sexta-feira, junho 19, 2009

Já ?


Seria talvez caso para dizer "...outra vez..." !
Li hoje declarações do Presidente do Vitória, Emilio Macedo, manifestando-se "magoado" com o teror de algumas declarações de Manuel Cajuda prestadas ao jornal "O Jogo".
Creio que tem razão.
Porque as declarações do funcionário Cajuda são incorrectas, deselegantes e imiscuem-se em áreas que não são da sua competência.
O que merece total censura.
Porque nunca ouvi, e até teria legitimidade para isso,o presidente imiscuir-se nas mais que discutiveis opções tácticas do treinador ao longo de uma época frustrante.
Bem como no desperdicio de activos do clube por parte de Cajuda.
Este é um conflito surdo, e dispensável,que vem da época anterior.
Alimentado por um treinador que quanto menos a equipa jogava mais falava e menos acertava.
E suportado por um presidente e uma direcção que se foram calando, talvez demais,por perceberem que atitudes intempestivas podiam sair caras ao clube.
Com a nova época a iniciar-se, e estando o clube a fazer um visivel esforço de reforçar bem a equipa, lá vem o funcionário deitar mais achas para a fogueira.
Sempre a falar do passado(á sua maneira é óbvio) e criticando opções da direcção do clube com as quais não tem nada a ver.
Seja no recurso aos tribunais por causa do acesso á Champions seja nas medidas de redução do passivo.
Pondo em causa a valia da equipa que ele próprio avalizara no inicio da temporada.
Todos nos recordamos disso.
Ninguém obriga Manuel Cajuda a treinar o Vitória.
Seguramente que a treinador com tanta conversa, e tão boa opinião de si próprio,não faltarão clubes para treinar.
Ainda que" o amor da sua vida" (sic),leia-se Benfica, já tenha contratado Jorge Jesus.
Uma coisa Cajuda tem de interiorizar.
O trabalho da direcção é avaliado pelos sócios.
O trabalho de Cajuda pela direcção.
Sempre assim foi e é assim que sempre terá de ser.
Não vale a pena tentar subverter as coisas nem apostar em colocar direcção e sócios em conflito.
Cajuda construiu,com trabalho e mérito,uma excelente imagem junto da massa associativa.
Infelizmente declarações e entrevistas como esta estão a arruiná-la.
Ao ponto de a principal interrogação,hoje,ser quanto tempo vai ficar em Guimarães.
Desconfio que pouco...
Depois Falamos

12 comentários:

Diogo Ferreira disse...

Já tive oportunidade de escrever num outro blog o seguinte:

Todos estamos de acordo que a entrevista do Sr. Manuel Cajuda foi inoportuna, e que deve obviamente ser chamado a responsabilidade por tais afirmações que só vem criar imbróglios que não ajuda em nada o VSC (antes pelo contrário). As falhas do Presidente do VSC da época passada já lá vão, sinto uma mudança de atitude por parte dele o que é de louvar, se vem tarde ou não, neste momento não interessa porque já não vamos a tempo de alterar nada, o que interessa neste momento é o futuro, e neste caso o n/ Presidente está correcto e tem a minha aprovação por aquilo que ele disse nesta entrevista, espero apenas, que ele faça aquilo que disse.

Ele foi eleito para Dirigir o VSC, e o Sr. Manuel Cajuda foi contratado p/ treinar, quanto ao resto, o Sr. Manuel Cajuda deve estar caladinho, porque caladinho não diz tantas asneiras pela boca fora, como é hábito nele.

Anónimo disse...

o problema é Cajuda ganha aquilo que não vale! A equipa técnica custa 600.000 euros + segurança social + seguros.

Tudo para um clube com 12 ou, se calhar, 15 milhões de passivo e com receitas ordinárias inferiores a 7 milhões. O exagero da remuneração é bem visível se considerarmos que os vencimentos de todo o plantel é de 4 milhões!

Libertas

Cabecinha Pensadora disse...

