segunda-feira, outubro 03, 2022

Afonso Freitas

É um dos jovens promovidos à primeira equipa sobre o qual tinha bastante curiosidade face ao seu percurso até então.
Vira-o fazer boas exibições na equipa B mas já se sabe que a Liga 3 é uma coisa e a primeira liga outra bastante diferente.
Nas suas três primeiras aparições não foi feliz.
Titular frente ao Casa Pia e ao Braga (onde até foi substituído à meia hora para evitar segundo amarelo) e suplente utilizado frente ao Santa Clara teve prestações discretas muito por força  de sendo lateral esquerdo ter sido utilizado como lateral direito posição a que manifestamente não se adaptou.
Em Arouca não saiu do banco e frente ao Benfica quando se esperava por Ogawa ou Hélder Sá asssitiu-se á surpresa (para quem está de fora é claro) de Moreno lhe confiar a titularidade mas desta vez no "seu" flanco esquerdo.
E o patinho feio transformou-se em cisne!
Que bela exibição fez Afonso Freitas.
A defender e a atacar, conhecendo na perfeição os terrenos que pisava foi das melhores unidades vitorianas e secou por completo David Neres que neste início de época tem sido bastas vezes o melhor jogador encarnado e aquele que lhes tem resolvido jogos.
E secou-o de tal forma que aos 70 minutos o treinador benfiquista até o substituiu convicto de que com Afonso Freitas por ali nada havia a fazer.
Não se tem dado muito relevo a isso por ser no Vitória( ai se fosse num dos chamados "grandes"...) mas a defesa que anulou por completo o ataque do Benfica é uma defesa extremamente jovem com Afonso Freitas aos 22 anos a ter ainda três colegas mais novos no sector.
André Amaro, Bamba e Zé Carlos todos com apenas vinte anos!
Ficando os 29 anos de Villanueva e os 27 de Bruno Varela como um referencial de experiência mas que quase se dilui no meio de tanta juventude. 
Gostei muito desta exibição de Afonso Freitas.
E embora saiba que uma andorinha não faz a primavera nem um jogo garante uma época  estou convicto que há ali um talento que não engana.
Depois Falamos.

Sem comentários: