quinta-feira, agosto 27, 2009

"Parolândia"

Com o regresso dos campeonatos regressaram também esses inefáveis e insuportáveis programas de comentários e debates.
Não sobre o futebol mas sim e apenas sobre Benfica, Porto e Sporting.
Com o óbvio beneficio dos seus patrocinadores que assim gozam de mais umas centenas de horas de espaço televisivo.
"Dia Seguinte", "Prolongamento" e "Trio de Ataque" ,para só citar algum do tele lixo com que somos bombardeados semanalmente, com os comentadores de sempre (até parece que só aquela meia dúzia de personagens é que sabe de futebol) lá prosseguem a via sacra de tentarem impingir-nos a ideia de que em Portugal só três contam e tudo o resto é paisagem.
É de uma parolice confrangedora.
Porque na Europa do verdadeiro futebol (Espanha,Inglaterra,Itália,Alemanha e França para só citar os melhores campeonatos) não existem programas daqueles completamente subordinados aos interesses dos clubes mais fortes.
Vejo regularmente canais televisivos desses países e nunca vi programas com comentadores permanentes de Barcelona,Real Madrid,Valência,Manchester United, Chelsea, Liverpool,Inter,Milan,Juventus, Bayern, Borussia Dortmund,Wolfsburgo,Lyon,Bordéus ou Marselha.
Existem programas sobre futebol mas sem servilismo a clubes.
Cá é o que se vê.
E o que mais me chateia nem é o facto desses iluminados continuarem a tentar impingir-nos uma realidade que não é verdadeira.
O que realmente me chateia,e impressiona negativamente,é a forma passiva como os outros clubes aceitam essa discriminação.
Que prejudica,e de que maneira,os seus próprios patrocinadores.
Mas pode ser que a recente atitude do presidente do Nacional da Madeira faça escola.
Pode ser...
Depois Falamos

11 comentários:

cm disse...

Houve uma fase em que ainda via alguns programas, até porque apesar de tudo não se discutia em exclusivo os 3 grandes.

Penso que o modelo se está a esgotar, julgo que osprogramas estão a ficar insuportáveis até para os próprios adeptos desses clubes.

Marco Ribeiro disse...

Caro Luis Cirilo,

Concordo completamente com a sua opinião.

O nível geral dos comentadores/programas é demasiado baixo para terem direito a tempo de antena; os comentários pautam-se normalmente por serem absurdamente tendenciosos, tacanhos e sem qualquer relevância.

Quanto ao comentadores em si classificar-los-ia em dois tipos:

1. Os moços de recados que sacam de arquivos e defendem o seu grande até ao ridículo. Normalmente são dotados de visão de águia e conseguem discernir, sem margem para dúvidas, qualquer falta ou fora de jogo ou vislumbrar as intenções dos jogadores;

2. Os pseudo-cientistas da bola que analisam ao infímo detalhe o jogo e abusam de um discurso ultra-complexo; creio que a aparência serve para esconder a falta de conteúdo.

Abraço,
Marco Ribeiro

cb disse...

É claro que concordo tambem com o que escreveu caro Luis Cirilo.
Eu pura e simplesmente não vejo, porque a vontade já é pouca de assistir ou ver na tv o nosso futebolzinho, se vejo e oiço os ditos iluminados(como o Cervan ahahah, coitado, apetece dizer perdoem-lhe pois não sabe o que diz ou faz-se), então é mesmo para desistir.
Pena que os pequenos estejam todos vendidos, nós incluidos neste momento.
Mas vai mudar.
A culpa é do Salazar que ´´criou`` 6 milhões só de um ehehe.

José Alves disse...

