domingo, agosto 31, 2025

Sugestão de Leitura

Jorge Jardim é uma das mais fascinantes personagens do século XX português.
Mas era também daquelas cujo multifacerado percurso de vida era menos conhecido da opinião pública o que em muito contribuiu para que em seu torno se construissem autênticas lendas, narrativas e histórias muito mal contadas.
Esta monumental biografia escrita por José Freire Antunes, depois de város anos de pesquisa e de dezenas de entrevistas com quem com ele conviveu, dá.nos um grande e fidedigno retrato de quem foi realmente o eng. Jorge Jardim.
Agente secreto de Salazar, membro do seu governo durante 4 anos, gestor de empresas pertencentes a Manuel Boullosa e Antóno Champalimaud, consul do Malawi na Beira, mensageiro de Salazar e Marcelo Caetano para Hastings Banda presidente do Malawi, chefe de tropas especiais sem sequer ser militar, planeador de golpes de estado, aventureiro com mil peripécias no seu extraordinário curriculo.
Passou por Angola e pela Indía portuguesa mas foi Moçambique a sua grande paixão à qual dedicou grande parte da sua vida e onde chegou a pensar poder ser muito mais do que aquilo que foi.
E foi muito pode bem dizer-se.
Homem dos sete instrumentos, piloto de aviões, dedicado a multiplas tarefas (boa parte das quais secretas) foi pai de doze filhos e teve uma vida preenchida e em constante movimento.
A um personagem com tão rico e variado percurso só podia corresponder uma obra biográfica de extraordinária qualidade e apaixonante leitura como esta,
Lançada em 1996 foi, em boa hora, reeditada em 2023 pelas edições D.Quixote.
Vale bem a pena ler.
Depois Falamos.

Sem comentários: