domingo, agosto 31, 2008

O meu Barbeiro

Não me considero nem na politica nem na vida um conservador.
Bem pelo contrário sempre tive, e tenho, um espirito aberto a novas ideias,novas tecnologias,novas situações de vida.
Por exemplo nestas eleições americanas votaria sem sombra de dúvidas em Obama.
Todas as regras tem,contudo,as suas excepções.
E se há matéria em que sou profundamente conservador é,a titulo de exemplo,no barbeiro !
Nunca fui de ir a salões de cabeleireiro,nunca me entusiasmei com as modas dos salões unisexo,para mim é barbeiro e mais nada.
O mesmo,aliás,há mais de quarenta anos.
O que significa umas centenas de horas de conversa ao longo de todo este tempo.
Desde 1964/1965 até ontem,ultima vez que lá fui até á proxima como é óbvio.
Tenho-me pois habituado a ouvir com muita atençaõ algumas opiniões e sugestões que me vai dando sobre as mais variadas matérias.
Porque os barbeiros,tal como por exemplo os taxistas,falam com tanta gente que acabam por se transformar em verdadeiros barómetros da opinião pública.
Ontem falamos essencialmente de Guimarães,do Vitória e do PSD.
E vim de lá,do meu barbeiro,com menos cabelo,menos optimismo e mais certezas de que isto não vai nada bem.
Nem em Guimarães,nem no Vitória e muito menos no PSD.
Então aí,segundo ele,é mesmo para esquecer.
Depois Falamos

10 comentários:

Anónimo disse...

Ora bien, de Guimarães não vou falar, porque «quem está no convento é que sabe o que lá vai dentro». Como turista gosto de Guimarães, mas de certeza que os indígenas teriam muito a dizer ao ‘sô presidente da câmbara’. Se eu falasse da ‘minha freguesia’, o blogue ficava cheio e amanhã ainda cá estávamos –eu a escrever e todos os outros à espera, para se poderem dedicar a outros temas. Do Vitória ainda menos -não pesco patavina de pontapé na bola. MAS SOBRE O PSD EU GRITO!

Estava à espera da inacção da vovó Manecas. Inacção ao serviço do sistema e do PS. Nunca pensei foi que fosse tão óbvio –A VOVÓ NEM TENTA FINGIR QUE É PRESIDENTE DO PSD!

Depois de torpedearem todas as direcções (que não lhes davam o ‘tacho’ e a importância a que se julgam como direito inalienável); o grupo que se auto intitulou de «elite» –e que foi deixado à solta na direcção- apenas CONSEGUE PROVAR-NOS A SUA INCONSEQUÊNCIA E INCOMPETÊNCIA:
-Inconsequência, porque disse mal de tudo e de todos; e
-Incompetência porque não têm projectos, não tem uma ideia para o país, MUITO MENOS PARA OS PROBLEMAS DIÁRIOS QUE AFECTAM O PAÍS.

Esta burguesia ignorante e mafiosa só sabe destruir e desviar, em proveito próprio, o que pertence ao país. Para isto controlam o sistema judicial –«nada contra os amigos»; insultam os agentes da autoridade –vimos em directo MS-; incentivam pais e alunos a bater nos professores; apoiam todos os malandros que queiram viver sem trabalhar - veja-se o RMG e as assessorias…Assim incentiva-se a preguiça e o ram-ram. Não vale de nada o estudo, ou o empenho, porque os únicos que saem da miséria generalizada, são os que se baixam a tudo…

O PSD foi criado exactamente por uma faixa de população que queria um estado social e justo, mas também a recompensa do esforço pessoal. Este modo, EMPREENDEDOR, É EXACAMENTE O OPOSTO DO QUE O QUE ESTA BURGUESIA RASCA QUER. Daí a luta de morte dentro do PSD -entre o que é a matriz do partido e uma clique que, com todos os expedientes, tenta destruir-lo.

Anónimo disse...

Infelizmente o PSD hoje apenas vive tempos de apatia. O poder PSD está nas mãos dos mais ignorantes, as pessoas que até tem algum valor são lireralmente afastadas e anuladas. Por vezes tenho pena do nosso PSD. Só lamento que os outros que alguma coisa valem se mantenham tão apáticos e não se unam numa só força renovadora.
Mas por vezes é mais fácil chorar e lamentar do que pegar em acções efectivas e lutar por um PSD melhor.

Dri disse...

Já ouvi falar imenso desse barbeiro e com este post aumenta imenso a curiosidade em conhece-lo. Como referiu no seu post, os profissionais dessa area, são autenticos opinion makers. Gosto imensod e ouvir estas pessoas pois a forma como veem a realidade politica social e futebolistica encaram sempre aspectos que por vezes nos passa despercebidos

Anónimo disse...

Depois Falamos, eu...que não vou ao barbeiro apenas porque não tenho barba, sinto como se lá fosse todos os dias e viesse de lá com o mesmo rol de 'opinião pública'. Esta direcção do PSD é a junção do maior número de arrivistas e conservadores destituidos de qualquer ideia sobre o que é Portugal, quem sãos os portugueses e o que precisa o país para não se transformar numa provincia espanhola. É de fugir.

Anónimo disse...

Ontem ouvi um comentário e achei piada:

Em relação ao acontecido na Geórgia, foi lembrado o problema do Kosovo, que esteve na iminência de ser reconhecido por Portugal, logo nos primeiros dias.

Afinal ainda não foi e parece que a nossa prudência está a revelar-se correcta.

Isto a propósito de alguém se lembrar agora que por acaso uma das poucas vozes que na altura remou em contra corrente foi LFMeneses, embora com pouco eco.

Mas vingou a opinião

Anónimo disse...

Os barbeiros tal como os taxistas dizem aquilo que queremos ouvir. São agradáveis. Concerteza que estão informados e sabem muito bem que o autor deste blogue pensa do vitória, de Guimarães e do ACTUAL PSD.
Não fez mais do que dar-lhe GRAXA.
A propósito, a concelhia do PSD de Guimarães está sem lider.
NÃO ESTÁ NA HORA DE "TOMAR CONTA" ou vai esconder-se toda a vida...

Anónimo disse...

GOSTO DO SEU PENTEADO, É MODERNO DÁ PARA OS DOIS SEXOS.
QUANTO CUSTA A BARBA E O BIGODE...E O CORTE?
PODE SER QUE LÁ DÊ UM SALTO.

luis cirilo disse...

Caro Anonimo(2.30):
Do seu comentário retenho aquela que me parece a ideia fundamental:O PSD foi criado com uma matriz e um espirito que tem pouco a ver com estes silêncios,esta falta de liderança e essencialmente com esta falta de rumo para os portugueses que não se reveêm no PS.
Caro Anónimo(2.43):
Vale sempre a pena lutar por um PSD melhor.E os militantes do partido tem sabido,ao longo do tempo,corrigir os erros de trajectória.
Cara Dri:
São a voz do povo.essa voz que tanto incomoda algumas élites.
Cara voz do além:
Nao penso que a direcção do PSD seja tão má assim.Acho-a desfasada da realidade mas considero-a constituida por pessoas de bem.
Caro "Carlos":
Bem me recordo que a posição da direcção de Luis Filipe Menezes,aconselhando grande prudência na questão do Kosovo,foi muito criticada por algumas das élites que actualmente governam o partido e queriam alinhar rápidamente ao lado dos paises liderantes da União Europeia.
Afinal veio a constatar-se que a posição do governo português e de L.F.Menezes foi a mais correcta e sensata.Dá sempre jeito a um partido de oposição ter um lider viajado,culto e conhecedor da história da Europa.
Evita,pelo menos,erros primários em politica externa.
Caro Anónimo(5.57):
Evidentemente que não é nada disso que diz.Não se trata de graxa até porque não sou sensivel a isso nem uma relação profissional com quarenta anos necessita de semelhante atitude.
Mas é o problema de se falar na ignorãncia dos factos.
Dá asneira !
Quanto ao PSD de Guimarães não estou minimamente interessado em discuti-lo com anónimos.
Caro Anónimo(7.14):
Não se incomode.
Ele é barbeiro não é psiquiatra !

Os Pensamentos da Borboleta disse...

Os barbeiros e os taxistas são de facto pessoas com muita sabedoria.

luis cirilo disse...

Cara Marisa:
Se são...