quinta-feira, setembro 11, 2008

Deco...lândia !

Fui um dos 35.000 que ontem á noite em alvalade assistiram aquilo em que o futebol é pródigo.ou seja,uma equipa jogou a outra ganhou.
Portugal jogou bem,ás vezes muito bem,controlou o jogo e criou sobejas oportunidades para construir um resultado tranquilo e até algo escandaloso.
Perante uns dinamarqueses que não sendo pera doce estão bem longe dos tempos de Schmeichel,dos irmãos Laudrup ou de Elkjaer Larsen,durante 85 minutos (pese embora um ameaço inicial dos vikings) só "deu" Portugal.
Sem Ronaldo,provavelmente o melhor jogador mundial da actualidade,e sem Quaresma ainda assim a selecção portuguesa conseguiu ,para além de praticar bom futebol,criar um conjunto de oportunidades que Simão,Nani,Danny e o pelos vistos "vitalicio" Nuno Gomes se encarregaram de desperdiçar de forma inglória.
Mesmo assim,com o balde de água fria dos minutos finais,valeu a pena ir a Alvalade.
Mais que não fosse pela espantosa exibição de Deco,de novo a jogar ao seu melhor nivel,que encheu o estádio com uma exibição verdadeiramente notável.
Quando de grande penalidade fez o 2-1 pensou-se que era o justo prémio para tão grande exibição.
Depois acabou por não ser assim.
Infelizmente.
Mas creio existirem boas razões para estarmos optimistas para os próximos jogos.
A jogar este futebol,com o reforço de Ronaldo e Quaresma,Portugal voltará a assumir o seu lugar de grande favorito deste grupo.
É certo que há problemas para resolver e na baliza estará o maior de todos.
Mas acredito em Carlos Queiroz e na sua capacidade para liderar esta equipa.
E espero que tenha a humildade suficiente,ao contrário do antecessor,para reconhecer um ou outro erro e corrigi-lo.
Ontem a entrada de João Moutinho não foi a melhor opção.
Como não terá sido a permanência de Pedro Mendes e Fernando Meira na bancada.
Ambos tem argumentos suficientes para caberem naqueles dezoito.
Mas se nos lembrarmos que Scolari com Ronaldo,Figo,Rui Costa,Deco,Ricardo Carvalho,Pauleta,etc conseguiu perder com a Grécia duas vezes em quinze dias se perceberá que não há lugar a saudosismos !
Depois Falamos

8 comentários:

SicGloriaTransitMundi disse...

Gostei do jogo, mas confesso que pelo que vi, esperava a vitória, depois do penalti!

Se concordo plenamente contigo em relação à "primadonna" da Luz (que não o Simão), já não estarei tanto de acordo em relação ao Quaresma e ao Ronaldo! É que ontem pareceu-me que a equipa esteve mais unida e coesa,com menos "Ronaldodependência" e com um Nani em bom plano.

Mas eu sou um simples "treinador de bancada"...

CASCAVEL disse...

O que eu sei é que com Scolari no banco, a dirigir a Selecção Nacional, não perdemos um único jogo em casa, nas fases de apuramento para o Mundial 2006 e Euro 2008.
O sargentão, goste-se ou não do estilo (e eu gostava), é aquilo a que no Brasil se chama de "pé quente" e esses ajudam, e de que maneira, a fazer a diferença.
Mais a sério, ontem assistimos a um grande jogo de futebol, com 2 equipas que tentaram, desde o 1º minuto, ganhar o jogo e, no final, a sorte, pendeu para o lado daquela que menos mereceu, não por ter jogado pouco, mas simplesmente porque a outra (Portugal) foi bem melhor.
As perdidas incríveis de Simão (para quando um jogo na Selecção em cheio?), Danny, Nani e N. Gomes, chegavam e sobravam para conquistar os 3 pontos mas, infelizmente, como tantas vezes nos aconteceu no passado, as oportunidades foram sendo desperdiçadas e, no fim, acabámos, ainda que de forma inglória, por pagar caro com a derrota no jogo.
Acho, também, que para além da questão da sorte (ou da falta dela) também houve pouca sagacidade de Queirós na altura de "mexer na equipa" já que, na minha opinião, a saída de Simão (mais do que justa face ao que não tinha jogado o capitão) devia ser colmatada com a entrada de um médio para assim equilibrar a equipa e nunca com a entrada de outro avançado.
Assim, no final, quando era necessário ter uma substituição (por ex. B. Alves) para defender o mais que provável "chuveirinho Dinamarquês", as 3 substituições já se tinham esgotado.
Por isso, acabámos o jogo "apenas" com 3 jogadores altos - Pepe, R. Carvalho e R. Meireles - o que, face à altura da maior parte dos dinamarqueses, se tornou manifestamente insuficiente.
Desta forma começámos este apuramente atrás dos adversários directos o que pode vir a complicar as contas no final.
Claro que esta equipa pode ganhar em qualquer lado mas, ainda assim, esta derrota acaba por retirar qualquer margem de erro e, por isso, a partir do próximo jogo, cada lapso pode ter consequências desastrosas, ou seja, a nossa ausência no próximo campeonato do mundo, o que, a acontecer, constituiria um crime de lesa futebol.
O Africa dio Sul 2012, sem jogadores como Deco, Ronaldo, Quaresma, Nani, R. Carvalho e Pepe será sempre um campeonato amputado de alguns dos melhores jogadores do mundo.
Eu continuo a acreditar que vámos marcar presença no 1º campeonato mundial de futebol a realizar em África, mas que o apuramento se complicou, isso parece-me evidente.

António Lopes da Costa disse...

Fui também um dos 35 mil que estiveram em Alvalade e não consigo concordar com o que disse.
O que eu vi foi uma Dinamarca com muitas fragilidades, a construir uma mão cheia de lances de golo e um Portugal atípico, sem fio de jogo, a conseguir criar algumas (poucas!) oportunidades por lances quase fortuitos de alguns jogadores.
Tenho de dizer que Portugal infelizmente perdeu. E que, também infelizmente, perdeu bem. Por culpa de opções erradas do seleccionador.
Vejamos que Djaló é convocado para não fazer um único minuto em dois jogos. E que jeito teria dado aos sub-21 em Wembley e nos Barreiros....
Não consigo perceber a convocatória, o onze titular e as substituições. Tudo foi desacertado e um desastre completo. Era bem difícil fazer pior do que aquele Portugal, com titulares indiscutíveis dos colossos, fez.
A cinco minutos do fim, a ganhar 2-1, eu comentei com o meu amigo que Portugal não ia ganhar aquele jogo. Com Queiróz era muito difícil. E a verdade é que perdemos mesmo, contra uma equipa medíocre, em casa. Voltámos ao tempo das derrotas que vão ajudar um dia no futuro. Como se perder também fosse bom. Ainda por cima naquelas condições!
Para mim, Portugal perdeu por culpa própria e com grandes responsabilidades de Queiróz. E aquilo que ele deve fazer é assumir a responsabilidade e pedir desculpa às pessoas que seguiram o apelo da Federação e foram ao estádio. E nós, a seguir, pensamos se desculpamos ou não. Porque estes erros prejudicaram os sub-21 e perder em casa é péssimo para uma equipa que quer, legitimamente, fazer uma grande participação no Mundial de 2010.

Vimaranes disse...

Claramente uma excelente exibição da selecção que "só" não foi perfeita porque faltou uma grande dose de maturidade a jogadores que já a deveriam ter. Se sofrer três golos em 10 minutos seria uma tragédia para uma equipa menor, para uma selecção que contém dos melhores do mundo, ainda mais.
Mas o que é certo é que Portugal fez uma exibição q.b para ter quiçá goleado a Dinamarca, mas falhou quando não podia. Erros como estes não podem acontecer numa qualificação onde um deslize pode ser a morte do artista. No entanto, estou plenamente convicto que Portugal está a crescer enquanto selecção às mãos de Queiroz e acabará por emendar esta derrota já contra a Suécia.
Uma última nota para a Dinamarca. Que bom é ver uma selecção, mesmo jogando fora, jogar o jogo pelo jogo. Quem beneficia são os adeptos.

luis cirilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
luis cirilo disse...

