domingo, setembro 28, 2008

A cada um a sua Barraca


Declaração de Manuela Ferreira Leite em Braga(acerca do comicio do PS)

"...Se me lembrasse de dar uma festa de grande opulência no meio de um bairro de barracas seria uma enorme afronta a quem lá vivia e foi aquilo que o primeiro ministro fez.."

Multiusos de Guimarães

Com localização privilegiada numa das entradas principais da cidade, na Veiga de Creixomil, junto à Variante Urbana, o Multiusos de Guimarães foi construído com uma polivalência que lhe permite acolher grandes competições desportivas, congressos, feiras, exposições, concertos musicais e outros espectáculos.
Em cinco anos de actividade mais de 1,2 milhões de pessoas participaram em 239 eventos. O Multiusos contribui para o desenvolvimento e afirmação da Cidade de Guimarães, declarada Património Cultural da Humanidade pela UNESCO em 2001 e nomeada Capital Europeia da Cultura em 2012.

Freguesia de Creixomil

Situa-se na periferia ocidental da cidade e fica rodeada pelas freguesias de Azurém, S. Paio e S. Sebastião a nordeste, Fermentões a norte, Silvares a noroeste, S. Tiago de Candoso a poente, Mascotelos a sul e Urgezes a nascente estendendo-se de forma suave até às margens do rio Selho ocupando uma superfície de 2,92 km2. Creixomil é, por excelência, a porta da cidade, na medida em que é nesta freguesia que se encontra o nó da variante e da circular urbana, por onde flúi o trânsito das quatro entradas da cidade. A localização de Creixomil faz com que a cidade se desenvolva no seu sentido, pelo que actualmente Creixomil é um misto de cidade moderna e casario rural, tendo a seus pés uma extensa e fértil veiga que para além da criação de gado, continua a abastecer a cidade com os seus produtos hortícolas.
Em Guimarães não existem barracas,nem bairros de lata nem os fenómenos infelizmente tão frequentes na área metropolitana de Lisboa.
O pavilhão Multiusos de Guimarães,um dos melhores do país e onde o PSD recentemente realizou um congresso,não fica pois em nenhum gueto cercado por barracas.
No Vale do Ave existem dificuldades,existe pobreza, e problemas sociais é verdade,mas os seus habitantes não vivem em bairros de barracas nem cercados por nenhum tipo de miserabilismo.
Entende-se a imagem que se quis passar mas infelizmente há exemplos que não são exemplares.
Foi o caso deste dado pela lider do PSD.
E o que está atrás escrito,para que fique bem claro,sê-lo-ia de igual forma se o lider do partido se chamasse Luis Filipe Menezes,Luis Marques Mendes,Pedro Santana Lopes,José Manuel Durão Barroso ou qualquer um dos que os antecederam.
Porque antes da politica partidária está a cidadania.
E cá por Guimarães somos muito ciosos da nossa Terra.
Depois Falamos

3 comentários:

José Rialto disse...

Muito bem, amigo Luís Cirilo!
Já era tempo de alguém dar voz e relevo à nossa revolta.
Ficamos agora à espera da necessária retractação...

Anónimo disse...

Realmente à volta do multiusos de Guimarães não está nenhum bº de barracas. Aliás em frente existe uma casa solarenga bem linda -pena não ser minha...Se os vimaranenses ficarem fulos têm razão -agora entendo a razão pela qual a srª não falava. Agora também concordo com a estratégia -afinal cada abertura de boca, cada 'boca'. Melhor o silêncio!



Quero actualizar uma informação: depois de ver o povinho de Arganil e dos blogs a dizer que não cumpria o seu mandato, MFL presidiu à última Assembleia Municipal de Arganil. A presidência foi -2º deputado municipal do PSD- confrangedora. A senhora não tem ganas, genica, o que quiserem. Brincando, dizem que nem a freguesia de Pombeiro ela ganhava. Ninguém acredita em tanta moleza.

SicGloriaTransitMundi disse...

Armaram barraca...mais uma vez!