quarta-feira, maio 20, 2009

D.F.H.

Guimarães é a terra do Vitória.
Mas não só.
Porque existem outros clubes em diversas modalidades.
No andebol ,por exemplo, o Desportivo Francisco de Holanda é um bastião da modalidade de há muitos anos a esta parte.
Clube genuinamente popular, fundado por estudantes, começou pelo futebol mas depois alargou o seu ecletismo a outras modalidades até acabar por se especializar em andebol.
Onde tem um notabilissimo palmarés recheado de titulos regionais e nacionais em todos os escalões.
Vivendo em permanentes dificuldades financeiras, como quase todos os clubes, o "Xico" (designação porque é conhecido) esteve mais de uma vez á beira da extinção mas acabou sempre por salvar-se devido á carolice e dedicação de alguns dos seus associados que nunca permitiram que tal acontecesse.
Senhor,desde 1989, de um excelente pavilhão (velhissima aspiração de uma colectividade que viveu anos e anos a alugar recintos) o clube tem nos ultimos anos vindo a trilhar o caminho da recuperação financeira e da consolidação organizativa que lhe permitirá abalançar-se a outros voos em termos de aspirações competitivas.
Tem,contudo,sabido fazer esse caminho da recuperação sem descurar uma competitividade assinalável que lhe permite manter-se como um dos principais clubes da modalidade em Portugal.
É assim que,no proximo sábado,recebe o Maritimo para disputar a primeira mão da final do campeonato da 1ª divisão onde tem todas as possibilidades de se sagrar campeão nacional.
Merece casa cheia.
Porque o "Xico" tem sido ao longo dos anos, para além de um clube que disputa campeonatos ,uma escola que forma homens e mulheres.
E que proporcionou ao longo da sua História a prática desportiva a muitos milhares de vimaranenses.
Sempre prestigiando Guimarães.
Depois Falamos

10 comentários:

maria disse...

Uma obra prima.A ode ao desporto.

"Olympia",Leni Riefenstahl,1938

luis cirilo disse...

Cara Maria:
Grande cineasta.
Com ligações algo perigosas

Rui Osório disse...

Pena a hora do jogo coincidir com o jogo do Vitória, certamente vai retirar muita gente ao jogo de andebol. Coincidência infeliz, ao que parece o Xico teve o cuidado de marcar o jogo para um dia diferente do jogo do Vitória, mas depois o jogo do Vitória foi mudado (razões de transmissões televisivas) e o Xico já não teve hipótese de mudar o horário do seu.

lourenço lima disse...

Parabéns ao D.F.H.
Que bom vai ser voltar a ter em Guimarães os grandes do Andebol.
O chico caiu, mas levantou-se, graças á carolice de muita gente.
O Francisco de Holanda foi o clube onde iniciei a minha vida desportiva, nomeadamente no Voleibol.
Hoje passados 29 anos posso dizer que devo muito a este simpático clube.
Foi lá que me formei homem, foi lá onde conquistei o meu primeiro titulo de campeão nacional, ao lado de José Mesquita o treinador, e com jogadores como Custódio Costa, Rui Moreira, Luis Vinicio, José Montenegro, Jorge Fernandes, jovens que saíram da formação do clube. Quem não se lembra da passagem do D.F.H. pelos grandes palcos do Voleibol Nacional.
Quem não se lembra de uma equipa constituída pela base da selecção Nacional, com Rui Moreira, Luís Lucas, Nónó, Luís Pinho e ainda Luis Filipe Guimarães, o melhor jogador vimaranense de todos os tempos, Armando (meia-cuca), jovem junior do leixões.
Treinador José Dias.
Pena foi que um dia chegou a Guimarães um senhor António Cunha, treinador de andebol, que veio do F.C.Porto, pressionou a direcção do Clube, na altura liderada pelo falecido Sr. Bernardo Barreira para que estes acabassem com o Voleibol, já depois de terem acabado com o Basquetebol, para que esse senhor pudesse pôr em prática o seu projecto no clube.
Projecto esse que mais tarde levou o chico a abandonar por questões financeiras, batendo no fundo, passando a trabalhar com a prata da casa.
E é com essa prata da casa, que degrau a degrau o nosso chico vai voltar ao convívio dos grandes.
Só por isso muitos parabéns.

Anónimo disse...

É sempre importante dizer que a entrada é livre. Pena é que seja á mesma hora do Vitória, mas mesmo assim apareça quem quiser e quem goste de Andebol.
Obrigado Luis Cirilo, você continua a contribuir para o desenvolvimento desta grande terra.

Diogo Ferreira disse...

É bem verdade que nós Vimaranenses só temos olhos para um clube, o VSC! Poucos são aqueles que acompanham outros clubes, neste caso em particular o DFH. Confesso que faço parte daqueles que só têm olhos para um clube, assumo que de facto é um erro, mas é a realidade, é que quando era pequeno, ninguém me falou do DFH, sempre me falaram do VSC, provavelmente o erro não é meu, mas ainda vou a tempo de retificar..

Diogo Ferreira disse...

Mais uma pequena chamada de atenção, o jogo do DFH deste sabado é a mesma hora do VSC, como é que isto é possivel? Obviamente que terá uma fraca casa, para não dizer PÉSSIMA...

luis cirilo disse...

Caro Pantic:
São os tais maleficios da sporttv de que temos falado noutros contextos.
É realmente pena.
Caro Lourenço:
Compreendo-o muito bem.
Joguei vários anos no DFH e deles recordo a melhor das memórias nomeadamente de colegas e treinadores que tive.
Como Almor Vaz,hoje á frente da Comissão Administrativa, e Manuel Machado treinador do Nacional da madeira com o sucesso que se reconhece.
E o facto que refere, de ser com prata da casa que o "Xico" voltou ao seu patamar de direito,é afinal o voltar ás origens.
O tempo em que Guimarães e o "Xico" eram um grande viveiro de andebolistas.
Espero que este regresso ao escalão maior seja para ficar.
No que todos teremos uma palavra a dizer.
Eu,embora muito pouco assiduo aos jogos,tenho as quotas em dia.
Caro Anónimo:
Reconhecer o papel do "Xico" no desporto vimaranense é da mais elementar justiça.
E creio que para muitos vimaranenses o "Xico" é mesmo o segundo clube a seguir ao Vitória.
Ao contrário de outras terras em que o segundo clube é um daqueles que todos sabemos.
Caro Diogo:
É verdade o que diz.
Eu tive a sorte de tendo um circuloi de amigo ligados ao andebol ter ido muito cedo conviver com essa modalidade.
E jogar no "Xico" era mesmo atingir o topo em termos de distrito.
Quanto á hora do jogo...sempre a sporttv a atrapalhar

josé carlos correia disse...

Caro Amigo Luis Cirilo

Devo antes de mais confessar que, enquanto cibernauta, sou um iniciado ainda bastante "perro". Daí que só agora, através de voz amiga, tenha tomado conhecimento deste excelente espaço de debate criado por um Vimaranense. Por isso os meus parabens e a certeza de vou passar a ser "cliente".

Em relação a este assunto do jogo da Final Xico - Marítimo, e embora eu seja "parte interessada", não me valerá a pena voltar a falar da questão "hora do jogo" de que nem nós, nem o Vitória, temos culpas.
Gostaria, isso sim, de apelar ao Vimaranensismo dos leitores deste blog. Na verdade, os desportistas de Guimarães terão, no próximo sábado, de optar pelo apoio a um dos seus clubes. E, se por um lado todos somos Vitória, por outro lado também somos todos Vimaranenses. E, o que vai estar em causa neste sábado é a possibilidade de voltarmos a ter uma oportunidade de nos orgulharmos de mais uma grande vitória das nossas gentes. Por outro lado, e ali mesmo ao lado, o Vitória joga uma partida com um interesse desportivo nulo ou quase.
Daí que eu tenha a coragem de, desta vez, apelar aos Vimaranenses para que não se desloquem ao estádio, mas sim ao pavilhão.
Se assim o fizerem terão oportunidade de apreciar o enorme esforço de um grupo de jovens, quase todos vossos "vizinhos" que, apesar da sua tenra idade (dos 14 que vão ser utilizados 9 são Juniores e 1 é Juvenil), não têm qualquer problema em enfrentar uma equipa muitíssimo experiente, semi-profissional, e que é "só" o actual campeão nacional em título.

LÁ OS ESPERAMOS NO PAVILHÃO onde a entrada até é livre.

Um abraço para todos

José Carlos Correia

luis cirilo disse...

Caro José Carlos:
És naturalmente muito bem vindo a este espaço sempre que quiseres cá aparecer.
Quanto ao jogo de sábado faço minhas as tuas palavras e não tenho duvidas em afirmar que o jogo do "Xico" tem muito mais importância do que o do Vitória.
Porque num lado joga-se um titulo nacional e no outro apenas a ultima etapa de um ano para esquecer.
E como consta que pelo Vitória (joagadores e treinador) já só pensam em férias talvez fosse também,á boleia de uma boa causa,a oportunidade de lhes mostar o nosso descontentamento.
Deixando-os a jogar num cenário tipo Amadora, Naval ou União de Leiria.
Num estádio semi deserto !