sexta-feira, abril 15, 2011

Histórico


Só alguns perceberão na sua plenitude o quanto eu gostaria de ver aqui outro emblema.
Mas as coisas são o que são.
E os três clubes aqui referenciados escreveram ontem uma página histórica para o futebol português.
Com um campeonato periférico, longe das disponibilidades financeiras de outras Ligas , e com orçamentos diminutos face á concorrência a verdade é que nas meias finais da segunda mais importante competição da UEFA estão três equipas portuguesas.
Com mérito absoluto.
Um Porto arrasador, um Benfica melhor para consumo externo do que interno, um Braga com uma carreira notável deixando pelo caminho equipas teoricamente bem mais fortes.
E não deixa de ser curioso o facto de nos oito semi finalistas da Champions e da Liga Europa estarem seis clubes ibéricos.
Barcelona e Real Madrid na Champions e Porto,Benfica, Braga e Villarreal na Europa. Com a certeza de ,pelo menos , uma equipa espanhola e uma portuguesa nas respectivas finais dado o emparelhamento já conhecido das meias finais.
Pessoalmente acredito que a final de Dublin vai ser disputada por duas equipas portuguesas o que constituirá outro feito histórico.
Como acredito que em Wembley vencerá a equipa espanhola que lá chegar.
E nesta Europa deprimida em termos políticos e económicos não deixa de ter alguma piada esta supremacia ibérica.
Mal no resto mas bem no futebol!
Mas agora o que importa é saudar este apuramento para as meias finais.
Reconhecendo o mérito a quem o tem e deixando de lado rivalidades e picardias que para aqui não são chamadas.
Depois Falamos

21 comentários:

Fraga disse...

Caro Sr. Cirilo,

Onde posso pôr o Gosto!!

Não consigo expressar a minha alegria por palavras, simplesmente o meu sorriso com que abordo toda a gente, é a minha marca de imagem no dia de hoje.
Mas que orgulho eu tenho nas minhas gentes, na minha terra e sem dúvida no meu clube. Simplesmente agradecer a todos os jogadores, dirigentes, treinadores e os adeptos fantásticos que tiveram em mais um momento histórico.
Estar numa Meias-Finais de uma competição como esta, é um feito só ao alcance de um grande clube e de uma grande estrutura que está criada, é mais uma bofetada em quem não nos respeita e é céptico ao que de bom se faz por estes lados.
Por agora só me resta uma coisa, continuar a acreditar que depois de Lisboa, teremos Dublin!!!

Saudações Desportivas

Por Braga, Pelo Braga

Anónimo disse...

Como Vimaranense e VITORIANO, apraz-me dar os parabens ao Dr. Luis Cirilo pelo texto apresentado, uma coisa é o amor que temos pelo "NOSSO" Vitoria, outra´é a falta de respeito para com todos aqueles nos rodeiam.

Fica-nos bem reconhecer que o braga tem uma excelente estrutura, ainda não são um clube grande, falta-lhe ainda muitas coisas, mas têm uma estrutura bem montada e pessoas que percebem de futebol.

A nós resta-nos olhar para o lado e esperar que alguem tenha a dignidade de uma vez por todas percebam que o VSC é muito mais que um simples clube.

PROVOCAÇÃOZITA AOS MARROQUINOS

Se forem à final vão de comboio oferecido mais o bilhete, ou vão pagar pelo menos uma vez esta epoca o bilhete de um jogo de futebol???

Um abraço
APL

Fraga disse...

Caro Anónimo,

Já que não há hipótese de comboio, estamos a pensar em ir de Charters, mas em vez de ser em todas as semanas, vão ser a todas as horas daqueles dias!! ;)

Saudações desportivas

Por Braga, pelo Braga

Ricardo Gomes disse...

Caro Anónimo,

Que moral tem o senhor quando esta época levou 7 mil a coimbra, todos com bilhete de borla? que moral tem o senhor para falar, quando esta época já levamos mais de 2500 a sevilha com bilhetes a 40 euros. Que moral tem o senhor quando nós já esta época levamos mais de 800 adeptos a Londres contra o Arsenal com bilhetes a 43 euros. Que moral tem o senhor para falar quando esta época levamos cerca de 1000 adeptos a Liverpool com bilhetes a 33 euros?!

Sabe, aqui em Braga não temos lugares anuais a 15 euros. Aqui em Braga um sócio que queira ver um jogo das competições europeias em casa, paga 15 euros ( equivalente ao valor que alguns de vocês pagam por um lugar anual)!

Este ano se por acaso acabarmos à vossa frente no ranking das assistências, até quero ver qual vai ser a desculpa que vão arranjar. até quero ver....

Abraço da cidade que melhor representa esta magnifica região do Minho!

UMA PROVOCAÇÃOZITA AOS ESPANHOIS

Enquanto uns arruma, Académica, Torreense, Atletico da Malveira, Portimonense e Merelinense.

Outros arrumam, o Celtic, o Sevilha, batem o Partizan e Arsenal, eliminam o Lech Poznan, Liverpool e Dinamo de Kiev...

Miguel Salazar disse...

A magnanimidade fica-te bem e eu aprecio-a.
É uma virtude que só está ao alcance dos ricos de espírito...

luis cirilo disse...

Caro Fraga:
Compreendo perfeitamente a sua alegria. Seria a minha se no lugar do Braga nas meias finais estivesse o Vitória.
Caro APL:
Este feito do Braga tem de servir como sério aviso ao Vitória.
Para encetarmos rapidamente um caminho idêntico.
Porque se não subirmos...descemos.
Caro Fraga:
É isso mesmo. Desportivismo.
Porque de charter ou de comboio tem a hipotese de irem a Dublin.
Enquanto que o Vitória,esta época,ainda vai a Paços de Ferreira e á Figueira da Foz.
Caro Ricardo Gomes:
Como saberá a questão que se põe não é o preço dos bilhetes mas sim quem os paga.
E aí a direcção do vosso clube tem sido generosa.
No Vitória ,que eu saiba, não há lugares anuais a 15 euros.
Quanto ás médias de assistência...esqueça.
O Braga não pode entrar em nenhuma estatisca séria sobre o assunto dado que de vez em quando faz jogos á porta aberta.
Como nos regionais.
Quanto á provocação devo dizer-lhe que sou o primeiro a reconhecer o mérito do Braga.
Mas olhe que largos dias tem 100 anos...
Caro Miguel:
A minha magnimidade assenta tranquilamente na grandeza do Vitória.
E na convicção de que virão dias bem melhores.
Para além de algum fair play como é evidente

Ricardo Gomes disse...

Caro Luis cirilo,

No vitória não há lugares anuais a 15 euros? Então está completamente enganado acerca da oferta e politica de preços que o seu clube dispõe para os lugares anuais.

A questão que se coloca não é o preço dos bilhetes mas sim quem os paga? Está então a querer dizer que a direcção anda a financiar bilhetes para os jogos nos estrangeiro não?Sabe em quantos jogos a nossa direcção nos ofereceu bilhetes para jogos fora este ano?Um unico jogo, em Guimarães.Portanto, como vocês tiveram em coimbra nós tivemos em guimarães. Sim tivemos ano passado, mas o que lá vai lá vai...e formas/iniciativas de levar gente aos estádios são de louvar.

Então não se pode entrar em estatística séria?Porque razão?! Porque não falamos dos milhares de bilhetes que a vossa direcção também tem oferecido por escolas e freguesias? Porque não falemos dos cerca de 10 mil bilhetes levantados gratuitamente no último jogo com o Sporting?

Contudo agradeço o desportivismo e as felicitações. E apesar da rivalidade, acredite que tem em mim um assíduo leitor do seu blog ( o que talvez explique algumas visitas que teve no seu blog, vindas da rep.checa)!

Abraço,

Kiko disse...

Mas então o braga não é só o nome?
Afinal o que tem o braga de "apalpável"?
Se calhar nem uma sede tem...
Essa dos espanhóis, até nos fica bem, é um elogio, agora marroquinos...não vinha mesmo a calhar. De todo modo não me custa nada, mesmo nada, dar os parabéns aos bracarenses, os verdadeiros, porque a águia ainda voa por aí..

Anónimo disse...

Boas caro Dr.
Parabéns ao futebol português por estar tão bem na europa neste momento. Será sempre um orgulho para Portugal estar assim representado no futebol europeu. De facto seria óptimo trocar qualquer um dos três emblemas pelo nosso Vitória mas de momento tal não é possível.
Quanto às provocações que por aqui andam quanto às assistências eu chego a perguntar-me se o maluco sou eu, até porque estou atento aos jornais, vou aos estádios, vejo televisão, etc. Será engano meu ou contra o Vitória estava muito, mas muito, mais gente na pedreira que contra o dinamo? é que eu fui lá ver o vitória e vi como estava o estádio e também fui vendo imagens contra o dinamo e também vi como estava. Não tinha comparação possível. O que sei é que cada sócio do braga com as quotas em dia tinha direito a três bilhetes de borla no jogo contra o Vitória. Ora bem se vê que o mesmo não aconteceu no dinamo. Errado na minha opinião, pois era preferível encher o estádio num jogo destes em que o apoio seria mais preciso. Também sei que contra o rio ave as portas foram abertas como já o fizeram no passado. Também sei quem lá tem uma box ( camarote ) e chega a ter 15 a 25 bilhetes extra para a bancada consoante o jogo. Tudo grátis. No fundo vocês acham que querem comparar-se em termos de ofertas connosco??? Vocês acham que é assim tão extraordinário ter os bilhetes oferecidos na meia final da taça??? precisamente era uma meia final e não um jogo qualquer. É aqui que se deve ter o máximo apoio. Quanto aos dez mil do sporting cumpre-me dizer a esse nosso amigo que eu fui ver esse jogo e não fui levantar o bilhete extra a que tinha direito. A minha esposa também não. Quantos como nós não o terão feito??? Era um bilhete meu amigo não três... Portas abertas no Vitória nunca vi. Só me lembro do tempo em que ainda havia porteiros da AFB ( associação de futebol de braga )às portas dos estádios e a quinze minutos do fim do jogo abriam-se as portas. Mas só nessas alturas. Quanto às escolas todos os clubes fazem o mesmo e de quando em vez oferecem bilhetes aos miúdos. Já agora quer falar dos autocarros tipo "serviço feira nova" que trazem o povo de e para estádio do braga??? Mais uma vez tudo de borla. TUB em acção. Vai chegar o dia em que o povo só vai se lhes derem um saquinho com uma sandes de marmelada e um capri-sonne...já faltou mais. Os lugares cá são baratos? Vão ver para onde são esses preços e depois talvez entendam. No entanto façam o mesmo. Promovam o vosso clube não o ofereçam. Por isso vocês são sempre meia dúzia e só são muitos com as ofertas. São tipo leixões. Por isso, borlas para esse lado, sejam da sad ou da câmara é o que não falta. Até o estádio, manutenção do mesmo, direitos da venda do nome do mesmo, campos de treino, tudo tudo tudo de borliu...
Já agora depois daquela notícia sensacional de terem mais 300 sócios do que nós nunca mais ouvi falar do assunto. Porque será que no site oficial do vosso clube não se consegue ver quantos sois e quantos lugares foram vendidos??? E segundo os vossos estatutos quando têm vocês de fazer um "rastreio" fazendo com que fiquem apenas e só os verdadeiros sócios...os pagantes??? Podeis ganhar tudo, podeis ser até campeões, podeis correr Seca e Meca que nunca mas nunca sereis como nós. O Boavista também por aí andou, a conversa deles era em tudo semelhante à vossa, eram os maiores do mundo e arredores. Hoje jogam com o sertanense, padroense, aliados de lordelo, etc etc etc. Atentai bem na frase que o Dr. Cirilo aqui escreveu e que eu vou citar em maiúsculas, " LARGOS DIAS TEM CEM ANOS ".

Os cães ladram e a caravana passa.

Abraço a todos

P.S.:
Parabéns ao braga ( sinceros e sem ironias ) e espero sinceramente que num futuro próximo não se tornem noutro boavista. Pelo menos já são finalistas de certeza na liga europa, já que ou vai a sede ( benfica ) ou a filial ( braga ) a final. É uma alegria só e no fim ninguém sairá perdedor. Que Alá vos proteja.

VITÓRIA SEMPRE

Jorge Nuno Folhadela

Anónimo disse...

Caro Dr.:

Penso que também terá lido ontem os jornais e que, também como eu, terá ficado estupefacto com o que lá leu. O mestre do "catenaccio" está com uma atitude deveras positiva para o que resta do campeonato. E já agora da taça? o que pensa ele? É que o objectivo da época já foi cumprido...

Espero por um post seu acerca do assunto comentando essas tristes notícias de ontem.

Abraço

Jorge Nuno Folhadela

Anónimo disse...

O senhor Ricardo Gomes está aziado pela nossa final da taç,meu caro amigo não importa quem eliminamos,importa é la estar,pode ser que para o ano o vosso clube tente tamanha proeza.Vitorianos está na altura de mudarmos o rumo ao nosso clube e exigir novos projectos para que a equipa,a direcção e todos aqueles que fazem parte dos orgãos técnicos estejam a altura dos adeptos.Saudações Vitorianas!!

luis cirilo disse...

CAro Ricardo Gomes:
O Vitória não tem lugares anuais a 15 euros nem distribui milhares de bilhetes nas freguesias e escolas.
Felizmente não estamos em saldo.
Claro que o Sporting de Braga tem todo o direito de promover as iniciaitvas que quiser e oferecer os bilhetes/viagens e merendas que lhe apetecer.
Vantagens de ser um clube municipal.
Curiosamente já tinha conhecimento de um leitor hasbitual deste blog na República Checa. Um vitoriano que aí se encontra a estudar.
Espero que o país não seja demasiado pequeno para nele coabitarem um vitoriano e um braguista.
Espero que continue a comentar e a exercer o saudável contraditório.
CAro Kiko:
O Braga,de facto,património não tem. Mas tem uma câmara que supre todas as necessidades.
Caro Jorge Folhadela:
na verdade tudo que sejam números oficiais do Braga é um mistério.
Número de socios,número de lugares anuais vendidos,números da gestão do clube e da SAD.
A verdade é que eles dão-se bem com o método que em nada impossibilita os sucessos desportivos.
E no futebol, para muitos, o que conta são apenas os resultados.
Como foi o caso do Boavista.
Embora eu não acredite,nem deseje,que o Braga vá ter o mesmo destino.
Mas cairá,mais dia menos dia, na realidade.
CAro Jorge Folhadela.
Sobre isso, e não só,escrevi um artigo para o próximo número do jornal Povo de Guimarães.
Que será aqui transcrito no dia de saída do jornal.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Realmente exceptuando 1966 o Sp Braga também não tem grande relação com a Taça de Portugal.
Que me lembre apenas disputou uma final desde essa data e perdeu 0-4 com o Sporting.
Agora,para lhe ser franco,desconfio que o Ricardo Gomes não deve estar com azia nenhuma.
É que se nós estaremos no Jamor eles tem Dublin no horizonte.

Fraga disse...

Caro Sr. Cirilo,

Anda esquecido, mas vejo como normal.
O Braga teve bem a pouco tempo numa final da Taça de Portugal em 1998.

http://www.youtube.com/watch?v=GGkOOvZJxzY

Isto depois de ter eliminado Sporting e Benfica em casa.

Saudações

luis cirilo disse...

Caro Fraga:
ealmente não me lembrava desta final.
Obrigado pela rectificação

Anónimo disse...

em termos de picnics são fortes

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Os picnics fazem parte do folclore futebolistico.

Fraga disse...

Aqui vai, se um dia quiser dar uma olhadela por aquilo que eu e amigos escrevem, já pode dar um salto rápido..

http://porbragapelobraga.blogspot.com

Saudações

luis cirilo disse...

Caro Fraga:
Verei com todo o gosto.

Diogo Dias disse...

Temo que não seja do interesse da UEFA que Portugal apresente duas equipas na final da Europa League. Portugal não é Espanha ou Itália, desde logo as receitas comerciais, bem como os interesses televisivos não serão tantos se o fenómeno histórico se verificar. Espero que Portugal não vá sair prejudicado e não perca esta grande oportunidade de promover o seu futebol para o próximo nível.
Que está muito bem evidenciado neste post. Clubismos à parte, O que interessa joga-se nas quatro linhas e é preciso mostrar respeito pelos nossos rivais e adversários fora delas. Ainda para mais, quando estas jogam no mercado externo.

luis cirilo disse...

Caro Diogo Dias:
Tem lógica a sua afirmação. Uma final 100% portuguesa deve ser um desconsolo para os interesses económicos que giram em volta da UEFA. Acontece que Braga ou Benfica já lá estão. E não me parece que o Villarreal consiga travar o Porto.
Pobre Uefa...