sexta-feira, maio 18, 2007

O Dono da Verdade


Pacheco Pereira (PP) é um dos comentadores politicamente correctos mais apreciado pelo regime.
Pensa pela sua cabeça,tem ideias e opiniões,acesso fácil á comunicação social e ainda lhe pagam para isso.
Só vantagens.
De facto,nos tempos de austeridade que ser vivem,pensar e ainda ser pago para dizer o que pensa é um incontornável privilégio só ao alcance de poucos.
E PP não se poupa no usufruto desse privilégio;é no Público,na Sic Noticias,na Sábado,na TSF,em todo o lugar dá opinião sobre tudo.
Um prodigio.
Mesmo quando fala do que manifestamente não sabe,a sua aura de comentador do regime,ajuda a credibilizar os maiores disparates que profere.
Do Iraque ás eleições em Lisboa,das viagens espaciais ao regulamento financeiro do PSD,de tudo PP fala com o maior dos á vontades como se de tudo fosse um especialista.
Não é.
Nomeadamente no que ao PSD diz respeito.
Da vida interna do PSD,e pese embora ter sido mediano presidente de uma grande distrital (que ele próprio admite ter sido uma péssima experiência, para ele,porque para a distrital nem se fala...)sabe de facto muito pouco.
Tem sabido,quando muito,extrair da sua passagem pelo partido aquilo que o PSD de melhor tem para dar.
Cabeça de lista ao Parlamento Europeu,cabeça de lista em legislativas á Assembleia da República,presidência de uma grande distrital,espaço para enquanto profissional da opinião representar a área politica do partido nos espaços de debate da comunicação social.
Isso tudo soube PP potenciar muito bem.
Solidariedade com o partido nos momentos complicados,disponibilidade para concorrer a uma câmara dificil (por exemplo...Lisboa),militância activa nas secções juntos dos militantes,etc,bem quanto a isso estamos conversados.
E é pena,porque quando o ouvimos,falando daquele pedestal de supra sumo em que ele próprio se empoleira,ficamos sempre com pena que não venha para o terreno do concreto,da realidade,resolver os problemas para os quais em teoria tem sempre solução.
Vem tudo isto também a propósito de uma prosa de PP,na ultima edição da revista Sábado,defendendo o absurdo regulamento financeiro em vigor no PSD, como resposta a uma noticia do DN que referia um eventual recurso para o Tribunal Constitucional por parte de militantes que discordam da aplicação do referido regulamento.
E lançando,coisa que aliás faz muito bem,uns anátemazinhos sobre os que ousam discordar da verdade oficial.
Não se inibindo,com a arrogância que o caracteriza,de enveredar pela via do insulto aos dirigentes locais considerando-os como uns caciques sempre prontos a todas as artimanhas para influenciarem,e desvirtuarem,os resultados das eleições internas.
Uma lástima !
Até porque foram muitos desses "caciques" locais,com o seu trabalho empenhado,militante,sacrificado e tantas vezes ignorado,que permitiram que "primas donas" como PP fossem deputados,deputados europeus,etc,etc, sem se darem ao trabalho de calcorrear freguesias e concelhos em busca dos votinhos necessários.
Para além de uma série de outros considerandos,ao longo do artigo,que demonstram bem a ignorância de PP sobre a realidade do PSD.
Mas há um aspecto no parágrafo final que não pode passar sem reparo:
"...Os signatários do recurso ao Tribunal Constitucional conhecem muito bem todos estes truques por experiência própria e estão preocupados por ter de concorrer ás eleições de 2008 sem os bons velhos métodos de sempre..."
Vamos ser claros.
Desde sempre Pacheco Pereira ?
O sempre é quando ?
Os tempos logo após o 25 de Abril em que defendia a ditadura do proletariado enquanto os tais "caciques" lutavam para através do PPD construir uma democracia parlamentar ?
Os tempos em que os tais "caciques" já eram sociais democratas enquanto PP era marxista leninista ?
Ou será de tempos mais recentes em que PP percebeu que o marxismo já não dava e veio sorrateiramente para a área da democracia em busca de "uns amanhãs que cantam " ?
A Pacheco Pereira falta autoridade moral para se referir a muitos e muitos dirigente do PSD.
Que deram ao partido muito mais do que ele,tendo recebido seguramente muito menos !
Mas até compreendo a defesa que PP faz do regulamento financeiro em vigor no PSD.
Palavra que compreendo.
Trata-se de um regulamento quase estalinista,que prevê o controle burocrático do aparelho e cerceia uma liberdade interna que sempre foi apanágio do PSD.
Visa ,no limite,perpetuar no poder uma "elite" dirigente sem efectiva força politica junto das bases.
Aquilo a que no futebol se chama controlar o "sistema" !
Ao contrário de PP,e dos ideólogos deste absurdo,ainda sou dos que pensam que a consciência e o voto de um social democrata valem bem mais do que os 12 € da cota anual do PSD os os 6 € da JSD.
Acredito na liberdade dos militantes.
Mas compreendo que PP prefira o controle por parte do aparelho.
Afinal há velhos hábitos que nunca se perdem.
Depois Falamos

23 comentários:

Anónimo disse...

todos os que discordam do grande chefe do luis cirilo levam sempre com o mesmo: o insulto!

já basta de tanta mediocridade! ou não têm mais o que dizer?

