terça-feira, julho 18, 2023

Justiça

 O Vitória Sport Clube, fundado em 22 de Setembro de 1922 por António Macedo Guimarães e um grupo de amigos, tem a sua denominaçao social desde essa data e devidamente plasmada nos estatutos que ao longo de cem anos regeram a vida da colectividade.
Vitória Sport Clube é, pois, o seu nome.
Não é Vitória de Guimarães, nem Guimarães, nem outra qualquer.
É Vitória Sport Clube.
E a obrigação de qualquer vitoriano é respeitar o nome do seu clube e tentar que todos os que não são vitorianos o respeitem também independentemente de gostar mais ou menos desta denominação ou de achar que devia ser outra.
Não há vontade individual, opinião própria, ou até capricho vindo do ego que seja superior à realidade dos factos e à "lei" resultante dos estatutos.
Não há. Ponto!
E por isso é da mais elementar justiça reconhecer o esforço de muitos (entre os quais modestamente me incluo) que ao longo dos anos tem lutado, porfiado, teimado para que o Vitória seja chamado Vitória não aceitando nunca que o seu verdadeiro nome seja substituido por um "Guimarães" ou até um "Vitória de Guimarães" que não sendo nomes que nos desprestigiem não são o nosso nome.
E hoje há que reconhecer com satisfação que esse caminho árduo que tantos vitorianos vem percorrendo há anos tem dado os seus resultados e nomeadamente na comunicação social, com uma ou outra excepção irrelevante, já se vê normalmente o Vitória ser chamado como Vitória ou Vitória Sport Clube quer nos jornais quer nas transmissões televisivas e radiofónicas.
Ao ponto de até na sport-tv quando transmitem os jogos do Vitória já aparecer no marcador ao alto do ecran o "VSC" e ter desaparecido o infame "GUI" que era uma enorme falta de respeito pela instituição Vitória Sport Clube.
E tudo isto  é a prova da nossa razão e de que vale a pena lutar por causas justas.
Justas e tão simples como um clube ser tratado pelo seu nome.
Mas é uma luta que não está terminada porque a ignorância, a preguiça mental, a desonestidade intelectual tem muita força e continua a haver quem não respeite o nosso nome e insista em utilizar outras denominações relativamente ao Vitória.
E por isso espero que cada vez mais vitorianos, imbuídos da certeza de terem razão e estarem a lutar por algo que é do mais elementar direito do seu clube, utilizem todas as formas ao seu alcance para explicarem aos que não sabem que o Vitória se chama...Vitória.
Nas redes sociais, na comunicação social para aqueles que a ela tem acesso, nas conversas com amigos de outros clubes.
Pode parecer uma questão menor mas não é.
Porque quem não se dá ao respeito nunca será respeitado e permitir que nos tratem por um nome que não é o nosso é uma falta de respeito com a qual não se pode contemporizar nunca.
Desde 1922, orgulhosamente, somos o Vitória Sport Clube.
Ponto final parágrafo.
Depois Falamos.

Sem comentários: