sábado, setembro 27, 2025

É Agora.

Não resido em Guimarães há uma dúzia de anos.
Não voto em Guimarães.
Não sou candidato a rigorosamente nada em Guimarães.
Mas sou de Guimarães.
E isso é uma honra e um orgulho que nos acompanha pela vida fora.
Em Guimarães nasci, cresci e vivi muitos anos.
Em Guimarães iniciei a minha vida política, em 21 de Janeiro de 1975 ao filiar-me na JSD, e sempre tive Guimarães como um dos faróis orientadores da minha participação cívica, desportiva e política.
Na assembleia municipal defendi o PSD e combati o PS, durante vinte anos , sempre na oposição mas sempre convicto que o PSD era o partido que melhor defendia os interesses da minha Terra.
Continuo completamente convicto disso. Cada vez mais convicto diria.
Vi o PSD ganhar e perder a câmara sendo que a mais dolorosa das derrotas foi em 1989 quando António Xavier e o PSD perderam umas eleições que mereciam ganhar e constatando que desde essa derrota e até estas eleições de 2025 o PSD nunca esteve perto de ganhar pese embora o mérito de algumas das suas candidaturas e o "mais do mesmo" que o PS há muito é.
No dia 12 de Outubro a História pode ( e deve) finalmente mudar.
É agora o tempo de o fazer.
Ao que resta, e quão fraco é, dos longos anos de poder do PS opõe a coligação "Juntos por Guimarães"(PSD e CDS) um conjunto de candidaturas nas freguesias, para a assembleia municipal e para a câmara  de enorme qualidade e alicerçadas em ideias frescas, inovadoras, concretizáveis e que potenciarão a Guimarães que todos desejamos.
Candidaturas, ideias e candidatos que permitirão ao concelho travar o declinio, a perda de importância, de poder, de população, de empresas e de influência regional e nacional que foram a imagem de marca destes últimos e penosos anos de governação socialista da qual o seu candidato é também pesadamente responsável por mais que queira escapulir-se entre os pingos da chuva como se tivesse chegado de Marte na semana passada.
É tempo de mudar e Guimarães está mais perto da mudança do que o esteve nos últimos 36 anos.
E grande parte do mérito nisso resulta do Ricardo Araújo que é o líder do virar de página e que soube construir uma alternativa de excelência.
Conheço o Ricardo há muitos anos, somos amigos quase desde o dia em que nos conhecemos, trabalhou comigo , sei bem das suas qualidades.
É inteligente, sensato, culto, moderno, pessoa de diálogo mas sem qualquer receio de decidir, tem uma visão excelente do que Guimarães é e essencialmente do que Guimarães deve ser.
Tem todas as condições para ser um grande presidente de câmara e juntamente com a sua equipa devolver a Guimarães a aura e a importância que ela sempre teve  construindo um futuro bem melhor que o passado.
E a questão essencial é mesmo essa.
Ricardo Araújo e a coligação "Juntos por Guimarães" levam Guimarães para o futuro enquanto o PS manterá o concelho a marcar passo e a atrasar-se perante si mesmo e perante as realidades vizinhas.
Não voto em Guimarães.
Mas se votasse não só o meu voto recaíria no Ricardo Araújo e na coligação que lidera como teria a honra e o orgulho de com o meu voto ter ajudado a dar um futuro melhor à minha Terra!
Depois Falamos. 

Livro

Ontem o Vitória apresentou publicamente o livro do Centenário com a História do clube entre 1922 e 2022. 
Por razões profissionais não pude corresponder ao simpático convite do autor Vasco Rodrigues para estar presente como tanto gostaria de ter estado. 
Estou certo que é uma obra de enorme qualidade que encerra da melhor forma as comemorações do Centenário e que será objecto de estudo de todos quantos quiserem conhecer a magnífica História do Vitória Sport Clube.
Depois Falamos.

quarta-feira, setembro 24, 2025

Gato andino

Catedral de Chartres, França

Bergen, Noruega

Português


Olha-se para o "onze" com que o Rio Ave iniciou ontem o jogo no estádio da Luz e independentemente do resultado não pode deixar-se de considerar que o futebol português não vai pelo melhor caminho na defesa dos seus próprios valores. 
Foi nisto que deu a substituição dos clubes pelas sad à portuguesa. 
Negócios, comissões, entrepostos de jogadores onde cada vez há menos lugar para a afectividade e idolatria ( no melhor sentido do termo) dos adeptos substituída em tantos casos por formas diversas de ingratidão. 
Desconfio que isto não vai acabar bem. 
Mas é apenas a minha opinião.
Depois Falamos.

terça-feira, setembro 23, 2025

Raphinha

De há anos a esta parte que dou pouca atenção à bola de ouro depois de algumas clamorosas injustiças na atribuição do prémio. 
E por isso este ano registei que Dembelé ganhou, como podia ter ganho outro, porque os anos em que Cristiano Ronaldo e Leo Messi eram tão superiores a todos os outros que apenas eles disputavam o troféu já lá vão e não voltam. 
Por isso na classificação deste ano, sem desprimor para Vitinha e Nuno Mendes, o que me agradou mesmo foi ver Raphinha ocupar um magnifico quinto lugar sendo seguramente a melhor classificação de sempre para um jogador que vestiu a camisola do Vitória.
Depois Falamos.

Embaixadora

Já que Portugal cometeu o erro de reconhecer o Estado da Palestina podia, ao menos,nomear Ana Gomes como embaixadora e colocá-la em Gaza. 
De certeza que Israel saberia saudar devidamente a sua chegada...
Depois Falamos.

domingo, setembro 21, 2025

Asneiras

Vila das Asneiras? 
É assim que o jornalixo da CM TV denomina a Vila das Aves!!! 
Numa completa falta de respeito pela vila, pelo concelho de Santo Tirso e até por todo o país que não seja Lisboa. 
Isto um dia vai acabar tudo muito mal. 
Ai vai...vai...
Depois Falamos.

Sudão

Portugal reconheceu o Estado da Palestina mas publicitou a decisão usando a bandeira do... Sudão!!! 
É o que dão as decisões contra natura...
Depois Falamos.

Pangolim

Farol de Cabo Canaveral, Florida, EUA

Castelo de Dunnottar, Escócia

Mourinho

O Benfica fez bem ao contratar José Mourinho?
José Mourinho fez bem em aceitar o convite do Benfica?
Creio que a resposta às duas perguntas é claramente sim.
O Benfica contratou um grande treinador, senhor de um curriculum impressionante, e cuja chegada vai galvanizar a equipa e entusiasmar os adeptos. 
E jogar a Champions com Mourinho no banco é bem diferente de a jogar com Bruno Lage ou Roger Schmidt. 
Sendo que uma boa carreira na Champions é hoje vital para clubes da dimensão do Benfica.
Por seu turno José Mourinho estava a " precisar" de voltar aos grandes palcos, aqueles que apenas a Champions proporciona, depois de nos últimos anos ter andado pela Liga Europa e pela Liga Conferência com bons clubes mas clubes sem a dimensão do Benfica. 
E convenhamos que para quem já treinou Real Madrid , Inter de Milão e Manchester United ( três colossos a nível mundial)) estar no Fenerbahçe, na Roma ou no Tottenham deve saber a...pouco. 
E por isso creio que clube e treinador fizeram boas opções. 
Sendo certo que o caminho que vão trilhar em conjunto a partir de agora tem duas "armadilhas" que devem evitar. 
Uma são comparações com o que Mourinho fez na passagem pelo F.C. Porto. 
Porque seguramente que no Benfica não vai ganhar a Liga dos Campeões e dificilmente a Liga Europa e muito menos em dois anos consecutivos como fez nos " dragões ". 
Hoje dificilmente um clube português pode aspirar a mais do que ganhar a Liga Conferência ou, com boa conjugação dos astros, a Liga Europa. 
Champions é outro patamar.
A outra " armadilha" é a repetição do que se passou há 25 anos quando Mourinho chegou ao Benfica tendo no horizonte de poucos meses eleições no clube. 
Agora não são poucos meses mas sim eleições daqui a um mês. 
Mas passados 25 anos é " outro" Mourinho que chega e ninguém no seu perfeito juízo o iria despedir agora. Até porque ele nestes anos tornou-se um especialista a negociar rescisões.
Seja como for creio que este "casamento" entre Mourinho e o Benfica tem tudo para dar certo. 
O futuro o confirmará.
Depois Falamos.

sábado, setembro 20, 2025

Condições

Se bem me lembro Portugal tinha posto como condições prévias ao reconhecimento do Estado da Palestina ( seja isso o que for...) duas exigências entre várias outras: A libertação de todos os reféns e a desmilitarização do Hamas. 
Não acredito que se segunda feira isso não estiver feito haja lugar ao referido reconhecimento. 
Seria muito feio.
Depois Falamos.

