quinta-feira, outubro 30, 2008

Assim Não !

Imagem: www.psd.pt
As eleições locais,vulgo autárquicas,são aquelas a que um lider do PSD deve dedicar a maior atenção e disponibilidade porque são elas que garantem ao partido uma base nacional de apoio estável e sólida.
Que lhe permite ser sempre uma alternativa ao PS quando este se encontra no poder central.
Como agora.
É pois com surpresa (relativa é verdade...) que vou tendo conhecimento do desencanto que vai grassando pelo partido devido á ausência da lider em sessões de apresentação de candidatos, de promoção de alternativas,de preparaçaõ e motivação dos militantes para os dificeis desafios que aí vem.
Já nem peço á dra Ferreira Leite que tenha para as autárquicas a sensibilidade que para elas tiveram lideres como Durão Barroso e Marques Mendes que nunca foram presidentes de câmara mas bem sabiam a importância dos autarcas na conquista do poder nacional.
Muito menos a de Luis Filipe Menezes ou Pedro Santana Lopes ,até porque fazem parte do restrito lote de presidentes do partido que antes de o serem já tinham ganho municipios dificeis com a própria cara, que sabem perfeitamente que nas autárquicas está a chave para as legislativas.
Lote aliás tão restrito que se resume a eles os dois !
Mas acho que se lhe pode pedir outra atitude para a questão.
E outra disponibilidade ainda que isso vá contra as teses de alguns conselheiros que preferem os salões alcatifados ao aroma da sardinha assada.
É incompreensivel,apenas a titulo de exemplo,que convidada desde Agosto para a apresentação do candidato a Lagos tenha apenas disponibilidade para...mandar uma mensagem.
Alheando-se totalmente do excelente trabalho que o Nuno Marques e a sua equipa tem feito para reconquistar um municipio perdido em 2001.
Esquecendo que para muitos e muitos militantes a presença do lider do partido é,quantas vezes,o único "pagamento" que tem por anos e anos de militância empenhada e desprovida de qualquer interesse pessoal.
Cumprimentar o lider,falar com ele dois minutos,são um incentivo que em muitos casos pode fazer a diferença.
E ainda mais incompreensivel se torna este posicionamento (e Lagos está bem longe de ser caso unico) quando a vemos literalmente perder tempo em reuniões de orgãos não eleitos,que não representam nada nem ninguém e que (com todo o respeito porque quem os integra como é óbvio) não trazem um unico voto ao partido.
Porque quem lá está já vota PSD (pelo menos assim se espera) e quem não está ,e não é eleitor do partido,não é por esses ajuntamentos de "notáveis" que vai mudar de opinião !
Admito que essas reuniões de pseudo élites possam dar jeito a alguns dirigentes para mostrarem serviço.
Ao PSD não dão jeito nenhum.
Porque, além de não servirem para nada , aumentam o descontentamento daqueles que vão dar a cara em combates dificeis e não entendem que a lider tenha tempo para as pseudo"élites" e não tenha ,pelo menos, o mesmo tempo para estar junto dos militantes.
Assim não vamos lá !
Depois Falamos

4 comentários:

Anónimo disse...

é espantoso o desprezo a que esta direcção do psd vota as bases.ontem a senhora lá esteve em mais "um cha das 5" das elites ou seja no lançamento do livro do silva peneda.
para isso ha tempo e disponibilidade.para ir as secções dar alento e apoio a quem precisa é que não.esta é a pior liderança,ela os que a rodeieam,da história do psd.só desejo que dure pouco.senão é o psd que nao dura

Anónimo disse...

«Quem fala assim não é gago» -como prova o Cirilo nestes textos. Assim só posso assinar por baixo.

Haja Vergonha!

Anónimo disse...

Uma excelente análise, diferente das demais a que estamos habituados, pois ao invés de lançar farpas e semear a polémica aponta um caminho com soluções sérias e honestas.
Subscrevo na íntegra.

luis cirilo disse...

Cara Margarida Torres:
Pois...Compreendo o seu desencanto.
É,infelizmente,o de muitos militantes e dirigentes de secção.Mas vamos ter esperança que ainda exista um alterar de estratégia por parte da lider.
Cara Inês:
Realmente não me costumo engasgar.
Mas preferia,acredite,que as coisas não fossem assim.Em 4 anos vamos no 5º lider e isso...paga-se !
Caro ap:
Obrigado pelas suas palavras.Embora não me revekja nesta estratégia prefiro mil vezes a dra Ferreira Leite ao eng Sócrates.
Até porque tenho consideração pessoal por ela.