quarta-feira, novembro 30, 2011

São o que São!


Não valerá a pena dizer muito mais sobre a enfadonha telenovela Benfica-Sporting,gostosamente alimentada por tudo quanto é orgão de comunicação social,em volta do acontecido na Luz no passado sábado.
Desde logo porque nada trouxe de novo.
Incidentes, cadeiras arrancadas, cadeiras a arder (e não foi nenhuma fogueira gigantesca ao contrário do que alguns querem fazer crer),declarações patéticas de lado a lado, de tudo isso está a história destes jogos cheia a deitar por fora.
Há coisas que são para mim claras.
Os culpados por exemplo.
Que são os vândalos da claque do Sporting e alguns irresponsáveis da direcção do Benfica.
Porque uns não tem o direito de destruir,vandalizar,incendiar.
Mas os outros também não tem o direito de acicatarem ânimos,tratarem pessoas como gado,desprezarem as regras de segurança e conforto que existem para que o futebol seja um espectáculo de multidões.
O Benfica tem o direito de tomar as medidas de segurança que entender no seu estádio isso não se discute.
Ainda por cima autorizadas por Liga,PSP e Bombeiros.
Mas é imoral fazê-lo nas condições em que foram feitas,negando acesso a casas de banho e bares ,protelando a entrada de imensos adeptos leoninos no estádio.
Para além de ser uma medida claramente provocatória estrearem a "jaula" precisamente num jogo marcado por uma rivalidade quase centenária.
Em vez de uma decisão que abarcasse todos os clubes, sendo implementada desde o inicio da prova ,pareceu muito mais uma "jaula" à medida!
E depois tudo o resto.
As declarações infelicíssimas de um "papagaio" que fala em nome de dirigentes que se escondem.
Mas não se escondem tanto que não tenham dado,mais uma vez,azo a incidentes num dos mais importantes centros de poder oculto do nosso futebol:
O túnel da Luz.
Onde aposto que desta vez as câmaras estavam desligadas.
Enquanto isso, a norte, no "Dragão" assistiu-se ao regresso ás velhas práticas de coacção sobre jornalistas cujo trabalho desagrada aos responsáveis do Porto.
Foi um mau fim de semana em termos de imagem do futebol português.
Com atitudes claramente reprováveis dos dirigentes dos chamados "grandes.
Que ao invés de prestigiarem a industria do futebol, valorizando-a com espectáculo dentro das quatro linhas e sensatez fora dela, a empurram para o tempo da" pedra lascada" em que o "vale tudo" era lei.
E o pior é que não se vê na LPFP, na FPF e até no Governo uma vontade firme de obrigar às mudanças necessárias.
Que passa por impor a Lei,castigar quem prevarica,denunciar quem não cumpre as regras sem olhar a camisolas ou emblemas.
Depois Falamos

8 comentários:

Anónimo disse...

chamar "jaula" ao confinamento da área de adeptos do Sporting é outra forma de instigação à violência.

Aliás, é um sistema seguido em muitos países da Europa.

Quanto ao facto de ter sido estreado "logo com o Sporting", é óbvio.

O sporting pediu tal quantidade de bilhetes, que a área tradicionalmente destinada a visitantes, não seria suficiente. Logo, foi necessário usar uma área pouco delimitada, tornando-se aconselhável o seu confinamento.
Que obviamente não se repetirá no próximo jogo, uma vez que o Rio Ave não apresentará mais que 50 aficionados.

GUIMARÂES disse...

Não perco tempo com os três "Estarolas".
Feios, porcos e maus.
Se a (verdadeira) justiça, funcionasse em Portugal, desde muito tempo que alguns já estariam nos escalões secundários do futebol português.
Nós sabemos bem porquê...
Este tipo de "noticias", apenas continuam a servir, para continuar cada vez mais, a dar protagonismo e publicidade aos ditos cujos.

Comprar os 3 pasquins, e ouvir dos debates, ou assistir aos lelejornais "deles", comigo NUNCA...

Ricardo Campos disse...

sou contra qualquer tipo de violência! sempre fui!
mas em relação do balde de merda duarte só se perderam as que caíram no chão!
ele falta ao respeito ao FCP e seus adeptos sempre que abre a boca!

existem grandes benfiquistas e grandes sportinguistas q como ele tb são jornalistas mas respeitam a instituição e nem sempre dizem palavrinhas doces.

quando o vitoria desceu eu em Guimarães ouvi mts associados a gabarem-se de terem espancado adeptos do Braga, mas isso deve ter sido mentira.
acho piada que o vitoria se faça de inocente quando as suas claques são das mais violentas do futebol português... devem ser os estágios que têm tido com o NN.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Pode tentar branquear(ou devo dizer avermelhar?) a actuação do benfica neste caso.
A verdade é que foi vergonhosa.
Já lá foram a este e à antiga Luz mais adeptos adversários e não se viu este aparato.
Eu próprio vi lá um Benfica -Celtic em 2006 ou 2007 em que estavam cerca de 10.000 escoceses e ninguém os enjaulou.
Caro Guimarães:
E o caminho é esse.Deixar d ecomprar os boletins de propaganda desses clubes.
Caro Ricardo:
Olhe bem para os superdragões antes de falar dos outros. Até encontra nas livrarias um livro(???) em que contam os crimes que cometeram.

Anónimo disse...

Para quem fala muito mal da dita comunicação social, parece-me de muito mau gosto escrever com base no que vem debitado por ela e não tentar saber o que de facto aconteceu…
Estive lá, e sei o que se passou. E antes de passar aos esclarecimentos, convém referir que sou adepto sportinguista. Por isso aqui vai um esclarecimento. Nunca foi negado nenhum acesso a casas de banho e bares, todos os bares e Wcs daquele sector estavam abertos.
Depois como diz e alguns intelectuais do meu clube referem, não foi o timing ideal para tal medida, ora bem, eu pergunto, se isto é legal, foi aprovado por todas as instâncias, e existe por essa Europa fora, então qual o timing ideal? Um jogo de uma equipa visitante que leve 20 a 50 pessoas? Este argumento do timing é do mais surreal que pode existir, sabendo que em Portugal só existem 5 clubes que levem falanges de apoio mais numerosas, logo está claro que esta medida só poderia ser posta á prova com uma dessas equipas que leva mais adeptos. Ou o teste teria que ser feito com um clube que leve uma numerosa falange de apoio que nem às 100 pessoas chega?
Depois ouviu-se o argumento que não existia lugares suficientes, totalmente falso, existiam isso sim, ainda lugares de sobra, o problema é que o clube para agradar à sua claque distribuiu a grande maioria dos três mil e tal bilhetes pela claque Juve Leo, e como bem sabemos, as claques não gostam de ver os jogos sentados e ocupam o seu e o espaço do vizinho.
Depois ouviu-se dizer que foi demorada a entrada no estádio, ora bem, o problema é que ninguém fala, mas partimos de Alvalade já com meia hora de atraso, e a revista á entrada no estádio foi a normal em todos os jogos que já fui ver à Luz…
Não vou rebater mais este assunto, termino dizendo que isto tudo se deve a uma direcção que foi eleita não pela maioria dos adeptos, que esteve para levar uma sova no dia da própria eleição, e desde aí tomou atitudes populistas junto dessa claque, com o principal rosto visível um tal ex inspector da PJ, no sentido de granjear o seu apoio, o que tem conseguido, também à custa de muitos almoços e jantares com as claques…já viu algum dirigente do meu clube condenar vivamente o que se passou no final? Claro que não, não vá esses mesmos adeptos viraram-se contra uma direcção frágil….
Luis

luis cirilo disse...

Caro Luis:
Eu não falo pelo que leio na imprensa.
Falo com base em testehunhos de pessoas minhas amigas que fora à Luz e estiveram na denominada zona de segurança.
A legalidade da medida não a pus em causa. Referi expressamente que o SLB tinha o direito de a tomar.
Mas uma coisa é a legalidade e outra o bom senso ou a necessidade.
Nem um nem outra apontavam para aquilo.
Quanto ás reacções do SCP já ouvi o vosso presidente condenar a atitude dos vandalos.Talvez tarde,concordo,mas condenou

anónimo da 1:03PM disse...

eu não sou benfiquista (nem gosto do clube), mas gosto de pensar pela minha cabeça.

não considero provocação o confinamento da área, foi feito quando se justificava.

Julgo que, quer pelo número de adeptos, quer pela violência latente, apenas se justifica em 2 jogos (SCP e FCP)
Portanto, o Benfica usou quando se justificou.
Usar o Celtic como comparativo, é que me parece inadequado. Todos sabemos que os adeptos do Celtic, como os ingleses em geral (contrariamente ao que muitos julgam), são dos mais corretos e amigáveis

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Eu também penso pela minha cabeça.
E não retiro uma virgula ao que escrevi.
Nada justifica aquela "zona de segurança" num estádio português.