Vocês realmente são só isso, são só o insulto

Anónimo disse...

Não surpreende. O Luis Cirilo não faz nada na C M de V N de Gaia e tem um salário chorudo. O que é que havia de dizer?

Anónimo disse...

Mesmo que seja verdade, aqui só devíamos discutir ideias.

Anónimo disse...

no que deu o mendismo;malcriadice e insultos.nem uma ideia,nem um argumento.oxalá o Menezes seja lider rápidamente.é tepo de correr com esta escumalha

Anónimo disse...

malcriado e insultuoso é o diogo oliveira. é uma vergonha! os únicos que insultam mesmo são esses apoiantes do rei do sertão. que vergonha

Anónimo disse...

os anonimozinhos deviam ter coragem de assinarem o lixo que escrevem com o nome.
mas se calhar tem vergonha de serem quem são.
ou então nao passam de uns abichanados

Anónimo disse...

mais insultos.... deplorável, simplesmente deplorável.

Anónimo disse...

Aparelho = presidente da câmara municipal + dinheiro + presidentes das juntas de freguesia + listagem dos códigos de pagamento das quotas + dinheiro + autocarros + tipos que eram do ps

Esferovite disse...

Ai Pacheco Pereira, quantos ódios despoletas...

Por algum motivo será. Se qualidade não tivesse, ninguém lhe ligaria, como acontece a tantos comentadores que por aí deambulam.

Anónimo disse...

Meu Deus Cirilo. Ao que chegaste?

Anónimo disse...

Penso que o tema proposto deveria ser comentado. Não é a chamar mal educados uns aos outros, que se resolvem os graves problemas internos do PSD. Pacheco Pereira antes ainda de ser dirigente da distrital de Lisboa, tinha como política o desaparecimento dos militantes, que deveriam ser substituídos por apenas uns amanuenses e sendo eleitos nas eleições nacionais os quadros –entre os quais ele se encontrava. Na época tal suscitou um repúdio por parte da maioria dos militantes – OS TAIS QUE COLARAM CARTAZES, QUE SE BATERAM NA RUA PELA LIBERDADE, OS QUE FORAM INSULTADOS E AGREDIDOS, OS QUE ATURARAM OS COMUNAS E OS XUXAS, NAS ASSEMBLEIAS E NAS MESAS DE VOTO. Perante tal situação, os iluminados do sistema pseudo-democrático, resolveram dar a volta aos recalcitrantes –abafá-los com inscritos, que são recrutados nos bairros sociais de certos municípios… Foi isso que aconteceu no PSD-Lisboa como é bem sabido. O RESULTADO ESTÁ À VISTA –O ‘EXCELENTE' TRABALHO FEITO NA CML.
É isto que está em causa: a democracia interna, onde mandam os militantes; ou uma caricatura de democracia, onde gente arregimentada, que não sabe de que secção é, que é paga pela deslocação, que vota nos quadros que lhes pagam com dinheiro de malas mal-afamadas, resultantes de negócios em investigação judicial, ou a serem julgados.
Quanto à qualidade dos comentadores televisivos ela é por vezes anedótica –como aqueles comentadores de política internacional, que recitam a tradução dos artigos da «Time» ou «Newsweek» como se fossem conclusões, ou ideias próprias. Quanto a PP bom: podemos concordar com a sua defesa de um sistema que perpetua a mediocridade e miséria de Portugal; ou podemos discordar. Não sendo necessário insultar ninguém pela discordância das nossas ideias.
A minha opinião é que PP não tem qualquer garra, não sabe gerir um qualquer departamento do Estado e nunca se empenhou em ganhar uma eleição –logo não é alguém que eu queira a dirigir o PSD ou Portugal. É UMA OPINIÃO –DISCUTÍVEL, NÃO INSULTÁVEL !

Anónimo disse...

A opinião é respeitável mas é também falsa. PP já concorreu a várias eleições onde ganhou algumas e perdeu outras. Desde logo o argumento cai por aí. A verdade é que todos os que só sabem colar cartazes e não sabem pensar não gostam dos que pensam...são perigosos!!!!!

Anónimo disse...

é curioso como os advogados do pacheco pereira só sabem insultar e chamar ignorantes aos que pensam de outras maneira.até a velha distinção entre coladores de cartazes e pensadores foi chamada.
uma tristeza.
até porque ambas as formas de pensar sao respeitaveis.desde que defendidas com argumentos correctos.

Anónimo disse...

O blog dO menezista LUÍS CIRILO é o espelho do menezismo:
1)BÁSICO,
2)MAL-CRIADO
3)IGNORANTE

Aqui nada se discute, só se insulta. O PSD é mesmo triste

João Melo disse...

a rádio em q o pacheco bota faladura não é a tsf.é a rádio clube português

Anónimo disse...