Marcha

A flotilha da Ganza acabadas as férias no Mediterrâneo bem podia fazer uma marcha sobre Cabul para combater esta aberração. 
Embora se saiba que é mais fácil atacar uma democracia como Israel do que combater uma ditadura medieval como a que vigora no Afeganistão.
Depois Falamos.

Silverdome, Detroit

Teatro de Sunac Guangzhou, China

Ouriços Cacheiros

sexta-feira, setembro 19, 2025

Testar

Foram os drones russos a violarem o espaço aéreo da Polónia e da Roménia e agora caças russos nos céus da Estónia. 
Nitidamente o criminoso de guerra Putin está a testar a NATO para ver até onde pode ir na sua ambição de restaurar a União Soviética e o Pacto de Varsóvia. 
E ou a NATO lhe responde à altura ou um destes dias estaremos a lamentar nova agressão russa a um país vizinho. 
Ainda por cima quando em Washington está um paspalho mais preocupado em silenciar a oposição e os críticos do que em usar o poderio americano para conter o seu amigo russo. 
Amigo ou controleiro o futuro esclarecerá.
Depois Falamos.

https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/tr%C3%AAs-ca%C3%A7as-mig-russos-entraram-no-espa%C3%A7o-a%C3%A9reo-da-est%C3%B3nia/ar-AA1MUdtU?ocid=socialshare&sfnsn=mo&fbclid=IwY2xjawM9HcdleHRuA2FlbQIxMQABHoINak1W89K4vRopUg4QahSjyieQokTzwTzQfXbsJeBcq8PADDyjFrN7xIGP_aem_uqB7B3CKOcDHheUQ6hjzfA

Chicotadas

O futebol português é realmente um caso de estudo. 
Estamos em Setembro, estão disputadas apenas cinco jornadas e já foram despedidos três treinadores! Absolutamente inacreditável. 
Com a agravante de um deles, Bruno Lage , ter disputado apenas quatro jornadas porque tinha um jogo em atraso.
E creio que isto, que se repete ano após ano, diz mais sobre a qualidade do dirigismo que temos do que sobre a capacidade dos treinadores. 
Presidentes que ou escolhem mal ou não tem paciência para darem tempo aos treinadores e que aos primeiros insucessos fazem dos treinadores os bodes expiatórios de responsabilidades que tem medo de assumir. 
Os clubes pagam as indemnizações, os presidente assobiam para o ar e os adeptos tudo perdoam na esperança de que a bola entre. 
O problema é quando se olha para as contas dos clubes/ Sad's e se vêem os passivos a aumentarem continuamente e com os erros presidenciais nas escolhas de treinadores que depois resultam em indemnizações a serem um dos factores que alimentam o "monstro". 
Vale-lhes que as opiniões públicas associativas não estão formatadas para ponderarem devidamente esses detalhes maçadores. 
O único critério que valorizam é o de a bola entrar ou não. 
Até ao dia em que nem para comprar bolas haja dinheiro. 
Mas aí será tarde. 
E quem atentar no que aconteceu ao Boavista compreenderá que isto não é ficção mas uma realidade da qual nenhum clube está livre.
Depois Falamos.

