quinta-feira, abril 14, 2011

Boomerang


Sempre achei muita piada a estes engenhos de origem australiana.
Porque existem há milhares de anos e são construídos com uns conhecimentos de aerodinâmica absolutamente invulgares face ás trajectórias que percorrem e á forma como voltam ao lugar de partida.
Utilizados pelos aborígenes essencialmente para efeito de caça, nomeadamente de aves, tem também outras utilizações o que os transforma em "pau para toda a obra".
Como é natural o seu conhecimento e utilização expandiu-se para fora da Austrália e são hoje utilizados noutros continentes para fins diversos mas que pouco tem a ver com a finalidade original.
Mas seja qual for o fim, o modelo, ou o local de utilização o boomerang tem exigências muito próprias.
Uma é saber atirá-lo de forma a atingir apenas o alvo sem os chamados efeitos colaterais.
A outra é ter consciência que ele volta sempre ao local de partida e ,se não houver o devido cuidado, pode causar mais estragos do que aqueles que causa no alvo própriamente dito.
É, o boomerang é uma arma cuja utilização exige conhecimento especializado.
Depois Falamos

2 comentários:

Defreitas disse...

Trouxe um boomerang da Austrália ; decora agora o meu salão !

Contrariamente ao que escreve, Caro Amigo, o boomerang não volta sistematicamente ao ponto de partida. O voo pode ser medíocre se não se respeitam algumas regras!

O vento tem uma grande importância. O boomerang não é como um “freesbee”, que se lança horizontalmente, ao contrário do “boomerang” que se lança sempre à “direita” ( atenção !, não confundir ! ) com um angulo de 50° . Não se deve visar nem muito alto nem muito baixo, deve levar muita rotação e deve partir quase vertical, ligeiramente “deitado”.

Os “grandes” “boomerangs” não vão mais longe que os pequenos; é mesmo o contrário! Se se quiser aumentar a distância do “boomerang” é preciso “chumbar” a ponta da pala!

Em política, um “boomerang” que parte chumbado, não vai longe. O voo será catastrófico !

O vento parece muito forte também, neste momento, em Portugal !
Freitas Pereira

luis cirilo disse...

Caro Freitas Pereira:
O meu Amigo é uma verdadeira enciclopédia em termos de conhecimento.
Eu sei que da habilidade no arremesso depende o retorno ao ponto de partida e daí a necessidade de ser bem manuseado sob pena de causar danos colaterais aos desejados.
Mas claro que o meu Amigo percebeu ao que nme referia.
E,de facto,há boomerangs politicos que de tão "chumbados" correm o risco de nem levantarem voo...