A minha mundividência incita-me a considerar que o próximo treinador do Marrakech F.C. de Braga será...MANUEL CAJUDA !

António Lopes da Costa disse...

Se desconfiar que fica por pouco tempo, então quem ganhará será o Vitória.
Quanto ao último anónimo, eu não acredito que Cajuda vá para Braga. Até porque se fala que o Braga quer Boloni ou Mirko Jozic. O primeiro foi campeão com o Sporting. O segundo foi o treinador que, desde que me lembro, fez o Sporting jogar o melhor futebol desde que sou vivo e gosto destas coisas.
Cajuda pode ser um homem simpático, divertido, mas isso não chega para ser treinador de futebol. Não se pode estar mais do que um ano a sorrir no banco a dizer à equipa para se divertirem e tentarem ganhar.
Mas a culpa não é só dele. É também de quem é responsável pela braseilirização do futebol do Vitória. Se reparar: quantos brasileiros têm as melhores equipas do Mundo?
O Vitória podia ter construido um plantel barato, para jogar a Champions. Mas fez o contrário: vendeu o seu melhor jogador e foi buscar Nuno Assis (um dos melhores 10 do país) e... Luís Filipe! Aliou-se aos que não ganham.
O que me assusta é que para o ano tudo pode continuar na mesma e o Vitória não será responsável pela competitividade do campeonato. E poderá acabar a lutar no meio da tabela. Culpa de Cajuda, mas também da direcção do futebol.
É pena.

Anónimo disse...

Muitos leitores deixam-se levar pela ansiedade de desejos pessoais, pensem no que o Manuel Cajuda disse...
Pergunto-me porque nao houve reacçoes quando o sr. Emilio disse que mandava no clube, embora alguem lhe tenha recordado porque nas ultimas declaraçoes ja diz que manda porque os socios o elegeram como representante... Para mim sao declaraçoes mais graves.
Outra coisa o Cajuda é socio do Vitória, a nao ser que fiquemos como os milhafres que os sócios mais antigos mandam mais que os mais novos... O Presidente eleito continua sem saber liderar, este assunto devia ser tratado internamente sem vir aos jornais. O que ele devia dizer nos jornais fica caladinho...
É natural que nao percebam algumas coisas deste post, mas tem de se habituar a perceber as coisas que nao se dizem directamente mas estao lá para quem as quer perceber...

Vitor Ferreira disse...

Não sou adepto nem simpatizo com o Vitória, gosto muito de futebol e sei reconhecerque um vitória forte é bom (muito) bom mesmo, para o pobre futebol português.

O Manuel Cajuda, viu o seu tempo esgotar-se, apartir de agora, certamente vai ser demitido, só treinará equipas de segundo plano ou então imigrará´. Burrice dele, não soube ver, que tirando os trés grandes candidatos ao titulo, só o vitória e ultimamente o Braga,poderão dar estatuto, não aproveitou o facto de estar num clube especial, que mesmo eu não gostando sei reconhecer como o quarto grande (os titulos não são tudo).

Aproveitando as palavras de Luís Cirilo, o Cajuda ficou com azia ao ver Jorge Jesus ir para o Benfica, clube que cajuda fartou-se de dizer durante toda a passada época ser adepto desde pequenino. Não adiantou, mesmo não percebendo nada de futebol Vieira viu que Cajkuda é fraco.

Mas o presidente Emilio Macedo, também tem culpa no facto do Vitória ter feito uma péssima época, nunca deveria ter-se unido na luta contra o Porto ao Benfica, deixava-se estar na dele pois beneficiava sempre se o Porto fosse penalizado e aínda teria de certeza alguns bons jogadores por empréstimo do Porto. Foi iludido no Vieira e perdeu,e ele de certeza que sabe que fez asneira mas já foi tarde.

Cumprimentos a todos os vitorianos, deste Portista que gosta sobretudo de bom futebol e deseja sinceramente que o vitória faça ima época tranquila.

Anónimo disse...

Meus amigos o clube está VIVO, gosto disso, num clube grande isto tem de acontecer.

Se não vejamos;

O Cajuda (treinador que aprovo convictamente), pressiona a Direcção, a Direcção esforça-se a arranjar bons jogadores, com esses jogadores Cajuda é pressionado a por a equipa a jogar futebol, e os jogadores são precionados pelo treinador.

Que tal?

Alto falta uma parte a mais importante OS MELHORES ADEPTOS DO MUNDO, esses mesmos... precionam tudo e todos.

É por isso e muito mais que sou VITORIA ATÉ MORRE

APL

tiago macedo disse...

parabéns pela referência ao seu blog no site da Radio Renascença. É sempre bom ver um blog vimaranense citado a esse nivel.

José Alves disse...

Caro Vitor Ferreira
Gostei do que escreveu.
Temo que seja o primeiro portista de que começo a gostar.
Um bocadinho.

Zeca Diabo disse...

Concordo com o que o anónimo das 8.53 APL disse.
O Vitória é isto, é cada vez maior, e Cajuda é meio tolo, como de resto o são muitos bons treinadores, que bufam bufam e continuam a bufar...mas lá vão conseguindo resultados.
Mourinho já se sabe também não é de modas, mas há mais...
Portanto os cães ladram e a caravana passa...
Viória dá jogadores a sério a Cajuda, e logo verás o resultado!

João Carvalho disse...

Vamos lá ver, nós vitorianos seremos seremos sempre gratos ao Manuel Cajuda pelo trabalho feito, mas não façamos a asneira de endeusar o homem. Ele foi contratado para prestar um serviço ao Vitória (treinar) e fe-lo bem nos 2 primeiros anos, e por tal foi pago o valor previsto no contrato livremente assinado. Depois deixou-se levar pelo excesso de paixão e gratidão com que os vitorianos vivem o clube e atribuiu-se um estatuto que não tem. Confudiu amor pelo vitória e por quem o serve bem com adoração dos sócios pela pessoa. E começou numa guerra surda com a direção na qual não se coibiu de muitas vezes desrespeitar os própios vitorianos. Creio que a situação já não tem grande remédio, e sendo eu um defensor de que os contrátos devem ser cumpridos, creio que o sr. Cajuda já fesz méritos suficientes para ser libertado do seu antes do termo do mesmo. Com justa causa,ou seja, sem um euro que seja.

luis cirilo disse...

Caro Diogo:
Estamos de acordo.
que é o acordo de quem olha para estas questões com algum bom senso.
Caro Libertas:
Cajuda,para a média nacional,não é caro.
Está é a tornar-se caro que é uma coisa diferente.
Caro Cabecinha Pensadora:
Por mim podia ser. mas não será.
Caro António:
Grande par te do que diz é verdade.
A estratégia de alianças foi desastrosa.
Para este ano espero,com alguma incerteza,que esteja enganado e que o Vitória volte a disputar o topo da Liga.
Claro que neste clima é impossivel.
Caro Anónimo:
Também acho que este assunto devia ser de foro interno.
Simplesmente foi o sr Cajuda que,mais uma vez,o trouxe a publico.
Caro Vitor Ferreira:
Não é preciso sermos adeptos ou simpatizantes de um clube para percebermos a sua realidade.
A sua análise é correcta quanto aos vários pontos que foca.
Só espero que esteja enganado quanto á epoca tranquila.
Prefiro uma temporada cheia de adrenalina a lutar pelos primeiros lugares.
Caro APL:
Devia ser,de facto,assim.
Sócios»»Direcção»»Treinador»»Jogadores.
Caro Tiago:
Vejo que anda atento.
É de facto bom ver um blog de Guimarães citado por tão prestigiada rádio.
Caro Jose Alves:
Compreendo-o
Caro Zeca Diabo:
Não basta contratar bons jogadores.
É preciso que sejam utilizados.
E os exemplos recentes não são famosos.
Caro Joao:
Não posso estar mais de acordo.
É exactamente assim que o assunto deve ser visto.