sábado, setembro 27, 2025

É Agora.

Não resido em Guimarães há uma dúzia de anos.
Não voto em Guimarães.
Não sou candidato a rigorosamente nada em Guimarães.
Mas sou de Guimarães.
E isso é uma honra e um orgulho que nos acompanha pela vida fora.
Em Guimarães nasci, cresci e vivi muitos anos.
Em Guimarães iniciei a minha vida política, em 21 de Janeiro de 1975 ao filiar-me na JSD, e sempre tive Guimarães como um dos faróis orientadores da minha participação cívica, desportiva e política.
Na assembleia municipal defendi o PSD e combati o PS, durante vinte anos , sempre na oposição mas sempre convicto que o PSD era o partido que melhor defendia os interesses da minha Terra.
Continuo completamente convicto disso. Cada vez mais convicto diria.
Vi o PSD ganhar e perder a câmara sendo que a mais dolorosa das derrotas foi em 1989 quando António Xavier e o PSD perderam umas eleições que mereciam ganhar e constatando que desde essa derrota e até estas eleições de 2025 o PSD nunca esteve perto de ganhar pese embora o mérito de algumas das suas candidaturas e o "mais do mesmo" que o PS há muito é.
No dia 12 de Outubro a História pode ( e deve) finalmente mudar.
É agora o tempo de o fazer.
Ao que resta, e quão fraco é, dos longos anos de poder do PS opõe a coligação "Juntos por Guimarães"(PSD e CDS) um conjunto de candidaturas nas freguesias, para a assembleia municipal e para a câmara  de enorme qualidade e alicerçadas em ideias frescas, inovadoras, concretizáveis e que potenciarão a Guimarães que todos desejamos.
Candidaturas, ideias e candidatos que permitirão ao concelho travar o declinio, a perda de importância, de poder, de população, de empresas e de influência regional e nacional que foram a imagem de marca destes últimos e penosos anos de governação socialista da qual o seu candidato é também pesadamente responsável por mais que queira escapulir-se entre os pingos da chuva como se tivesse chegado de Marte na semana passada.
É tempo de mudar e Guimarães está mais perto da mudança do que o esteve nos últimos 36 anos.
E grande parte do mérito nisso resulta do Ricardo Araújo que é o líder do virar de página e que soube construir uma alternativa de excelência.
Conheço o Ricardo há muitos anos, somos amigos quase desde o dia em que nos conhecemos, trabalhou comigo , sei bem das suas qualidades.
É inteligente, sensato, culto, moderno, pessoa de diálogo mas sem qualquer receio de decidir, tem uma visão excelente do que Guimarães é e essencialmente do que Guimarães deve ser.
Tem todas as condições para ser um grande presidente de câmara e juntamente com a sua equipa devolver a Guimarães a aura e a importância que ela sempre teve  construindo um futuro bem melhor que o passado.
E a questão essencial é mesmo essa.
Ricardo Araújo e a coligação "Juntos por Guimarães" levam Guimarães para o futuro enquanto o PS manterá o concelho a marcar passo e a atrasar-se perante si mesmo e perante as realidades vizinhas.
Não voto em Guimarães.
Mas se votasse não só o meu voto recaíria no Ricardo Araújo e na coligação que lidera como teria a honra e o orgulho de com o meu voto ter ajudado a dar um futuro melhor à minha Terra!
Depois Falamos. 

Sem comentários: