domingo, agosto 04, 2013

De Relance


Ainda não vi nenhum jogo do Vitória 2013/2014 e portanto o que sei da equipa A é aquilo que tenho lido nos jornais ou visto nas redes sociais.
Sei que vai estar em 5 frentes (Liga, Taça,Supertaça, taça da liga e Uefa), sei que saíram meia dúzia de titulares indiscutiveis e mais um ou dois jogadores que foram imensas vezes opção e também vou acompanhando as contratações efectuadas.
E fico com a seguinte ideia sobre o plantel.
Reiterando que não vi um jogo ou sequer um treino.
Muito bem de guarda redes com  Douglas e Assis mais André Matos e os jovens Miguel Oliveira e Palha caso sejam necessários.
Igualmente bem nas laterais com Kanu, Amorim e Pedro Correia (que francamente não conheço)e o jovem Pedro Lemos para o lado direito e Addy e Luis Rocha para o lado esquerdo tendo ainda Gonçalo na equipa B.
Menos bem no centro da defesa em que Paulo Oliveira e Moreno dão garantias, Josué ainda se está a "fazer" e Freire é "aquilo" e não me parece que venha a ser muito mais.
No meio campos as soluções dão todas as garantias e creio que a equipa não precisa de mais ninguém.
Olimpio , Bamba , Moreno e Dinis (quando estiver a 100%) para trincos chegam e sobram.
Para transportadores de jogo existem André André, Bruno Alves(que me custa a acreditar que fique na B muito mais tempo) e o jovem reforço Fábio Vieira de quem me dizem muito bem.
Para jogar a "10" estão Crivellaro, Barrientos e esse miudo excepcionalmente talentoso chamado João Pedro.
Nos extremos Marco Matias (é o seu ano), Hernâni, Ricardo Gomes, Cafu e Alex misturam juventude com talento e ainda existe o capitão da B Diogo Lamelas.
Não será o ideal mas é um naipe bastante bom.
No que concerne a pontas de lança é que o panorama não é risonho.
Não conheço, nem nunca tinha ouvido falar, Maazou e Tomané é um jovem em que acredito mas parece-me muito mais talhado para jogar nos flancos e "cair" no meio como segundo ponta de lança usando a velocidade e o excelente jogo de cabeça de que é possuidor.
Um pouco, ressalvando as diferenças, como faz Ronaldo no Real Madrid.
É certo que na equipa B ainda estão Tiago Almeida, Índio e Areias mas não são soluções imediatas.
Digamos a concluir por agora, até porque o "mercado" só fecha a 31 de agosto, que o plantel é equilibrado mas tem duas carências grandes.
Um central experiente e um ponta de lança "pronto" a marcar golos.
Um Adoua/Defendi e um Soudani/Baldé para ser mais explicito no exemplo.
Mas para já o plantel existente dá algumas garantias.
Falta saber se são suficientes para as 5 frentes em que vamos estar envolvidos.
E uma delas, a Supertaça, é já no próximo sábado e sem tempo para corrigir.
Ou se ganha ou...se perde.
Depois Falamos

P.S. Não posso deixar de reiterar que do meu ponto de vista receber por empréstimo Tiago Rodrigues e Ricardo (por muito que gostemos deles e eu gosto)é um erros crasso de gestão desportiva.

4 comentários:

Pedro disse...

Boa tarde,

O Ricardo e o Tiago serão jogadores do Vitória na próxima época. São emprestados, mas são jogadores da casa, identificados com a equipa e permite-nos manter praticamente equipa base da época passada.
Sem acesso a nenhuma fonte, parece-me que o Kléber e o Hugo Vieira também serão fortes hipóteses. Vamos aguardar.
Cumprimentos,
Pedro

Anónimo disse...

Concordo com quase tudo. A equipa é muito "macia".
Para já, começa mal.
Basta dizer que vamos jogar sem pontas-de-lança, em Aveiro...
E esta, hem?...

"David contra Golias"

J.Cunha

Vistobranco disse...

Finalmente meu caro Cirilo volta a falar do nosso Vitória, já sentia saudades das suas opiniões, não podiam ser mais acertadas também do meu ponto de vista, principalmente no que diz respeito a jogadores emprestados, não pelo valor ou pelos nomes, mas porque não devemos ter a tapar o lugar dos nossos, jogadores que não nos pertencem e não podemos vender no futuro. 1 abraço!

luis cirilo disse...

Caro Pedro:
Espero que não sejam. Gosto muito deles enquanto jogadores e pessoas mas são do Porto. Nós temos cá jovens de grande qualidade para aproveitarmos e que são nossos.
Quanto a Kleber e Hugo Vieira...venham eles.
Mas não na condição de emprestados.
Caro J. Cunha:
A equipa tem lacunas que limitam a sua ambição. E os pontas de lança são a mais importante.
Quanto ao central acho que falta um mais experiente até porque Moreno parece mais talhado para jogar a meio campo. E se Paulo Oliveira já está "pronto" a verdade é que Josué e Freire ainda estão a precisar de alguma endurance sem colocar em causa a sua óbvia valia.
Caro Vistobranco:
Tenho, de facto, evitado fazer comentários sobre a pré temporada do Vitória. Ainda não vi a equipa, com excepção do Moreno não conheço bem os reforços (de um ou outro nem nunca tinha ouvido falar) e por isso espero para ver.
Quanto a empréstimos a minha posição é conhecida há muito tempo e sou contra excepto em circunstâncias muito especiais como foi o caso do Chelsea.