domingo, setembro 14, 2025

Anjos e Demónios

Não vale a pena, porque as coisas são o que são, entrar em comparações entre os politicos de hoje e os  de ontem, de anteontem e por aí fora porque os quadros que hoje ocupam lugares nos partidos e no aparelho de Estado não vem de Marte mas sim da sociedade com a suas vitudes e defeitos e de alguma forma correspondem ao que a sociedade é.
Claro que há outra questão que se põe, e com cada vez maior acuidade, que é o facto de a política ter mau nome e ser mal paga (para quem é honesto é claro) o que dela afasta muita gente com valor que de outra forma poderia elevar os níveis qualitativos dos ocupantes de cargos de direção em todo o aparelho de Estado e não apenas no governo propriamente dito.
Seja como for, e ocupe os cargos quem os ocupar, há mínimos que são sempre e em qualquer circunstância exigíveis numa sociedade democrática e com escrutinio permanente de quem ocupe cargos governamentais ou dependentes de nomeação dos governos.
Essencialmente três.
Que seja honesto e exerça o cargo com honestidade.
Que seja competente e ocupe o cargo com competência.
Que na sua vida pessoal, cívica e política seja um factor de prestígio para o governo de que faz parte ou por quem foi nomeado e não uma vergonha para o mesmo.
E isso implica, especialmente na participação política, além da honestidade e da competência não ser mentiroso, não ser intrujão, não caluniar adversários políticos, não distorcer factos e realidades, não lançar atoardas e boatos, respeitar quem pensa diferente, não usar os cargos públicos para conveniências partidárias entre várias outras coisas.
Em suma de um governante ou de um nomeado por um governo a sociedade tem sempre o direito de exigir que faça politica com elevação, seriedade e cavalheirismo (seja homem ou mulher) e não que recorra à canalhice como forma de estar e intervir consagrando o "vale tudo" como forma de agir.
Não se lhes deve exigir que sejam anjos mas devem rejeitar-se firmemente os que querem ser demónios.
Porque, afinal,  apenas se pede a todos e a cada um que sejam uns cavalheiros e não uns canalhas!
No plano dos ideais deve ser sempre assim.
Infelizmente no terreno  não o é.
Depois Falamos.

Farol do Lago Superior, EUA

Elefantes

Cataratas de Iguaçu

"Critérios"

É gente desta que anda pelos jornais e televisões a intrujar descaradamente quem tenha paciência para os aturar. 
Com critérios diferentes, consoante as camisolas, para avaliarem lances idênticos. 
Jornalixo no máximo esplendor.
Depois Falamos.

Idiota

 Chamar-lhe idiota útil quase soa a elogio porque ela de útil não tem nada.
Até direi mais. 
A antipática da Greta parece ter como ocupação única o ser idiota pura e simplesmente.
Todos os dias e em todas as causas em que se mete.
Depois Falamos.

sábado, setembro 13, 2025

Mundial 2026

Sou do tempo, algo remoto admito, em que na fase final do mundial de futebol estavam dezasseis seleções.
Depois lá passou para vinte e quatro e mais recentemente para trinta e duas o que já era algo exagerado mas enfim ainda se admitia porque a expansão do futebol assim o exigia de certa forma.
O próximo mundial terá na sua fase final quarenta e oito seleções!
Quarenta e oito!!!
O que apenas se percebe pela ganância da FIFA em facturar ainda mais em direitos televisivos, patrocinios e tudo o resto, e muito é, que gira em volta de uma fase final do campeonato do mundo de futebol.
Mas as coisas são o que são e muito em especial quando um dos organizadores é um país chamado Estados Unidos da América onde o dinheiro é deus.
A Europa (quadro anexo) terá direito a dezasseis finalistas que serão os vencedores dos doze grupos de apuramento mais quatro seleções que se vão apurar através dos play off que atempadamente serão definidos.
Previsões para os vencedores de grupos?
Grupo A  Alemanha. Grupo B Suiça ou Suécia. Grupo C Dinamarca. Grupo D França. Grupo E Espanha. Grupo F Portugal. Grupo G Holanda. Grupo H Austria ou Roménia. Grupo I Itália. Grupo J Bélgica. Grupo K Inglaterra. Grupo L Croácia ou Repúbica Checa.
Serão estes? Haverá alguma surpresa ? Cairá algum favorito?
Daqui a uns meses saberemos.
Depois Falamos.

Loja estrada, Arizona, EUA

Flatiron Building, Nova Iorque

Cachalote

 

quinta-feira, setembro 11, 2025

Importante

Portugal conseguiu hoje em Budapeste uma importante vitória que o coloca em excelente posição para se apurar directamente para o Mundial de 2026. 
A seleção nacional dominou quase completamente o jogo e os dois golos sofridos resultaram mais daquele estranho sistema defensivo com um trinco a fazer de central ( com três centrais no banco) do que de mérito dos húngaros que para lá dos golos pouco mais fizeram em termos ofensivos. 
Vale que a seleção encontrou sempre antídoto e ao golo inaugural dos magiares respondeu quase de imediato com um golo de Bernardo Silva. 
No segundo tempo Ronaldo adiantou Portugal e quando as coisas pareciam resolvidas uma falha defensiva permitiu o empate que pouco depois Cancelo desfaria numa jogada em que recuperou muito bem a bola e depois finalizou com eficácia. 
Dois jogos, seis pontos, o Mundial já se avista ao longe mas importa manter este ritmo e este nível exibicional.
Depois Falamos.

Santa Ignorância

"Pescado" no Facebook. 
Líder do segundo partido parlamentar com semelhante exibição de demagogia assente exclusivamente em ignorância é simplesmente penoso. 
Para quem votou nele é claro. 
É ou devia ser, já nem sei, porque para o eleitor/tipo do Chega é Deus no céu e André Ventura na terra!
Depois Falamos.

quarta-feira, setembro 10, 2025

Ganza

 A palhaçada que a esquerdalha montou com uma expedição supostamente a Gaza para prestar solidariedade aos palestinianos, mas que já se divertiu nas noites de Ibiza e Maiorca e agora está em descanso para os lados de Tunes, tem como único objectivo ter tempo de antena com base em incidentes e incidentezinhos e com a esperança que Israel lhes dé pretexto para uma vitimização ainda maior.
Um dos capitulos dessa vitimização apalhaçada foi o suposto ataque de que teriam sido alvo por parte de um drone, algo que aliás a Tunísia desmentiu rotundamente, e que lhes tem dado motivo para notícias que uma imprensa ideologicamente solidária e outra que não escrutina o que lhe metem à frente dos olhos tem repercutido para a opinião pública. 
Mas atendendo a quem vai na flotilha da ganza tudo indica que foi este (o da imagem) o drone que os atacou.
Só pode.
Depois Falamos.

domingo, setembro 07, 2025

Bandido

Este bandido, assassino de polícias no tempo das FP 25 de que era um dos mais perigosos operacionais,é candidato a vereador pelo PS em Setúbal. 
Ao que chegou a deriva esquerdista/bloquista de um partido outrora moderado. 
Deriva e falta de vergonha já agora.
Depois Falamos.

Abjecta

Receio que para se esconder atrás de algo da Carris tivesse mesmo de ser de um autocarro.
Eu sei que isto não soa de forma simpática mas esta maneira tão abjecta quanto mórbida de fazer política tentando tirar proveitos eleitorais de uma tragédia tira qualquer um do sério.
E esta senhora é , a par de Pedro Nuno Santos, a melhor prova da OPA ideológica que o BE fez sobre o PS no tempo da geringonça.
Depois Falamos.


Torre Eiffel, 1909

Farol

Canguru

Fácil

Já se sabe que a Arménia não é uma potência do futebol europeu nem tem equipa minimamente comparável com Portugal. 
Mas mesmo assim já por mais de uma vez a nossa selecção regressou de terras arménias com amargos de boca pelo que os homens de Roberto Martinez iam avisados de que não podiam conceder facilidades de qualquer espécie. 
E foi precisamente por não o fazerem, e jogarem sempre num alto nível de concentração, que transformaram em fácil o que noutras circunstâncias podia ser difícil. 
Um onze com cada jogador no seu lugar ( sem as estranhas experiências de outros jogos) e uma entrada muito forte permitiram que Portugal através de Félix e Ronaldo fizesse dois golos que inclinaram claramente o jogo a nosso favor a que depois o tento de Cancelo veio pôr termo a qualquer dúvida que porventura ainda existisse. 
3-0 ao intervalo indicavam um jogo decidido e depois do grande golo de Ronaldo a fazer o 4-0 Martinez substituiu o "capitão", numa gestão de esforço que faz todo o sentido , e ainda houve tempo para novo golo de Félix a fechar o marcador. 
Em suma uma boa exibição, um excelente resultado e um inicio da fase de apuramento para o mundial verdadeiramente auspicioso. 
Quanto a Ronaldo mais dois golos ( 140 pela seleção) a reforçarem o seu estatuto de lenda viva. 
Agora venha a Hungria.
Depois Falamos.

sábado, setembro 06, 2025

Convincente

Guiados pelo enorme talento de Rodrigo Mora e Geovany Quenda os jovens sub 21 de Portugal golearam hoje o Azerbaijão com cinco golos sem resposta todos obtidos no segundo período do jogo. 
E se Mora e Quenda entusiasmam e dão claras indicações de poderem voltar a ser chamados por Roberto Martinez para a seleção A a qualidade desta geração não se esgota neles porque há ali matéria prima muito talentosa. 
E com uma qualidade adicional; os comandados de Luis Freire jogam um futebol de excelente qualidade onde há, como não podia deixar de ser, mão do treinador.
Depois Falamos.