Caro Sic:
Um jogador como Ronaldo,desde que em condições,é sempre imprescindivel.Nani,bom jogador,ainda está um bocado "verde" e não por ter sido formado no Sporting.
Caro Cascavel:
Estou genéricamente de acordo com a tua análise excepto nas saudades do Scolari.
Reconhecendo que o brasileiro tinha muita sorte a verdade é penso que Queiroz tem condições para fazer um grande trabalho.
Especialmente se os jogadores nao falharem golos escandalosos.
Caro António:
Desta vez estamos em desacordo completo.Sinceramente acho a sua análise muito influenciado pelo conflito entre Queiroz e o seu Sporting.
Portugal fez uma excelente exibição e só nao somou os 3 pontos porque simão,nani e danny foram uns "nabos".
Já Nuno Gomes é,ele sim,a contradição da tese de Queiroz de que não há lugares cativos na selecção.
Porque é de uma inutilidade total.
Mas,voltando ao jogo,acredito que nos vamos apurar para o Mundial.
Com Ronaldo,Quaresma e a correcção de alguns erros.
E,se for possivel(tem de ser !),com outro guarda redes.
Caro Vimaranes: Faço minhas as suas palavras

Saganowski disse...

O que me parece é que vamos voltar aos (maus)velhos tempos da calculadora na mão!

Com Scolari isso não acontecia...

Anónimo disse...

Caro Dr.:

Também fui dos que vi o jogo mas não em Alvalade, porque nem o trabalho o permitia nem o gozo de ver a seleção se compara ao gozo de ver o Vitória. De todo o modo, e apesar de quase não ter visto a primeira parte, vi que não ganhamos por muita azelhice/nabice dos nossos jogadores que mais uma vez falham escandalosamente golos. No entanto o treinador tem obrigação de corrigir certos desiquilibrios visiveis muitas vezes a olho nú, sendo certo que as substituições são como os melões, ou seja, só sabemos se são boas depois de entrarem em jogo. È claro que há jogadores que fazem sempre falta mas devemos apenas contar com os que lá estão. Notou-se neste jogo e, principalmente na segunda parte, que à imagem de petit, o maniche não tem condições para jogar na seleção e muito menos ser titular. Deu um estouro com uma castanha e só estranho que ninguem se tenha apercebido. Para mim está aí o erro determinante no desfecho do jogo. O moutinho deveria ter entrado para o seu lugar e, provavelmente, não teríamos perdido. Já do nuno gomes nem falo porque não consigo falar do que não existe. Ainda há quem critique o hugo almeida. Marca golos, dá assistências, corre, trabalha, mas para muitos é um zero à esquerda e não merece a seleção. Jogasse ele tantas vezes como outros e veríamos se seria assim tão mau. Há outro ponto que não vejo ninguém tocar, ponto esse chamado quim. Ficou-lhe bem a retratação mas não invalida a responsabilização forte no resultado final. Pois é, antes era o ricardo o bode expiatório, agora é só silêncio. Quanto ao pedro mendes e ao meira são opções do treinador tal como o yannick djaló ou outros. Infelizmente muitas vezes más opções. O que me incomoda é ver sempre o mesmo tipo de apostas e ver jogadores já sem condições a taparem o lugar de outros. Quanto a mim dever-se-ia sempre chamar quem melhor se apresenta, e deixar de vez as camisolas, as falsas vedetas, os compadrios etc de lado aquando das convocatórias. Chame-se quem merece e não quem se acha merecedor. Se assim fosse ou vier a ser muita gente sairá da convocatória e outra tanta entrará.

ponto 1 - Queiroz precisa de algum tempo. Parece-me condescendente/comtemplativo.
ponto 2 - scolari será mais assertivo e exigente/"autoritário".
ponto 3 - maniche, paulo ferreira, nuno gomes não têm lugar nem no banco. Há mais e melhores soluções neste momento.
ponto 4 - Não percebi a ausência do antunes.

Grande abraço

jorge nuno folhadela