Toural, nem é preciso imaginar. Sem árvores e sem fontanários sem sem graça. Seco demais para o meu gosto.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
É a sua opinião. Eu preferia o antigo. Mas acho que este também não está feio.
Caro José Duarte:
O Toural antigo era uma jardim para pessoas. Com bancos,árvores, sombras, uma bela fonte cuja água contribuia para refrescar o ambiente nos dias de calor e até as cabines telefonicas. Para além de belissimos canteiros. Agora,sem por em causa conceitos estéticos mais modernos, é um espaço inóspito, batido pelo sol e sem qualquer resguardo e com aquela inenarrável grade cujo fim nunca percebi. Aquilo que era essencial fazer no Toural é que nunca foi feito. Tirar de lá os carros e permitir que fosse uma grande praça para pessoas.

luis cirilo disse...

Caro Benjamim Loureiro:
O Toural é gastronomicamente diverso. Mas já foi mais. "Nicolino", "Mourão", "Hotel Toural", etc.
Caro Quim Rolhas:
É também a minha opinião. Um espaço árido onde com sol não s epara e com chuva não há qualquer protecção. Se aquilo é modernismo...é um tipo d emodernismo de que não gosto

Anónimo disse...

Bom dia

Nestes tempos esquesitos, costumo dizer que`hà autores de literatura que nunca leram um livro,constato que hà pessoas que comentam só pelo que vêm nas imagens, sem se dar ao trabalho de ler os artigos e esquecendo os temas que neles são tratados.

luis cirilo disse...

caro Anónimo:
De facto o tema do post não é o jardim do Toural. Mas foi oportunidade para algumas pessoas darem as suas opiniões