segunda-feira, junho 23, 2014

O Parolo do Pic Nic

A Avenida da Liberdade está para Lisboa, como o Passeio da Castelhana para Madrid, os Campos Elísios para Paris ou a 5ª avenida para Nova Iorque.
São espaços nobres, autênticos "ex libris" dessas cidades, e portanto ponto obrigatório de visita de todos os turistas que demandam essas paragens.
No caso de Lisboa, como no das outras cidades citadas e outras que o poderiam ter sido, é uma artéria onde se concentram grandes cadeias hoteleiras e lojas das grande marcas viradas para o turismo de gama alta e que frequenta esses hóteis e essas lojas com um poder de compra que a esmagadora maioria dos portugueses não tem.
É pois o tipo de turismo que qualquer país procura captar e conservar pelo maior espaço de tempo possível.
E por isso quando se vê esse espaço "profanado" por um pic nic de uma cadeia de supermercados "abrilhantado" pelo inevitável concerto de Toni Carreira, misturando couves, feijões, nabos, ovelhas e porcos com lojas de luxo e hóteis de cinco estrelas apenas ocorrem as seguintes perguntas:
Seria isto possível em Madrid, Paris ou Nova Iorque?
Que influência tem a Sonae dentro da câmara de Lisboa que lhe permite assentar aquele arraial na mais emblemática avenida da cidade, perturbando trânsito, negócios e cidadãos, com a mais absoluta das impunidades?
Quem é o autarca que permite semelhante parolice dando da cidade cujos interesses foi eleito para defender esta imagem deprimente e típica de um provincianismo do século 19 ?
As respostas são claras.
À primeira pergunta é não.
À segunda é não sei mas bem gostava de saber.
À terceira o parolo está identificado.
Chama-se António Costa e se o deixarem ainda,um dia, transforma Portugal num imenso pic nic do PS.
Não será por falta de aviso...
Depois Falamos

7 comentários:

il disse...

Ó rico! Então o menino não sabe que isto de quintas, bichos e verdes está in?

Claro quem ainda não está nessa são os angolanos que usam aquelas lojas erssses querem é distância da cubata e da machamba

Mike_the_Bike disse...

Não nutro qualquer simpatia pelo PS, muito pelo contrário, aliás para mim PS é Partido Shuchalista, e não me admira nada que o Costa ande a chuchar nos peitos do Belmiro.
Infelizmente caro Luís Cirilo, o Povo parece que anda doido, e a prova disso é a quantidade de gente que lá foi, e gostou do que viu... é esse mesmo povo que gosta das autênticas peixeiradas que se andam a assistir no PS.
Até há bem pouco tempo considerava o António Costa como um indivíduo bem mais capaz que o Tozé Inseguro para liderar um partido oponente ao PS (um adversário forte, faz-nos trabalhar mais e com isso crescemos mais e melhor), mas os últimos acontecimentos mostram que nem um nem outro são grande coisa...
Só compreendia este tipo de pic-nics, como uma acção pedagógica para os parolos da capital verem como é a vida no campo, mas pelo que me apercebi qualquer semelhança entre aquilo e a verdadeira vida no campo é pura coincidência.
Pelos menos os meninos que lá foram, ficaram a saber de onde vêm os hambúrgueres, e que um frango não nasce dentro de uma embalagem já sem penas tal como aparece nas prateleiras dos supermercados... pelo menos por enquanto...

Abraço
Miguel

Anónimo disse...

Caro Sr. Luís Cirilo, a influência que a SONAE tem na Câmara de Lisboa mede-se pelo grau de maturidade financeira que vai crescendo a cada carrindo de compras vendido.
Como todos golpes "baixos" de marketing, o motivo de um piquenique destes explica-se por trazer ruralidade às ruas da capital e não apenas na Avenida da Liberdade, como aconteceu, tendo aqui por dupla finalidade associar o luxo ou o glamour da avenida principal ao promotor, o upermercado Continente do grupo SONAE.
Quando nos dermos conta, o que começou como iniciativa passou a tradição no segundo ano. O elemento lúdico de espectáculo abafa as críticas do povo e o livro de reclamações nem sai da gaveta porque todos assistem ao espéctáculo de graça.
Qualquer presidente da Câmara de Lisboa que alinhe numa idiotice destas por influência da SONAE fica com pouca margem de manobra para negociar contrapartidas ou simplesmente dizer que não na próxima vez.
Todas as cedências de António Costa ao império SONAE serão ainda maiores quando ele for primeiro-ministro. Quem não sabe dizer que não agora, tambem não o vai dizer no futuro. Fraco demais para governar Portugal.

Quim Rolhas

Anónimo disse...

Luis, estás completamente enganado.
Quem permitiu aquela parolândia, não foi AC.
Foi um grande estadista, ou seja o
Obama de Lisboa...

Haja Deus!!!

luis cirilo disse...

Cara il:
Sei é que isso dá uma imagem pindérica. O resto...nada de novo.
Caro Miguel:
Inteiramente de acordo consigo.A unica vantagem daquela "coisa" é evidenciar o populismo a qualquer preço de A. Costa.
Caro Quim Rolhas:
Ora nem mais. Preto no branco como ambos gostamos.
Caro Anónimo:
Ele para Obama falta-lhe...tudo!

Anónimo disse...

opiniões de um militante do PSD acerca da valia de candidatos no PS valem o que valem, e se calhar devem ser analisadas ao contrário.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Por mim podem ser analisadas à vontade de cada um. Toda a gente que lê este blogue sabe quais são as minhas preferências clubisticas e partidárias. Nunca me escondi atrás de anonimatos para ter opiniões. Quanto aos candidatos do PS é-me indiferente quem vença a disputa interna.
É problema do PS.