quarta-feira, abril 19, 2006

Histerias...


Uma primeira leitura rápida dos jornais do dia confirma as piores expectativas acerca do badalado caso dos deputados faltosos.
Tipo telenovela mexicana,de enredo piroso e actores de 5ª escolha,sucedem-se os episodios de gosto duvidoso que só alimentam quem se satisfaz com estes sub produtos.
Depois do acto grave que foi a falta de quórum,apareceram as explicações e as desculpabilizações.
Primeiro das lideranças parlamentares,que no bom estilo "manga de alpaca" ,preferiram atirar culpas para o parceiro do lado em vez de assumirem responsabilidades.
A seguir,os faltosos entraram num delirante concurso interno á procura da desculpa mais risivel,extravagante e não justificativa de nada.
Eu próprio,que como alguns amigos sabem,tenho algum gosto por concursos e charadas mas confesso que a imaginação dos deputados foi muito para além da minha própria imaginação.
Se foi !
Finalmente,e uma vez mais recusando assumpção de responsabilidades e olvidando o prestigio da instituição Parlamento,saõ as lideranças partidárias a começar por Jose Sócrates (que se bem me lembro do meu tempo de Assembleia não era nenhum exemplo especial de assiduidade...) que resolveram exigir medidas de "moralização"
Mais próprias para meninos de escola que chegam atrasados ás aulas do que para um orgão de soberania com a importãncia da Assembleia da República.
Quando a solução é tão simples.
Basta escolher melhores deputados.
Com sentido de responsabilidade,noção correcta do que são deveres e direitos inerentes á função e que assumam o trabalho parlamentar (dentro e fora da Assembleia) como a sua actividade fundamental e não como um biscate que proporciona uma avença jeitosa .
Será assim tão dificil ?
Avançem para os circulos uninominais e logo se verá...
Depois Falamos

Sem comentários: