segunda-feira, setembro 29, 2008

Revoluçao Autárquica


O Jornal "Público" referia um destes dias que nas próximas eleições autárquicas vão candidatar-se pela ultima vez,por força da limitação de mandatos,122 presidentes de câmara do PSD,77 do PS e 21 da CDU.
Partindo do principio,que a estatistica tem confirmado,que esmagadora maioria deles será eleita de novo (até pelo facto psicológico tão português de ser a ...ultima vez) assistiremos em 2013 á renovação em 70% dos municipios portugueses.
É uma autêntica revolução.
Que a par da lei das quotas,que vale já nestas eleições de 2009,obrigará os partido a um trabalho profundo de escolha de candidatos e equipas.
Na óptica do PSD,de longe o maior partido do poder local, significa que detendo sozinho ou em coligação 159 Câmaras vai ter de escolher 149 candidatos a câmara detidas por outras forças politicas, reconfirmar a candidatura de 37 presidentes de cãmara que vão "sobreviver" a 2013 e ainda escolher criteriosamente os 122 número dois dos presidentes em fim de ciclo.
Claro que estes números são indicativos porque o partido vai ganhar algumas cãmaras e perder outras , presidentes existirão que podendo recandidatar-se não o farão,mas grosso modo será dentro disto.
E isso significa muito trabalho,muita prudência e enorme sensatez.
A nivel nacional,distrital e concelhio.
E bem andou a presidente do partido ao alertar as estruturas para a necessidade de escolherem bem os tais número dois.
Porque é uma escolha com reflexos no presente mas também no médio prazo.
Já em relação aos municipios com presidentes de cãmara do PS em fim de ciclo (77 recordamos) o PSD tem que definir muito bem a estratégia de conquista.
Lutando por ela em 2009 mas percebendo que provavelmente só terá grandes hipóteses de se concretizar em 2013.
Mas ,respeitando as diversidades concelho a concelho,uma coisa me parece clara:
Só será possivel ganhar em 2013 quando se jogar para ganhar já em 2009.
Porque do terreno que for possivel recuperar já pode depender o assalto vitorioso ao castelo na eleição seguinte.
Em linguagem militar como é evidente.
Agora se o partido, e especialmente os muitos calculistas que por ai andam,olharem para 2009 como uma formalidade a cumprir e 2013 como o tempo de aparecerem as "grandes vedetas" vão existir autarquias em que nem daqui a 20 anos o PSD chegará ao poder.
Porque o adversário também pensa,também tem estratégia e,essencialmente,tem na mão o poder que queremos conquistar.
E é muito mais fácil preparar um sucessor do que criar uma alternativa a muitos anos de poder consolidado.
Depois Falamos

4 comentários:

Luis Melo disse...

Verdade, e... graças a Deus.
Finalmente veremos todos os "vícios" saírem de muitas câmaras em 2013 (ou assim esperamos).

O importante em 2013, é aproveitar para "limpar" as câmaras municipais. Todos sabemos que os "dinossauros" (PS,PSD ou outros) têm atrás de si equipas com imensos vícios que são um entrave ao desenvolvimento.

Quanto á questão de "tentar ganhar já em 2009". Concordo plenamente. Obviamente que não faz sentido ir em 2009 preparar terreno para 2013. Em linguagem futebolística "quem joga para o empate (em 2009) arrisca-se a perder (em 2013)"

Mas não tenho dúvida que todos os candidatos apresentados em 2009 serão para ganhar. É essa a filosofia do PSD.

Anónimo disse...

Bem, eu não sei o que se passa em todo o país. Sei que em algumas zonas as escolhas serão naturais, mas aqui em Lisboa, nem sei o que diga. Talvez «vale tudo, incluindo arrancar olhos».

Com a hipótese Santana no ar e sendo a única em que haverá um pouco de esperança de 'limpar' de novo os esquerdistóides, o povinho do Preto-MM-PTC está em polvorosa: afinal PSL aprendeu que tem de ser ele a escolher os assessores e dar uma 'ajuda' em certas candidaturas de juntas, que são uma vergonha organizada. O que eu já ri com os tachistas-incompetentes e bandidos em pânico...

luis cirilo disse...

Caro Luis Melo:
Gostava de partilhar o seu optimismo em alguns pontos mas parece-me que existem vicios que vão durar para lá de 2013.
Agora é óbvio que as eleições de 2009 terão de ser ium passo decisivo para tentarmos ganhar em 2013 as câmaras que não forem possiveis já.
Caro Anónimo:
Parece-me ecidente que Pedro Santana Lopes se for candidato a Lisboa terá de controlar todoo processo desde o seu inicio.
É fundamental para poder ganhar.
Agora acredito que exista gente muito preocupada.
Isso acredito...

Anónimo disse...

"Oh Guimarães teu progresso e tua vida..."