terça-feira, maio 10, 2022

Inimigos

O Vitória, como todos os clubes , tem adversários, tem rivais e infelizmente também tem inimigos.
Os adversários são os clubes com os quais disputamos competições. 
Os rivais aqueles em cujos confrontos há um gosto especial em vencer. 
Os inimigos aqueles que nos prejudicam deliberadamente seja nos recintos de jogo, seja nas redacções dos orgãos de comunicação social, seja nos orgãos disciplinares especialmente no futebol. Essencialmente no futebol embora, por exemplo, no basquetebol também já tenhamos sido prejudicados. 
Muito prejudicados até. 
Mas é no futebol que os atropelos contra o Vitória tem maior expressão. 
E se alguém tem dúvidas sobre isso basta atentar naquela vergonha inenarrável que foi a multa ao Boavista pelos cânticos de alguns dos seus adeptos contra Rochinha. 
286 euros, sem sequer a abertura de um inquérito, não é uma multa mas sim o aplauso ao sucedido e o convite a que o facto se repita no futuro. 
Até o arremesso de um copo de cerveja em Vizela mereceu punição bem maior. 
E por isso quem se recusa a punir (286 euros não é punição nenhuma repito) energúmenos que se comportam como verdadeiros inimigos do jogador Rochinha, do Vitória (bem sabemos de onde lhes vem a raiva) e do fair play e desportivismo, não só é tão bom como eles como tem de ser tratado nesse plano e denunciado por todos os meios. 
O Sindicato dos Jogadores e o deputado André Coelho Lima já levaram o assunto ao governo e a direcção do Vitória já se pronunciou em comunicado sobre o sucedido no Bessa. 
Mas é preciso mais. 
Mais firmeza, mais atitudes, maior combate a quem não nos respeita. 
Este é daqueles assuntos em que os silêncios são incomodativos.
Depois Falamos.

P.S. Na imagem está o Conselho de Disciplina da FPF. Cuja permanência em funções é uma vergonha para o futebol e um atentado à verdade desportiva das competições. Porque trata uns como filhos e outros como enteados.

Sem comentários: