quinta-feira, outubro 16, 2008

Nicolau Casaus

Um grande clube,como qualquer instituição,constroi-se muito com base em grandes referências.
Jogadores á cabeça mas também treinadores e dirigentes.
No Barcelona,clube pelo qual tenho particular simpatia, o falecido Nicolau Casaus (vice presidente de Barça até morrer ,em 2007, com 94 anos) foi uma das referências mais importantes do "barcelonismo" pela defesa intransigente do clube,dos seus principios e ideais.
Um verdadeiro idolo para os adeptos.
Há uns dez anos atrás,antes de um Espanhol-Barcelona,deu uma entrevista ao jornal catalão "Mundo Deportivo" de que fixei uma curta passagem.
Questionado pelo jornalista sobre se ia a Sarriá (antigo estádio do Espanhol entretanto demolido e que se situava muito perto do Nou Camp))assistir ao derby respondeu com esta frase lapidar:
"Um verdadeiro barcelonista não vai a Sarriá !"
Ontem lembrei-me muito dessa citaçao.
Ao demorar uma hora da portagem de Braga ao estádio Axa porque os acessos estavam "entupidos "hora e meia antes do inicio da partida,ao ter de deixar o carro no meio da estrada por falta de estacionamentos condignos e ao entrar no recinto já com 15 minutos de jogo.
De facto há sitios onde não se vai.
Depois Falamos

2 comentários:

António Lopes da Costa disse...

Convido-o a vir ver um jogo do Sporting em Alvalade.
A CML e a Polícia inventaram um acordo para que se fechassem algumas ruas e a indicação que os agentes têm é a de rebocar os carros mal estacionados. Ora, não há lugares, os acessos estão parados e a polícia, com o aval do sr. Presidente da Câmara, agora rebocam ou bloqueiam os carros.
No Sporting - Basileia, estive 1 hora às voltas à procura de um lugar. Estacionei duas vezes, mas veio o polícia dizer para tirar o carro. Deixei o carro nos terrenos do antigo estádio, entrei aos 10 minutos de jogo e tive de sair antes dos 80, porque no fim de todos os jogos, o filme é sempre o mesmo: 1 hora de espera para que os milhares de automóveis saiam, um de cada vez, para uma estrada completamente congestionada. Aí já não há polícia, nem nada. Cada um faz o que pode por si. Só não é a lei da selva, porque ali somos todos sportinguistas e vamo-nos ajudando uns aos outros.
Em Braga, como no centro de Lisboa, não vale a pena ir ao estádio. Porque o que perdemos em tempo, ganhamos com nervos e cabelos brancos.
Eu não sei como é em Braga, mas em Lisboa, desde que o António Costa decidiu intervir, tudo está pior. Acabamos por estar 4 horas (dentro e fora do estádio) para ver apenas 60/70 minutos de futebol. Uma vergonha!

luis cirilo disse...

Caro António:
Nem de propósito.
Fui a Alvalade ver o Portugal-Dinamarca e deixei o carro nos terrenos do antigo estádio.Tem você toda a razaõ porque demorei quase uma hora a sair de lá.assim não há adepto que resista.
Fizeram estádios novos e confortáveis,é certo,mas na maioria os acessos e estacionamentos deixam muito a desejar.
Dos 10 estádios do Euro 2004 já fui ao futebol em 9 (falta-me o de Faro/Loulé)e sinceramente acho que apenas tem boas condições os de Aveiro,Coimbra e Leiria.
De Guimarães,apesar de tudo dos menos maus nessa matéria,não me queixo porque vou ao futebol a pé !
Mas reconheço que também deixa algo a desejar.
O Bessa é um horror em todos os aspectos,de Alvalade já falamos,na Luz é mais ou menos o mesmo embora os parques do "Colombo" ajudem bastante.
O Dragão também é problemático especialmente quanto a estacionamento.
Como vê o problema é sempre o mesmo:quem projecta estádios,quem decide acessos e implantações são senhores que tem carro com motorista e batedores da B.T.para o fim dos jogos.
E para esses nunca existem problemas.