sábado, maio 23, 2009

Justiça ?

Imagem: http://xaninhanossa.blogspot.com/

Este é o retrato cru da Justiça em Portugal.
Submersos diáriamente por uma enxurrada de noticias ás vezes passam-nos ao lado casos verdadeiramente chocantes e que constituem,não tenhamos medo das palavras,autênticas violações dos direitos humanos.
Com a agravante de neste caso serem também violados os direitos de uma criança indefesa.
Melhor do qualquer texto que aqui pudesse escrever a consulta ao blog acima indicado poderá esclarecer sobre a dimensão da "atrocidade" cometida.
Nestes momentos, nestes casos, quase tenho vergonha de ser português.
Mas tenho de certeza vergonha da Justiça (???) que se pratica neste país.
Mais me choca ainda o silêncio desinteressado das forças políticas.
Nomeadamente do distrito de Braga onde este caso se desenrolou.
O Tribunal de Barcelos decidiu de uma forma, o Tribunal da Relação de Guimarães exactamente ao contrário, e com uma pressa desconhecida noutros casos mediáticos que por ai andam a sentença foi executada e a criança recambiada á pressa para a Rússia.
Entregue a uma mãe biológica alcoólica, que tinha como profissão trabalhar numa casa de alterne, vai viver com a avó num país que desconhece e com uma lingua de que não conhece uma palavra.
Numa casa (?) sem o conforto e a higiene a que estava habituada junto do casal que a acolheu cinco anos atrás.
É um caso vergonhoso !
Para Portugal.
Depois Falamos

23 comentários:

Anónimo disse...

Apoiado.

Diogo Ferreira disse...

Caro Sr. Luis Cirilo!

Confesso que tenho bastantes dificuldades para escrever sobre este caso chocante, desta criança que sofreu e ainda está sofrer de certeza absoluta, devido a uns bademecos que não devem ter coração, pois, aquilo que decidiram e da rapidez que o fizeram, não podem ser humanos.

Confesso também, que quando vi esta reportagem no jornal da TVI, e após ver as imagens chocantes que mostraram ao pais e porque não dize-lo ao MUNDO, as lágrimas vieram-me aos olhos, como é possivel esta situação ter acontecido? Não tenho vergonha de ser Português, mas sim vergonha da nossa justiça, se é que posso utilizar esta palavra, JUSTIÇA?

Pobre criança, pobre familia que com carinho acolheu esta criança e que agora sofre também devido a esta perda, enfim...

Lamento que em casos como o da CASA PIA, se arrestem e que não seja feita justiça, utilizando a rapidez que o fizeram neste caso.

MARIA MANUEL disse...

A questão é mais complexa do que isso.
Os juízes têm na base uma lei pré existente. Fundamentam as suas convicções em provas apresentadas pelos advogados, ministério público, relatórios sociais.
Os meios de comunicação social aproveitam o drama privado. Manipulam informação para atingir objectivos comerciais.
Resta saber se devemos embarcar nisto ou não.
Parece-me que não.
Parece-me que devemos então tomar atitudes pragmáticas e colocar de lado os nossos comodismos. Parece-me que devemos exigir:
- Intervenção efectiva dos advogados, dos magistrados, do ministério público e dos assistentes sociais. Devemos exigir que saiam das suas quatro paredes e que no campo procurem a resposta justa ao caso concreto
- Uma intervenção realista, simples, clara e justa dos legisladores. Exigir que saiam das suas cadeiras almofadadas e no mundo real procurem o conflito real dos interesses a garantir, a ajustar o trato social.
- Uma investigação e informação séria, conhecedora e não pela rama fantasista por parte dos senhores jornalistas.
Sabe Dr. Cirilo isto mais não é do que a repetição de algo já visto, de uma forma de estar (que não entendo) do ser Português. Nem tudo está bem de facto, mas sejamos mais interventivos, pleiteemos pela justiça e qualidade no exercício das profissões em nome de uma maior e melhor distribuição de bens e recursos. Sejamos capazes de por na rua a mediocridade que gere este pais desde os mais altos cargos ao simples funcionário da limpeza. Sejamos capazes de dizer não ao efectivamente ao compadrio que apodrece este país, esta função publica, estes magistrados…todos estes técnicos que de forma indirecta contribuem para esta e para outras injustiças.
Se tivermos coragem de nos revoltar no sentido de chamar pela Justiça, pela Igualdade, pela Solidariedade, por um Estado de Direito contra a mediocridade, o fétido cheiro da politica e da gestão então acredito que possamos falar…até lá vivemos pequemos momentos circenses à Portuguesa.

José Alves disse...

MARIA a primeiro ministro.
Já.

José Alves disse...

Quanto ao assunto em questão,penso exactamente da mesma maneira que no caso Esmeralda.
Apesar de também me terem vindo as lágrimas aos olhos ao vêr essa reportagem desse tão mediocre canal,não posso admitir que caminhemos para uma sociedade que previlegie o factor económico em desfavor do factor biológico.
Claro que o mais lamentável nesta situação é o facto de meia duzia de pessoas terem permitido durante esta meia duzia de anos enganar premeditadamente uma criança,numa questão tão essencial como o meio em que foi habituada a viver.
Mais uma vez o egoísmo dessa meia duzia de pessoas foi mais importante do que a crueldade com que enganaram a criança todos estes anos.
Neste caso acho que seria muito melhor para todos,especialmente para a criança,que fosse facilitada a legalização da mãe no nosso país,com todos os apoios e acompanhamentos necessários á sua sobrevivência.
Custa-me bastante vêr a sociedade tâo incomodada com estas situações,tomando inclusivé partido na defesa da incoerência sempre que está em causa um pobre e um rico e ao mesmo tempo serem absolutamente indiferentes á realidade mundial,onde em cada três segundos morre de fome um habitante da terra.
Ou em cada seis segundos morre uma mulher por não têr os cuidados mais básicos de assistência ao parto.
E muitas outras coisas que enegrecem cada vez mais a qualidade da sociedade em que vivemos.
Por exemplo,tenho a certeza que o dinheiro que se gasta na protecção e defesa dos direitos dos animais,matava a fome a muita gente deste mundo.
Mas não,temos de estar e seguir a "moda" pela imagem que transmitimos e em muitos casos por ser necessário irmos alimentando o nosso ego,tão medicre vai sendo a nossa existência.

Anónimo disse...

A decisão dos srs juizes representa o estado do país.

O partidos estão tomados por corruptos! Chegamos ao ponto de professores da função publica insultarem e agredirem crianças de 12 anos!

O regime está podre, o país em pré-falência e o povo não quer saber.

Tal com em Itália, precisamos de uma operação mãos limpas e a liquidação dos partidos corruptos: impõe-se a liquidação do PSD/PS.

O estado a que isto chegou é insuportável! Precisamos de uma
REVOLUÇÃO! E, já agora, o envio para a Sibéria dos drs juízes!

Dri disse...

sogrinho, a justiça é uma balança.....infelizmente nem sempre usamos os pesos certos...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
E todos os apoios são precisos.
Caro Diogo:
A mim neste caso chocam-me duas coisas:
A decisão do Tribunal da Relação e a forma apressada como tudo se processou.
O que ,como bem referiu,não acontece noutros casos.
Cara maria Manuel:
Naturalemnte que não tenho nenhuma pretensão de me aventurar por meandros juridicos que não conheço.
Embora esteja de acordo com grande parte do que escreves.
Sei,isso sim,interpretar o que vi.
E vi uma criança cujos sentimentos foram brutalmente espezinhados.
Quero lá saber da fundamentação dos juizes da Relação.
Caro Jose Alves:
Quem sabe onde pode chegar a Maria.
Quanto ao factor biológico a primeira a defendê-lo devia ser a mãe biológica.
Que como se sabe não tinha nem tem o minimo de condições para assegurar á criança uma vida estável.
Nem para ser um exemplo para a filha.
Agora concordo consigo que o Estado português podia ter agido de outra forma.
Caro Libertas:
O que você pensa...pensa muita gente.
Não sou tão radical mas acredito que os partidos tem de mudar profundamente porque cada vez menos correspondem aos que as pessoas esperam deles.
Cara Dri:
Pois é.
E o "mexilhão" é sempre quem paga

Anónimo disse...

Isto é a República, o Socialismo e o Laicismo!

É o sítio onde se crê que uma criança é propriedade de quem a pariu (palavra técnica). Os srs juízes são partidários dessa concepção de superior interesse da criança -creio que é isso que a lei diz.

Já é a 3ª a ser entregue, como se fosse um animal doméstico fugido do curral. Uma foi assassinada pelos proprietários -a família paterna. Esperemos para ver o que acontece a esta e já agora à Esmeralda. Ainda as vamos ver na valeta: a prostituir-se, ou mortas!

Vv a república, o socialismo e o laicismo!

Anónimo disse...

o anónimo das 1.55 tirou-me as palavras da boca.

Este regime, podre, é gerido pelo PSD/PS. É o regime republicano e laicista que estes partidos criaram e gerem.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
espero que esteja enganado quanto ao destino das crianças mas partilho da sua revolta

José Alves disse...

Que bem vai o mundo.
Agora até achamos que temos o direito de decidir de quem é "propriedade" um filho,se dos pais,ou se de um qualquer casal com melhores condiçôes financeiras,mas já bastante farto de levar a sua Fifi a fazer as necessidades num espaço público.
E pelos vistos só se prostituem ou aparecem mortas nas valetas as filhas de familias de classe baixa.
De prostitutas,alcoolicos,drogados,
divorciados ou daqueles que nós, pelas aparências, entendemos não reunirem condições para educar uma criança.
Por isso meus amigos,toca a trabalhar,pois pode sempre haver perto de nós algum casal com mais poder económico para criar os nossos filhos.

luis cirilo disse...

Caro libertas:
Os partidos que refere, e outros,construiram um regime com base nos votos do povo.
Que ao longo de 35 anos foi confiando a PSD e PS a responsabilidade de governar.
Os partidos são o reflexo da sociedade que temos e não um bando de extraterrestres caidos do céu na melhor tradição "spielbergiana".
Caro José Alves:
Não terei entendido totalmente onde pretendia chegar.
Mas mesmo assim chamo a sua atenção para a forma como a menina está a ser tratada pela familia biológica.
As imagens que a SIC tem passado ao longo do dia demonstram bem a tremenda brutalidade que foi a decisão doo tribunal da Relação.
Dia a dia me sinto mais revoltado com esta Justiça que temos

José Alves disse...

Quantas crianças haverá em Portugal criadas com a mesma,e até muito maior,brutalidade?
Alguém se lembra daquela criança de 4 ou 5 anos que morreu afogada num lago de Lisboa COM 50 CÊNTIMETROS DE ALTURA,devidamente rodeada de adultos que mais não fizeram do que observar?
Ou estarei enganado?
Se estou peço desculpa.

José Alves disse...

A sic e os outros canais conseguem com toda a facilidade manipular o que pensamos ou havemos de pensar, segundo o que eles querem que a gente pense ou venha a pensar.
E nós assim pensamos.
E se eles de repente decidem acusar quem defendiam ou vice-versa,nós lá acabamos por rápidamente comungar da mesma opinião.

luis cirilo disse...

Caro José Alves.
Sejamos claros.
Haverá sempre injustiça,decisões inaceitáveis,crianças privadas dos mais eleentares direitos.
Claro que em Portugal existem inumeros casos a merecer atenção e aos quais deve ser dado um tratamento adequado.
Neste caso o que mais choca é,se calhar,o facto de repentinamente uma criança ter sido enviada para milhares de quilómetros do seu lar,para junto de pessoas que não conhece,que não falam a sua lingua e residem numa casa co deficientes condições.
Com ua mãe biológica completaente indesejável sobre qualquer ponto de vista.
Para além disso, e segundo imagens da televisão russa e não da sic,já a vão maltratando.Quanto ás televisões compreenderá que sendo verdade o que diz sobre manipulação não me parece que toda a gente seja manipulável.
Eu não sou seguramente.

Anónimo disse...

Nestes casos eu diria:

o nome da juíza (?) que proferiu esta sentença de condenação da pequena Alexandra, devia ser publicado.

No mínimo, essa senhora devia justificar-se publicamente!

Anónimo disse...

O José Alves deve andar a vodka.

«Quantas crianças haverá em
Portugal criadas com a mesma,e até muito maior,brutalidade?»
«E pelos vistos só se prostituem ou aparecem mortas nas valetas as filhas de familias de classe baixa.»
-que tem isto que ver com o caso?

José Alves disse...

"Mãe há só uma,a nossa e mais nenhuma".
Mas agora...graças á evolução do homem...há duas,as biológicas e as afectivas.
E então o futuro será assim:

-Já sou mãe!!!
-Já és mãe?Parabéns...,mas diz-me...,és mãe biológica ou afectiva?

Alteração imediata nos BIs.
Devem passar a mencionar o tipo de mãe que temos.Biológica ou afectiva.

19 de Março.Dia da Mãe.
Mas de qual?

Mas afinal quem somos nós para dizer que a mãe a,b ou c é indesejável ou não reune condições para exercer o papel de mãe?
Quem me garante que numa familia com bases afectivas e sociais mais fortes,esta menina Alexandra não virá um dia a ser uma revoltada?
Não virá um dia a aparecer numa sargeta?
Estamos infelizmente fartos de saber que qualquer criança de qualquer origem ou condição social tem muitas vezes um futuro que em nada se coaduna com aquele que podia realmente ter.
Eu entendo não ter o direito de opinar sobre o melhor pai ou a melhor mãe para uma criança.
Ou de condenar umas palmadas por achar que todos as damos quando é necessário,e ter a certeza de que os castigos psicológicos são muito mas marcantes para qualquer criança.
É o que penso.
Paciência.

José Alves disse...

Carissimo anónimo da 1,58:
Lamento,por si e especialmente por mim,informá-lo de que não ando a vodka,embora tenha a certeza absoluta de que se fosse esse o caso andaria muito mais bem disposto e sentir-me-ia incomensurávelmente realizado por me limitar a fazer o que a grande maioria de nós faz:
-Abanar com a cabeça,p´ra cima e p´ra baixo,a tudo e a todos,p´ra cima e p´ra baixo...

Quanto á sua questão é só dar-se ao leve trabalho de ler os comentários anteriores.
Disponha.
Será um prazer para mim.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
O nome do juiz(a) é pouco relevante.
Porque o que está mal é um sistema judicial que permite sentenças destas.
Caro Anónimo:
O Jose Alves tem as opiniões dele que são tão respeitáveis como as nossas.
Embora nesta matéria ache que ele não tem razão.
Caro Jose Alves:
Nua matéria como esta a razão é algo de uito discutivel.
Porque estando de acordo que mãe é mãe a verdade é que esta senhora russa de mãe não tem nada.
Nada!
Bastará atentar no seu comportamento desde o nascimento da menina até ontem.
E daí considerar que a sentença do tribunal foi uma perfeita aberração.
pPorque quem decidiu devia ter estado atento a todo o histórico do processo.
E não esteve.
Claro que ninguem pode garantir que se ficasse na familia de Barcelos a menina não viesse a ser uma revoltada ou coisa do género.
Mas convenhaos que seria mais dificil

José Alves disse...

Nos ultimos sete anos morreram no nosso exemplar país 150 crianças vitimas de afogamento,na sua maioria em piscinas particulares.
É obvio que foram 150 dramas intensamente sofridos pelos familiares dessas crianças,mas a realidade é que não existe legislação para impor aos proprietarios destas piscinas regras de segurança que minimizem estes dramáticos numeros.
Seremos algum exemplo?
Não,acho que não.

luis cirilo disse...

Caro Jose Alves:
Como compreenderá não domino essas estatisticas.
Sei é uma coisa:com rarissimas excepções os responsáveis por essas mortes serão os pais ou encarregados de educação dessas crianças.
Porque não cuidaram delas como deviam.
Os meus filhos são homens mas já foram,como é óbvio,crianças.
E nunca os pais,avós,tias,etc permitiram que eles corressem esse tipo de perigo.
Agora há muita gente que quando vai com crianças para espaços como esses pensa que a responsabilidade de cuidar delas é de toda a gente que lá está.
E não é !