Mas ainda há gente que se dá ao trabalho de ver, ouvir e ler o que o PP "debita"?????

Isto faz-me lembrar aqueles tipos que se julgam grandes entendidos em futebol, mas nunca deram umas corridas ou uns pontapés na bola!

Haja paciência...

Anónimo disse...

por essa descrição até podiamos estar a falar do Mourinho! Péssimo exemplo! Tente lá de novo

Anónimo disse...

QUE VERGONHA. MENDISMO, MENEZISMO, O QUE FOR. ISTO É UMA GRANDE VERGONHA.
CARO DIOGO PARA SI INSULTO É SINONIMO DE MENDISMO? QUE PRESUNÇAO. DIFERENDOS DE OPINIAOM SÃO PARA SI GUERRILHAS INTERNAS.

OS RESPONSAVEIS PELO ESTADO MISERAVEL EM QUE MERGULHOU P PSD?
INCOMPETENCIA DO MENDES, MAS ACIMA DE TUDO: GANACIA E ANSIA DE PODER E PROTAGONISMO DE UM SO HOMEM, LUIS FILIPE MENEZES.

CARO SR CIRILO, MENOS SECTARISMO POR FAVOR. NAO QUE NAO CONCORDE CONSIGO SOBRE O QUE DISSE SOBRE PACHECO PEREIRA, MAS ESTA INSISTENCIA EM MALDIZER OS QUE NÃO TEM A MESMA OPINIAO Q A SUA ACABA POR CAIR NO RIDICULO, NAO ACHA?

Anónimo disse...

Por acaso e para o simpático que pensa que colar cartazes é sinónimo de estupidez, tenho vários diplomas universitários portugueses (UL; UA; UT) e um de Cambridge, tudo de universidades cotadas e nenhum diploma tem data de domingo...
Mais uma vez opiniões não insultos de tipos, que não sabendo distinguir
uma couve de um nabo, até são porreiraços.

Anónimo disse...

é impressionante que quando se criticam ideias e se discorda de algumas figuras é-se logo acusado de estar a insultar.
acho que o luis cirilo manifestou discordancias politicas em relação ao pacheco pereira sem o insultar nem por em causa a sua valia intelectual.
vieram logo os fanaticos do mendismo,sempre escondidos atras do anonimato,insultar e atacar quem,como o menezes,nada tem a ver com o assunto.
eu até sei que depois das asneiradas do memndes em lisboa e do banho que o negrao vai levar tudo se complicará.os grandes mendistas da camara de lisboa ja foram para o desemprego e sem regresso e a seguir vao os os outros mendistas instalados no partido.mas queixem-se do mendes e da paula cruz nao do cirilo ou do menezes

Anónimo disse...

QUE VERGONHA. MENDISMO, MENEZISMO, O QUE FOR. ISTO É UMA GRANDE VERGONHA.
CARO DIOGO PARA SI INSULTO É SINONIMO DE MENDISMO? QUE PRESUNÇAO. DIFERENDOS DE OPINIAOM SÃO PARA SI GUERRILHAS INTERNAS.

OS RESPONSAVEIS PELO ESTADO MISERAVEL EM QUE MERGULHOU P PSD?
INCOMPETENCIA DO MENDES, MAS ACIMA DE TUDO: GANACIA E ANSIA DE PODER E PROTAGONISMO DE UM SO HOMEM, LUIS FILIPE MENEZES.

CARO SR CIRILO, MENOS SECTARISMO POR FAVOR. NAO QUE NAO CONCORDE CONSIGO SOBRE O QUE DISSE SOBRE PACHECO PEREIRA, MAS ESTA INSISTENCIA EM MALDIZER OS QUE NÃO TEM A MESMA OPINIAO Q A SUA ACABA POR CAIR NO RIDICULO, NAO ACHA?

Marta Rocha disse...

O PP é de facto um privilegiado. Porquê? Porque diz o que pensa? Sem dúvida. Mas o interesse na pessoa só se deve ao facto de ser um quadro do PSD, um militante, que diz mal do próprio partido. É que militantes do PSD que dizem mal do PS e vice-versa é o que mais há por aí. O que não aparece muito são militantes de um partido de direita, simpatizantes das ideologias de esquerda e que só se mantêm no partido porque é economicamente compensador. Falando em linguagem religiosa, o PP não chega sequer a ser um militante não-praticante, é mais do que isso, é o próprio anti-Cristo do PSD. E até o compreendo, é frustrante continuar num partido, com qual não se tem afinidades, só porque faz bem à carteira...

Anónimo disse...

Como é que disse mal do próprio partido? Até apoiou a CPN! Portanto não disse mal do partido. Espero que nunca mais seja possível ganhar eleições para concelhias à custa de militantes que foram inscritos à força (tanto que nem pagam as quotas, outros as pagaram à lista) e que vão votar em rebanhos tocados por presidentes de junta.
Dizer mal do partido é andar permanentemente a dizer mal do presidente do partido, que é incapaz, que não sabe, que nunca acerta, que é frouxo e que nunca conseguirá ganhar eleições.