terça-feira, novembro 22, 2011

Há Caminho


Para a reflexão que se segue poderiamos juntar a estes emblemas os da Académica e Belenenses e teriamos os oito clubes com mais tradição no futebol português e cujas perspectivas de futuro cabem neste âmbito.
Já não poderiamos juntar o Boavista,cujo futuro é mais que duvidoso, e os clubes da Madeira cuja verdadeira realidade se vai conhecer a partir de agora acabada que está a "galinha dos ovos de ouro" que foi durante muitos anos o apoio de "mãos largas"do governo regional.
Do meu ponto de vista a História do futebol português,que em titulos está praticamente reduzida ao trio que se sabe,não traduz a verdadeira realidade das forças em confronto.
Porque Belenenses e Boavista foram campeões,Braga,Académica e Setúbal foram vice campeões,o Vitória ficou 4 vezes em terceiro lugar para referir apenas a melhor classificação de cada um desses clubes.
O que revela que nem sempre a classificação é ditada pela ordem de grandeza económica/sociológica dos clubes (se assim fosse os 3 ficariam sempre nos 3 primeiros lugares)e pelos apoios escandalosos de que disfrutam no "sistema" e na comunicação social,mas pode ser ditada pela maximização de factores desportivos e pela sabedoria em aproveitar janelas de oportunidade.
Creio que o Vitória (e os outros citados) terão sempre como perspectiva futura o crescerem e organizarem-se de molde a diminuirem a distância artificial que os separa daqueles a quem alguns chamam os 3 "grandes" para que as competições sejam mais equilibradas e os proventos a distribuir mais equitativos.
Nesta análise concentrar-me -ei apenas no Vitória, porque é o maior e o que tem mais possibilidades de encurtar distâncias, mas os parâmetros podem servir para alguns dos outros.
Nomeadamente para o Sporting de Braga que a seguir ao Vitória é o que terá melhores condições para isso.
E qual é a realidade dos 3 face ao Vitória?

  • Passivos gigantescos
  • Modelo de gestão assente no crédito bancário quase sem limites.
  • Estruturas pesadissimas
  • Folhas salariais no futebol e nas modalidades desajustadas da realidade nacional.
  • Dificuldades evidentes de captação de novos accionistas para as SAD's face á crise económica e ao descrédito das mesmas como opção de investimento.

    E qual é a realidade do Vitória?
  • Passivo elevado,á nossa escala,mas controlável através de uma reestruturação bem estudada.
  • Viabilidade de um modelo de gestão assente no equilibrio entre receitas e despesas com o futebol profissional a ter uma gestão totalmente autónoma e as modalidades a viverem de orçamentos de auto suficiência.
  • Estrutura pesada para a realidade/necessidade do clube mas passível de ser aligeirada sem grande "dor".
  • Folhas salariais ajustáveis à realidade sem perda de qualidade competitiva.
  • Enorme potencial de crescimento quase inexplorado na actualidade.
    Num cenário em que os 3 (nem que seja por imposição da troika!) vão ter de reduzir fortemente o investimento,como aliás o presidente do Benfica já assumiu realisticamente, creio existir uma bela oportunidade para conciliar o crescimento sustentado do Vitória com a ambição de reduzir distâncias para os que vão à nossa frente.
    Com uma boa gestão financeira e desportiva, uma aposta consequente na formação e no marketing, a reestruturação do passivo para prazos de pagamento razoáveis podemos legitimamente ambicionar outros patamares de ambição.
    Para isso,contudo, terá de haver uma enorme colaboração e compreensão dos associados para os primeiros anos desse percurso que não serão nada fáceis como admitirão todos aqueles que não queiram viver na ilusão e no engano da bola que entra ou bate na trave.
    Não se trata de vivermos de "sangue,suor e lágrimas",nem tanto, mas apenas de fazermos aquilo que de há muito devia ser orientação prioritária das direcções do clube.
    Vivermos dentro das nossas possibilidades e usarmos bem todos os nossos recursos.
    Humanos,patrimoniais e de imagem.
    Porque se o fizermos sabemos que os 3 continuarão a ganhar muito mais vezes mas nós também ganharemos de vez em quando.
    Há caminho.
    Saibamos percorrê-lo.
    Depois Falamos
  • 15 comentários:

    Anónimo disse...

    Esta é a altura de se encurtarem distancias... Mas já o deviamos ter começado esta época. Infelizmente temos uma equipa envelhecida a precisar rapidamente de uma cara nova. As nossas modalidades a precisarem de ar fresco para respirarem e a nossa gestão de novos ventos. Só assim seremos capazes. Pelo que tenho lido acredito que o Sr. nos possa trazer isso.

    Ricardo Campos disse...

    pelo que tenho lido o Vitoria está com um passivo gigantesco, não sei se tem plantel para "cobrir" o passivo!

    o sporting e o FCP tem um passivo grande mas mais ou menos controlado.
    resta-me saber o que é que eles vão fazer quando a banca fechar a torneira.

    o clube do regime parece q tem um passivo de 500 ou mais milhões, mas isso parece que são peanuts para eles... pois em caso de crise, penhora e afins o estado autoriza que eles regularizem as situações com pagamentos em acções do proprio clube.
    enquanto a impressora tiver tinta para imprimir acções, as coisas vão lá.

    druyda disse...

    caro Luís Cirilo, vamos em frente para uma candidatura agora? Precisa-se de uma boa estrutura directiva, urgentemente no Vitória!!! As hostes vitorianas estão preparadas...

    Anónimo disse...

    Começou a campanha.
    Comecem a aparecer nomes e logo veremos.

    Anónimo disse...

    Caro Cirilo

    Assim sim, pena é q ainda esta para vir o dia em q nao só o nosso Vitoria mas tb todo o futebol portugues levará uma volta de 180 graus para que os dirigentes comecem a pensar que o nosso campeonato só pode ir para a frente se as equipas ditas mais pequenas começarem a ganhar qualidade e competitividade.
    Claro q isso nao interessa a todos!!!
    Mas folgo em saber q o 1º passo pode ser dado ja no proximo mandato da presidencia da FPF, pois, ao q parece o candidato Carlos Marta já anda a tocar no assunto da venda e distribuição equitativa dos direitos de transmissao e marketing da liga.

    Esperemos que este assunto seja debatido, discutido e implementado na liga portuguesa a exemplo de outras ligas europeias em que qq equipa de meio da tabela para baixo seria com muita facilidade uma equipa europeia no campeonato portugues.

    PS: Luis Cirilo se conseguir o lugar que almeja nao faça o que todos os outros fazem que é falar e nada fazer, sei que é um politico, mas no futebol ao contrario da politica as pessoas querem ver resultados.

    Afonso disse...

    Mais do que pensar só no que se pode fazer no Vitória, é necessario aliar tambem o que deve ser exigencia por parte dos Orgãos Nacionais.

    Reparticão equitativas da receitas televisivas, que merda é esta de só haver dinheiro para os "tesos" e os pequenos ficarem com migalhas. (exemplo alemão)

    Tempo de antena equitativo e em horario nobre, por causa dos patrociandores dos pequenos que tambem querem ver retorno no investimento que fazem e com isso até podm aumentar o valor. (exemplo alemão)

    Disciplina, não se pode ficar 3 a 4meses até ser instalado um processo de averiguações, tem de ser imediato e com consequencias imediatas, e claro que não se deve andar depois de recurso em recurso para o castigo se aplicado em periodo de ferias ou pré epoca. (exemplo inglês e italiano)

    São algumas caracteristicas que devem ser alteradas para que haja mais "justiça" no campeonato.

    Não venham alguns iluminados dizer que só os três "tesos" é que gerem receitas, porque se assim for que joguem sozinhos e podem ver o que acontece.

    Sou dos que não me importo de passar as "passas do algarve" durante 2 a 3 anos, se isso se reflectir numa clara mudança de estilo de gestão da Federação e da Liga.

    Que coloquem no que foi dito durante a semana passada em Cascais, mas quase de certeza que a maioria dos "iluminados" que lá foram, apenas estiveram lá para se pavonear.

    Anónimo disse...

    Boa tarde, caro Sr.Círilo.Para não variar, estou de acordo com a sua posição,também em relação a esta temática.Como já aqui disseram,acredito também que o Sr. é a pessoa ideal para liderar o projeto de mudança que o nosso Vitória precisa.Assim saiba rodear-se de uma equipa competente nas suas áreas, e também,ambiciosa.Se me permite a ousadia, gostaria de colocar-lhe uma questão, que acho que tem tudo haver com este assunto.Para quando a divulgação da sua equipa, e do seu projeto para as inevitáveis, quero eu acreditar, eleições que o Vitória terá brevemente?Como já assumiu que será candidato, pelo menos, já terá que ter alguma coisa defenida...Muito obrigado, se resolver esclarecer-me a mim, e a todos os vitorianos.Coragem!O grosso dos vitorianos estarão do seu lado!

    luis cirilo disse...

    Caro ANónimo:
    Importante é que o Vitória como um todo assuma a responsabilidade e o desafio de fazer diferente.
    Por mim estou motivado para isso.
    Caro Ricardo:
    Passivos gigantescos são os de slb/fcp e scp.
    O do Vitória é controlável.
    Agora se por imposição da troika a banca puxar a "trela" a esses três clubes ainda me vou rir desconfio...
    Caro Druyda:
    As hostes tem de dizer o que querem.
    Caro Anónimo:
    Que eu saiba não começou campanha nenhuma. Que eu saiba repito.
    Caro Anónimo:
    Claro que o futuro do futebol português passa por uma aumento de competitividade(mais publico,mais interesse,mais dinheiro de publicidasde,etc)e pelo fim da ditadura dos chamados grandes.
    E aquilo que o Carlos MArta tem dito (e ele conhece muito bem o futebol)é o cerne da questão.
    Como,por exemplo,já perceberam os clubes espanhois fartos de aturarem o escandaloso beneficio a Barcelona e Real Madrid.
    QUanto ao resto devo dizer-lhe que há muitos politicos com resultados visiveis da sua actividade.
    Mas eu não serei um candidato politico ao Vitória. Serei apenas um vitoriano motivado para fazer crescer o clube até chegar ao primeiro patamar do desporto português.
    Caro Afonso:
    Estou de acordo.
    Aliás no meu tempo do Porto Canal insurgi-me várias vezes contrao escandalo que é os directos diários dos treinos dos chamados grandes.
    Com óbvios beneficios para os serus patrocinadores e prejuizo para os de todos os outros.
    Claro que isso só vai ao sitio quando os dirigentes dos clubes que não os 3 deixarem de ser subservientes a estes e à comunicação social e derem um valente murro na mesa.
    E o Vitória pode bem mostrar o caminho.

    Anónimo disse...

    Espero bem que faça o que vem dizendo, pois, concordo com a maioria do seu pensamento para o futebol e para o Vitória.

    Espero que rapidamente seja marcada a AGE, e de preferência antes da AG de aprovação de contas.

    Ou será que vai continuar a vergonhosa postura do presidente da mesa de AG?

    Amadeu

    luis cirilo disse...

    Caro Anónimo:
    Agradeço as suas palavras e a confiança que elas demonstram.
    Ás perguntas que me faz direi o seguinte:
    Estou neste momento a trabalhar num programa desportivo e financeiro para o Vitória em conjunto com outras pessoas a quem reconheço o vitorianismo e a competência necessários a colaborarem num projecto de mudança.
    Esse programa estará pronto nas suas linhas gerais dentro de algum tempo,pouco, mas não será apresentado pela simples razão de que a incerteza quanto á data das eleições condiciona alguns dos parametros desse trabalho.
    Não é a mesma coisa termos eleições daqui a um mês,seis meses,ou Março de 2013.
    Hoje temos uma ideia sobre o passivo mas desconhecemos qual será a sua evolução e dai ser precipitado estar a avançar com soluções para a realidade d ehoje quando essa realidade pode ser substancialmente diferente à data das eleições.
    Quanto aos nomes para a lista é evidente que tenho algumas ideias definidas mas é muito prematuro fazer convites quanto mais divulgá-los.
    A minha preocupação fundamental é estar preparado a todos os niveis para quando os sócios forem chamados a escolher o futuro que querem para o Vitória.

    luis cirilo disse...

    Caro Amadeu:
    Do que de mim depender pode ficar tranquilo.
    Só não será feito o que for impossivel de fazer.
    Quanto ao resto creio que o melhor é aguardarmos os próximos dias.
    E depois se verá.

    Anónimo disse...

    Tenho a certeza que esse caminho era o que estava na mente de Vitor Magalhães quando comandava o Vitória. Mas nem a maior boa vontade dos Socios nem o Sistema o deixaram percorre-lo. O Vitoria desceu de divisão e aquele que (para mim) podia ter dado a volta a este clube teve de se demitir. Por isso, não vendo agora nada de diferente nas nossas hostes e nas suas mentes, acho que esse caminho permanecerá muitos anos por percorrer!

    luis cirilo disse...

    Caro Anónimo:
    Por acaso não estou nada de acordo consigo.
    Acho que Vitor Magalhaes era uma pessoa bem intencionada,sem duvida,mas que tiveram de ir buscar a casa para vir para o Vitória. Acho que nunca percebeu a grandeza do clube nem teve um projecto abrangente que ultrapassasse apenas a visão do futebol.
    Depois de deixar de ser presidente desapareceu e nunca mais foi visto num jogo do Vitória ou em qualquer outra iniciativa.
    Precisamos de muito mais do que disso.

    Vitória até morrer!!!!!!!!!!! disse...

    Boa noite. Caro Sr. Cirilo, considero-o como uma das melhores soluções para o nosso grande Vitória, e o meu voto, em princípio, será seu. Assim me consiga provar cabalmente que projeto quer implementar no vitória, e que dispões de todos os meios, financeiros e não só, para o pôr em prática. Bem como a competência da sua equipa. Aliás, para quem já se assumiu como candidato, sejam as eleições quando forem, vejo-o muito calado, aliás, como os outros dois candidatos assumidos...para quando a apresentação da sua equipa e projeto? Não consigo entender o receio de tomar uma posição pública e efetiva em relação ao atual desgoverno do Vitória. Para terminar, expresso aqui o meu desejo em relação à sua pessoa. Eu estou atento, não me desiluda...cheios de oportunistas, andamos nós!saudações vitorianas!

    luis cirilo disse...

    Caro Vitória até morrer:
    Agradeço as suas palavras e o voto de confiança.
    Quanto à equipa directiva e projecto financeiro estão a ser trabalhados com a discrição adequada a um clube que não está em campanha eleitoral nem tem eleições marcadas.
    Tomarei posição pública sobre o actual estado do Vitória na próxima Assembleia Geral (em Janeiro para reapresentação do relatório e contas)de molde a que os sócios a conheçam em primeira mão. Tem sido essa a minha linha de conduta no essencial e vou mantê-la.
    Espero não o desiludir.