segunda-feira, outubro 27, 2008

Factos

O quadro acima retrata a evolução do barómetro da Marktest relativo á intenção de voto dos portugueses entre Setembro de 2007 e Setembro de 2008.
Cada um tirará,como é óbvio,as conclusões que muito bem entender.
Uma coisa é certa:
O PSD está cada vez mais longe do PS e o "Dream Team" não joga tanto como alguns comentadores/analistas referiam.
Nalguns casos falando em causa própria.
Ainda existe,é verdade,tempo para inverter a tendência e tornar o PSD numa verdadeira alternativa ao mau governo do eng Sócrates.
Não sei é se existe vontade.
E nem me refiro a congressos extraordinários ou a substituições de lider.
Refiro-me apenas á possibilidade,que me parece infelizmente remota,de a actual equipa dirigente alterar comportamentos e corrigir estratégias.
Facto adicional de preocupação é o Bloco de Esquerda aparecer a disputar claramente o lugar de terceiro partido do sistema politico.
Porque se um PS minoritário dificilmente fará coligações com o PCP, mais fácilmente as estabelecerá com o B.E.
E pensar naquela "tropa" chefiada por Louçã(acolitado por Luis Fazenda,Miguel Portas,Ana Drago,Fernando Rosas,Teixeira Lopes e quejandos) com influência na área de governo assusta qualquer um !
Mal (definitivamente ?) parece estar o CDS.
O regresso de Portas foi um flop e o partido,infelizmente,parece caminhar para novo...táxi.
Depois Falamos

7 comentários:

Rui Osório disse...

Pois caro Dr. Cirilo prepara-se para levar com o Bloco mas também já percebi que existe algumas conversas e abertura de algumas pessoas de ambos os partidos (PCP e BE) para uma coligação de Esquerda mas eu penso que será difícil, creio sim é que o Bloco vai ter um papel muito importante nas próximas eleições e tal como nós levamos com Portas e companhia o senhor Dr. poderá ter agora a sua dose. Por falar em Portas, o Homem deve andar meio confuso, fez uma leitura Nacional das eleições Açorianas aonde o PP teve 9% dos votos, considerando isso um sinal positivo para PP Nacional, se fossemos por aí não deveria ficar muito contente, porque o PS venceu por por maioria absoluta.

Anónimo disse...

Pois a ralé «socialista e laica» que se infiltrou no PSD consegue destruir qualquer tentetiva de recuperação -é o sistema no seu melhor!

Não foi apenas o rebentar da CML com idiotas analfabetos a atrapalhar; depois foi a história dos arguidos (mas só os que não são do 'grupo'); agora e DEPOIS DE VERIFICAREM QUE PSL PODERIA GANHAR LISBOA, A 'BICHARADA' TUDO FAZ PARA DESTRUIR ESSA POSSÍVEL VITÓRIA DO PARTIDO!

É a 'elite' -ou «dream team», o sonho socialista e o pesadelo do PSD.

Quanto ao BE -os meninos rabinos do séc. XXI- são apenas uns burgueses enfatuados a debitar patetices, sempre apetecíveis a pessoas com a mesma vacuidade encefálica dos jornalistas.

E o povo come enquanto não...

Luis Melo disse...

Costuma dizer-se que sondagens "valem o que valem". Para mim, "não valem nada".

Logo que possa, e se quiserem, posso colocar aqui alguns exemplos de sondagens que tiveram o condão de me fazer acreditar nisto.

Anónimo disse...

Mudança de comportamentos não me parece caro Cirilo.Esta liderança é apagada sem brilho e sem ideias.Nada lhes corre bem e já estão a arranjar confusão para a Camara de Lisboa.Só com uma nova liderança e limpeza geral é que lá conseguiamos chegar ,mas tinha que ser JÁ,pois o tempo urge.

luis cirilo disse...

Caro Pantic:
Se for essa a vontade dos eleitores teremos de aceitar como é evidente.Sem prejuizo de pensar que ter o BE na área do poder é muito negativo.
Caro Anónimo:
Isto de facto está mau.E este PSD nao me parece que consiga melhorar as coisas.
Caro Luis Melo:
Penso mais ou menos o mesmo sobre sondagens.
Embora quando dão continuamente o mesmo resultado isso signifique alguma coisa.
E este barómetro (que nem sondagem é)prova que com Marques Mendes,Luis Filipe Menezes ou Manuela Ferreira Leite o PSD está longe de ser alternativa.
Em circunstâncias diferentes é certo.
Cara Paula:
Compreendo a sua posição mas naõ vejo "porta bandeira" e assim sendo...

Luis Melo disse...

Caro Luís Cirilo,

Logo que possa (não tenho os documentos comigo em Lisboa, estão em Santo Tirso) trarei aqui alguns exemplos de sondagens.

Aí, poderemos ver (e rir também) algumas das sondagens publicadas ao longo dos anos - em diferentes eleições e cenários políticos - pelas melhores empresas de sondagens de Portugal.

Anónimo disse...

As sondagens valem o que valem, é verdade.
Mas servem de referência e são uma valiosa ferramenta.
Precisamos mudar!