segunda-feira, junho 16, 2014

Descalabro!

Embora o mais fácil, e popular, fosse ir por outro caminho creio que é mais importante olhar para esta péssima estreia no mundial com a frieza possível.
Em primeiro lugar nada está perdido.
Vencendo USA e Gana a selecção nacional seguirá em frente e esse é o grande objectivo.
Em segundo lugar perder com a Alemanha é mais "normal" do que ganhar face ao valor futebolistico de cada um dos países e por isso nada de anormal aconteceu hoje em Salvador nesse aspecto.
Porque se é verdade que Ronaldo teria lugar na selecção alemã creio que isso não aconteceria com mais nenhum jogador português.
Em terceiro lugar parece que perante um 0-4 é ridículo falar do árbitro porque não terá sido ele o responsável pela dimensão da derrota.
A verdade é que assistimos a uma típica "arbitragem FIFA" sempre na óptica de defender o "negócio" à custa do beneficio ao mais poderoso.
Nada a que não se assistisse neste Mundial noutros jogos.
A grande penalidade contra Portugal aceita-se mas é incompreensível que clarissima falta para idêntico castigo, sobre Éder, não tenha sido assinalada.
A expulsão de Pepe, sem que nada justifique a estupidez da atitude do jogador da selecção nacional, foi claramente forçada porque ali o que se justificava era uma amarelo para cada um dos jogadores e mais nada.
E aí o sérvio nomeado pela FIFA para a "tarefa" decidiu o jogo.
Mas nada disso justifica a fraquissima exibição de Portugal (quando muito atenua) que foi derrotado por uma boa selecção alemã que passou a segunda parte a fazer um treino de posse e troca de bola e apenas isso impediu uma catástrofe história em termos de resultado.
Agora importa levantar a cabeça, mudar de atitude nos dois próximos jogos, e conseguir o apuramento que está perfeitamente ao nosso alcance.
Depois Falamos

P.S. De Paulo Bento e das exibições individuais falarei noutro post...

6 comentários:

Anónimo disse...

Bem, pelo menos, acabou-se a ilusão, Sr. Luís Cirilo. Portugal não tem argumentos para esta Alemanha, logo também não tem qualquer argumento de peso para progredir neste campeonato Mundo, mesmo com Ronaldo. Pode já começar a encomendar o funeral e as coroas, que eu mando lá alguém acender as velas. Mais vale ficarmos já pelo caminho nesta fase de grupos porque mais à frente vai doer mais.
Perdemos e perdemos bem. Tinha sonhado ganhar 3-0 e afinal acabamos por perder 4-0. Mas como eu sonho sempre a preto e branco, defeito de um vitoriano, fica agora explicado que a minha projecção akáshika foi um mal entendido.
O árbitro também teve mãozinhas muitos leves nos critérios que escolheu para decidir contra Portugal. No entanto, não se pode dizer que as suas decisões tivessem influência decisiva no desenho da goleada.
Na opinião, dois golos são da responsabilidade de Rui Patrício (que nunca devia de ter sido escolhido depois da grande performance de Beto na LE), um do árbitro e outro do Pepe.
De salientar que o meu Bom Amigo teve razão em apontar reservas, há alguns meses atrás, quando viu o luso-brasileiro Pepe a festejar no Real Madrid com a bandeira de Espanha à cintura. Pensei nisso e acho que, depois desta putice de hoje, ele devia era de ser banido da selecção porque ninguém pode perder a cabeça numa situação destas, sobretudo quando se representa o País de "coração" ao mais alto nível. Vá-se lá saber por anda onde o coração dele. Talvez no cu dos espanhóis.
Acabei o jogo a pensar no Hitler e a ver o coro de gozo dos germâmicos, enfim a duvidar se o raio da superioridade da raça ariana é mesmo uma vantagem incontornável no futebol quando comparada com a portuguesa.
Esperemos hoje à noite que o compatriota Carlos Queiróz e o seu Irão supere a Nigéria ou pelo menos sofra o menos possível às mãos da Nigéria. No futebol, como o Sr. Luís Cirilo muito bem sabe, os milagres são raros de acontecer.
Portanto, por muito que me custe dizer isto: com as lesões de Hugo Almeida, Fábio Coentrão e expulsão do multicultural e poliglota Pepe, que se travou de razões às cabeçadas em alemao com Muller, o nosso destino ficou traçado!
A partir de agora, não há nada, nem ninguém que nos salve.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Ainda não está nada perdido. Sempre soubemos que com EUA e Gana temos de ganhar. Mais do que a derrota e a sua expressão preocupa-me que Portugal tenha perdido três jogadores e que a incompetência de PB não tenha permitido prever substitutos à altura.
Nesswe aspecto a lesão de Coentrão é trágica dada a estupida não convocatória de Antunes. Pensar em André Almeida a jogar dá arrepios.
Quanto a Pepe é um mau profissional como todos estamos fartos de saber. Veja-se o seu comportamento no próprio Real Madrid e está tudo dito. Mas ainda credito que vamos passar aos 1/8 de final. Se PB não complicar é claro....

Anónimo disse...

Pepe nunca mais!!!
Paulo Oliveira este lugar, um dia é teu...

Rui Cordeiro da Silva disse...

A derrota era esperada, dada a fraca qualidade da equipa, mas perder por tantos golos é que era impensável! E para mim, a desculpa do árbitro não "cola"! Quem ganha os jogos é quem mais marca e nós não marcamos nem um para a amostra! E nem mostramos ataques ou remates que pudessem dizer que estavamos lá para discutir o resultado!
Volta Scolari!

il disse...

Eu no fim só disse: «Coxos!» e «Fora o árbitro!»

O jogo de casados-solteiros da minha freguesia tem mais qualidade futebolística!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Isso é uma quase certeza. E o Paulo bem merece.
Caro Rui:
Não passemos do 80 para o 8. Portugal tem uma boa selecção que se vai apurar para os 1/8 de final. Com outro treinador e outros jogadores(meia duzia que ficou cá e devia estar lá) poderia aspirar a muito mais.
cara il:
nem tanto...