Eis um tema que devia,sem qualquer duvida,preocupar e ser motivo de uma forte contestação por parte de toda a imensa comunidade vitoriana que expressa as suas ideias nos
espaços vitorianos da internet.
Assim como outros.
Pedro Proênça,o jogador mais importante da equipa adversária,o "concelho" de arbitragem da Liga,a própria Liga na pessoa do seu DESCARADAMENTE FALSO presidente,a FPF e em especial o organismo responsável pela comunicação social.
Devia haver quem tivesse o arrojo de coordenar essa contestação e devia haver a inteligência da parte de todos os cibernautas vitorianos para apoiarem,incentivarem e subscreverem qualquer iniciativa nesse sentido.
Mas isto são causas perdidas logo á nascença,diz-me a experiência.
A nossa comunidade prefere aproveitar esses espaços para se entreterem a destruir o Vitória,com a grave e preocupante conivência da maior parte dos seus administradores.
O Vitória Sport Clube é fortemente penalizado por esta procura incessante de protagonismo que existe na nossa santa terrinha.
Parece que tudo se move em modo automático quando toca a deitar abaixo,a convocar assembleias com abaixos assinados com o unico propósito de pedirem a demissão do presidente.
É incrivel o desprezo a que todos votamos todos os jogadores do Vitória que em inicio de época tiverem uma prestação com uma valentia digna de registo,perante uma das equipas que mais investiu nesta época,uma das equipas eternamente protegidas pelo regime.
Pouco ou nada se falou deste jogo nos nossos espaços na net,pouco ou nada se aplaudiu o comportamento de todos os nossos jogadores assim como da opção tática do nosso treinador.
É incrivel a paz em que deixámos que ficásse um dos maiores AGIOTAS deste país,Pedro Proênça,que literalmente,pedindo desde já desculpa pelo termo,CAGOU na cabeça de todos os vitorianos.
Ninguém tugiu nem mugiu.
Ninguém deve ter sequer enviado um misero mail para a Liga a condenar a actuação deste badameco.
O presidente falha neste aspecto,muito,mas nós também somos gente,sabemos ler,sabemos escrever e sabemos,pelo que parece,usar um computador.
É incrivel como há tanta gente sempre pronta a destruir.
Sempre.
Seja A,B,ou C o presidente,seja o motivo que for,tenha a gravidade que tiver.
Foi uma GRAVE FALHA do nosso presidente ter aceite a medida tomada,ceder parte da bancada Sul a seja quem for.
Emociono-me ainda hoje ao recordar o levantamento daquela magnifica imagem do nosso rei a assinalar o seu regresso,exactamente na Bancada do Rei.
Não estive presente no jogo do ultimo domingo,custou-me bastante o pensamento e a visão de tamanha monstruosidade,mas acho que não deve ser motivo para tanto "embalamento",para tanta condenação e para tantos insultos.
O presidente falhou,claro que falhou,falhou forte e feio,mas não acho que isso seja superior ás coisa boas que fez,ás alegrias que nos deu,ao tempo e dedicação que tem tido para com o Vitória.
Quem não falha?
Qual é o pai que nunca falha?
Qual é o filho que nunca falha?
Todos temos as nossa falhas,mas a falha mais imperdoável é não admitirmos e sermos implacáveis com as falhas dos outros.
Março?
Já ando com medo a Março do próximo ano há algum tempo e ainda hoje penso que quanto mais tarde lá chegar,melhor.
Estou ansioso por ver os candidatos.
Estou ansioso por ver os homens desta terra.
Estou ansioso por ver o "tal que aje" porque estou a ficar farto dos "tais muitos que deliberam".
Ai não tenho duvidas que se fosse possivel eleger um presidente escondido atrás de um nick,não faltariam candidatos,seriam ás dezenas,ou mais.
Mas graças a Deus tal não é possivel.
Tem de ser um homem que dê a cara e essencialmente que nunca falhe.

Avance "O Predestinado".
Avance "O Erudito".

PS-De preferência um candidato que reuna concenso nalguns espaços da internet.

Anónimo disse...

Gostava de ver este texto nos três pasquins do costume.
A Antena 1 e se calhar outras, também fazem mais do mesmo.
Por favor passem este texto para jornais da terra.
Agradeço a Luis Cirilo.
Continue.

Anónimo disse...

E vozes para arrumar com esta direcção? Penso que seria altura de algumas pessoas assumirem que não estão de acordo com a política adoptada pela actual direcção e assumirem-se como alternativas. Estamos fartos de milos e almeidas

Anónimo disse...

O problema é que este presidente está farto de falhar. Falhou quando fez a equipa para a champions, falhou nos negócios do geromel e do gillas, falhou nas assembleias em que não respondeu aos sócios, falha constantemente nas contratações e vendas, em que nunca se sabe os valores envolvidos, falha nas atitudes saloias de subserviência perante os "grandes", entre muitas outras. Esta última é simplesmente um atentado ao Vitorianismo ainda justificado com o comunicado em que chama de burro a cada sócio do Vitória. Para mim, esta pessoa não pode estar cá mais tempo, é preciso gente humilde e que acredite que as opiniões dos sócios algumas vezes estão certas. Por isto e muito mais muito obrigado para quem anda a recolher assinaturas.

Vitória sempre!!!

Pedro disse...

Tem toda a razão no que diz em relação aos programas televisivos, mas será assim tão surpreendente? Com todo os respeito pelos outros clubes, que clubes, com a excepção do Vitória e da cidade de Guimarães, apoiam a sua equipa? Penso que nenhuns! Para o país, essa é a realidade, apenas existem 3 clubes e outros que jogam contra eles e nada mais. Mais que mudar a mentalidade dos clubes, era preciso mudar a mentalidade dos portugueses e isso parece-me impossível. A maior parte da nossa população vive com enormes dificuldades, sem grandes perspectiva sde futuro, e o clube aparece como uma espécie de escape, é o momento em que acreditam poder ser "alguém", daí serem daqueles que normalmente ganham, basta ver a forma "imponente" e altiva, com o alguns benfiquitas sairam do estádio.

No entanto, não quero com isto dizer que nos devemos conformar.

Saudações vitorianas

Parabéns pelo Blogue.

Anónimo disse...

Embora raramente passe os olhos por esses programas, a verdade é que as chamadas rúbricas de desporto, SÓ FALAM DE FUTEBOL -O RESTO É MATO!

Penso que os outros 13? clubes podiam fazer uma coisa -um campeonato. Assim havia o campeonato do 3 -para quem queria; e o outro, galvanizando o povo para uma tarde de desporto/espetáculo, em que até a chuteira que parte com a bola seria motivo de celebração. Já vi jogos de casados/solteiros muito emocionantes -pela quantidade de gaffes foram um espetáculo!

jotafundador disse...

Tornaram-se hoje os programas mais extenuantes da televisão portuguesa, pelo vazio de conteúdo e dos mandatários dos clubes em causa, os únicos que se podem defender e falar dos “casos polémicos” dos jogos, sempre em favor deles, sem que tenham vozes contraditórias. Nestes programas, deviam lá estar representados os clubes de média dimensão e até os mais pequenos, mas não, só aparecem os chamados de grandes, dizem o que pensam, mesmo que pensem, analisem e falem mal dos casos duvidosos, mesmo que maculem a seu belo prazer o nome dos jogadores e das equipas adversárias, sem que estas não tenham o mesmo direito de antena para se puderem defender e rebater as baboseiras ditas pelos mesmos de sempre. Fazia mais sentido seleccionarem semanalmente os 3 ou 4 jogos mais importantes e posteriormente convidarem os representantes desses clubes, e aí sim, todos tinham oportunidade para discutirem os lances e não deixarem os 3 do costume sempre com a razão e não tenho dúvidas que até passariam a ser mais imparciais.
Enquanto clubes como o Vitória, Braga, Marítimo e outros não tomarem atitudes radicais, tal como fez o Nacional muito recentemente, vamos continuar a ouvir sempre os mesmos hinos, ou seja, o do glorioso, do dragãozinho e do leopardo, vão continuar a chamar-nos de o Guimarães e a falar (mal) de nós quando jogarmos com os clubes da praxe, os clubes do VELHO SISTEMA.
Quem é o primeiro clube dos não denominados/chamados de grandes a dar o murro na mesa? Como Vitoriano, ficaria orgulhoso que o primeiro passo fosse dado pelo Vitória, mas não estou a ver (nem imagino) o Emílio a quebrar o gelo.

luis cirilo disse...

Caro cm:
Eu deixei de ver.
Caro Mribeiro:
Impossivel estar mais de acordo com a sua análise.
Caro cb:
O problema maior está mesmo na forma como os outros clubes se adaptam a essa realidade.
Por isso estou a gostar de ver o presidente do Nacional meter as televisões no seu lugar.
Caro José Alves:
Estou em grande parte de acordo com a sua análise.
De facto (já escrevi sobre isso noutro blog onde colaboro)estamos a enveredar por um caminho de contestação uito perigoso.
Porque por tudo e por nada se ataca quem dirige.
São hábitos perigosos.
Porque dentro daliberdade de criticar é preciso fazê-lo com justiça e educação.
E isso nem sempre acontece.
Por outro lado é verdade que temos um bo plantel e Vingada só não fará boas omeletes se não souber.
Porque ovos tem ele.
E aí o mérito é do presidente e da direcção.
Caro Anónimo:
Não tem que agradecer.
Dou apenas o meu contributo.
Caro Anónimo:
Nessa matéria tenho uma posição de principio.
Os mandatos são para cumprir!
E em Março será feita a avaliação devida desta direcção.
Que tem cometido erros,é verdade,mas também te feito muitas coisas positivas.
Caro Anónimo:
concordando com alguas das suas opiniões estou em desacordo com muitas outras.
E sinceramente acho um erro andar a convocar asssembleias á força.
Penso que o clube tem muito mais a perder do que a ganhar.
Mas é a minha opinião apenas.
Caro Pedro:
Obrigado pelas suas palavras.
Creio que tem toda a razão na questão da mentalidade.
Nessa matéria somos como a aldeia do Astérix.
A excepção á regra da subserviência e da sabujice.
A nossa "poção mágica" é o vitorianismo com que nascemos.
E é com esse vitorianismo que podemos contar.
Caro anónimo:
Quem me dera um campeonato sem slb/fcp/scp mas com verdade desportiva.
Isso sim valia a pena.
Caro Jotafundador:
Estamos naturalmente de acordo.
Acrescentaria contudo,porque relevante,que essa politica das televisões favorece largamente os patrocinadores desses clubes e prejudica os de todos os outros.
E quando é o serviço público de televisão,vulgo RTP, a fazê-lo é ainda mais grave.
Veja-se o recente exemplo do Nacional e o desprezo com que foi tratado na eliminatória com o Zenit.
Muito bem fez Rui Alves em pôr as televisões na rua.
E quero ver,se ele mantiver a atitude,o desespero dos canais RTP/SIC/TVI quando o Nacional receber os chamados "enormes"e só lher permitir os três minutos de lei.
Esta semana vou publicar no site da Associação Vitória Sempre o que penso que o Vitória pode fazer para ajuadar a combater essa situação.