terça-feira, maio 01, 2007

Do sonho ao pesadelo ?


Lentamente aquela que parecia poder ser uma época de sonho para o Chelsea e para José Mourinho está-se a transformar num pequeno pesadelo.
Sim ,pequeno,porque não podemos perder de vista que mesmo que tudo até final corra mal,a verdade é que muito foi feito.
Ganha,frente ao Arsenal,a Taça da Liga Inglesa o Chelsea batia-se em três frentes:
Campeonato,Taça e Liga dos Campeões.
Com o primeiro práticamente inalcançável e hoje injustamente eliminado nas meias finais da "Champions",depois de duas horas de um jogo intensissimo,"resta" a Mourinho vencer a final da Taça de Inglaterra,frente ao Manchester United, para conquistar um segundo titulo esta temporada.
Mas mesmo que essa final corra mal o balanço da época dira que o Chelsea ganhou a taça da liga,foi vice campeão de Inglaterra,semi finalista da Liga dos Campeões e finalista da Taça de Inglaterra.
Se tudo correr mal,repito,porque em teoria ainda pode ganhar o campeonato e na taça tem 50% de hipoteses de sair vencedor.
Perante este balanço alguém pode atirar a primeira pedra ?
Porque não podemos esquecer o seguinte:
No inicio da época o Chelsea,por razões várias,deixou sair os centrais Gallas e Huth,o extremo Damian Duff,os pontas de lança Hernan Crespo e Carlton Cole.
Para os seus lugares veio o defesa holandês Boulharouz (decepcionante) o lateral Ashley Cole,o médio Ballack e o avançado Schevchenko.
Este ultimo imposto por Roman Abramovitch.
Que com os 45 milhões de euros nele gastos podia ter contratado dois ou três jogadores,para várias posições,de grande qualidade
E,ainda por cima,o ucraniano teve um rendimento apenas mediano,longe do fulgor evidenciado no Milan.
E a verdade é que ao longo da época Gallas,Duff e Crespo teriam dado imenso jeito.
Depois as lesões.
Joe Cole,John Terry,Cech e Robben,quatro jogadores decisivos estiveram longo tempo ausentes e,um deles,Joe Cole só agora reapareceu depois de mais de seis meses lesionado.
Na véspera do jogo decisivo com o Liverpool mais duas lesões; Ricardo Carvalho,provavelmente o melhor jogador do Chelsea ao longo da época, e Schevchenko.
Com o acréscimo de sobrecarga que essas lesões representaram para todos os outros.
Se em Janeiro Abramovitch,em vez de dar uma de patrão,tivesse contratado os dois jogadores que Mourinho considerava necessários talvez tivesse sido possivel uma época de glória absoluta.
Assim ficou a certeza reforçada de que José Mourinho é,de facto,um treinador fabuloso.
Porque só um "special one" conseguiria,apesar de todas as contrariedades,alcançar o que ele esta época já alcançou.
Depois Falamos

1 comentário:

Anónimo disse...

concordo totalmente.nao foram as lesoes e a teimosia do russo e outro galo teria cantado ao chelsea