terça-feira, abril 25, 2006

O "Meu" 25 de Abril


Faço parte de uma geração que viveu com alguma intensidade o 25 de Abril. Á data,nos meus catorze saudosos aninhos, fazia parte de um grupo de jovens que no Liceu de Guimaraes,sem preocupaçoes nem conhecimentos politicos,mas curiosidade pelo mundo que nos rodeava já nos iamos apercebendo que o "rei ia nu".
Falava-se timidamente de politica,apercebiamo-nos que nos mais velhos e necessariamente mais politizados havia um desasossego permanente,motivado certamente pela perspectiva que se ia aproximando da ida para a guerra em Africa,mas tambem por leituras proibidas e "agitações" subversivas á nossa pequena escala do género de escrever umas coisistas nas paredes das casas de banho ou distribuir uns panfletozitos.
Diria o meu amigo Pedro que era uma "intifada" já a germinar !
No dia 25 de Abril,recordo-me que só para o fim da tarde fomos ouvindo falar de que se tinha passado qualquer coisa em Lisboa mas de contornos vagos e imprecisos.
Depois os noticiarios,os jornais,os comunicados do MFA, enfim durante essa noite ficamos esclarecidos.
Tinha-se dado uma revolução.
No dia 26, no Liceu,ainda houve,tanto quanto me lembro a primeira aula da manha,mas a partir daí a situação tornou-se incontrolável.
Orientados pelos mais velhos (semanas mais tarde perceberiamos que militantes do MRPP e da UEC) reunimos no recreio e decidimos fazer uma manifestação pelas ruas da cidade.
Lá fomos corredores fora rumo á saida,engrossando a hoste a a cada sala de aulas porque passavamos e mesmo a saida,já centenas,depararamos com o vice reitor e dois ou tres funcionários a tentarem barrar a saida.
E recordo-me,como se fosse hoje,do curtissimo diálogo então travado em clima de enorme tensão:
"Aconselho-os a que voltem as aulas" palavras do vice reitor.
"Aconselhamo-lo a sair da frente" resposta da multidão.
Resta dizer que o então vice reitor,dr Daniel Marques Mendes,pessoa aliás estimável,acatou a "sugestão" dos alunos.
Penso muitas vezes que o choque com "esse" Marques Mendes,no 25 de Abril de 1974,viria a ter algo de premonitório em relação a outros choques do futuro...
Se bem me lembro, o actual lider do PSD,também estava nesse grupo de alunos que forçou a saida do Liceu de Guimaraes.
Curiosidades !
Depois sim foi a manifestação.
Percorreu as ruas da cidade,foi a outras escolas buscar alunos (lembro-me bem da aflição que foi num colégio de religiosas para não deixarem as alunas sair !!!) e no final eramos muitas centenas a percorrer Gimarães dando vivas ao 25 de Abril, ao general Spinola e ás forças armadas.
Começava aí um periodo exaltante de grandes experiencias e sensações novas.
Talvez volte ao assunto...
Depois Falamos

Sem comentários: