quarta-feira, maio 18, 2022

Estatistícas

O meu artigo desta semana no zerozero.pt

Agora que a época do Vitória, e de todos os outros clubes excepto os que vão disputar a final da taça de Portugal e o play off , está terminada há que olhar os números em termos de assistências nesta Liga 2021-2022 de molde a poderem fazer-se algumas comparações e também perceber melhor a realidade do nosso futebol.
O Benfica foi , naturalmente, o clube com mais adeptos tendo nos seus jogos em casa registado a presença de 543.257 à média de 31.956 por jogo.
Segue-se o Porto com 529.149 à media de 31.126 o que traduz algum equilíbrio entre os dois grandes rivais dos ultimos anos do nosso futebol.
Depois o Sporting com 427.698 à média de 25.159 (fraca para um campeão nacional) que ajudará a explicar, embora longe de o fazer totalmente, a não renovação do título e mostra o clube longe dos seus tradicionais rivais em matéria de público no estádio.
Seguem-se Vitória, Braga e Boavista.
O Vitória é , de longe, o quarto clube em número de espectadores mesmo num ano em que as assistências estiveram claramente abaixo do que é habitual no D. Afonso Henriques.
Ainda assim, e mesmo prescindindo por vontade própria para cumprir castigo do último jogo que foi á porta fechada, teve 183.057 espectadores à média de 11.441 que é claramente baixa para os hábitos vitorianos.
Se o jogo com o Gil Vicente fosse à porta aberta, com a atratividade que o último jogo da época sempre tem, não custa a crer que se aproximasse ou até ultrapassasse a fasquia dos 200.000 espectadores.
O que não sendo bom, longe disso, também não envergonha.
Depois Braga e Boavista.
O Braga com 134.270 à média de 7898 por jogo o que significa em relação ao Vitória, e em termos de totais da época, menos 48.787 espectadores ou seja quase duas " Pedreiras" cheias a menos.
As coisas são o que são!
Finalmente o Boavista com 88.000 espectadores, á média de 5.176 por jogo, o que em relação ao Vitória significa quase 100.000 espectadores a menos ou seja quase quatro estádios do Bessa cheios.
É esta a realidade do nosso futebol.
E se os números dos seis maiores clubes não são brilhantes que dizer de todos os outros?
Que dizer de Portimonense com 23.399 espectadores à média de 1.376 por jogo?
Ou de Arouca com 21.778 à média de 1.361 por jogo?
Ou do "lanterna vermelha", em assistências, Santa Clara, com um total de 21.292 à média de 1.252?
E é um panorama que dificilmente poderá ser modificado nos anos mais próximos porque ainda que sendo expectável que Benfica e Porto mantenham ou até melhorem ligeiramente os actuais números, que Sporting e Vitória subam claramente os seus e que Braga e Boavista também melhorem qualquer coisa a verdade é que daí para baixo as notícias estão longe de serem boas.
Do décimo oitavo concorrente, Chaves ou Moreirense o play off decidirá, não resultará grande acréscimo de espectadores médios e a queda de B SAD e Tondela , duas das equipas com menores assistências, não foi em nada compensada, antes pelo contrário, com as subidas de Rio Ave e Casa Pia.
Os vilacondenses tem um estádio com apenas uma bancada, que será suficiente para alguns jogos mas claramente insuficiente para outros, que não permite obviamente grandes assistências e os casapianos já manifestaram vontade de jogarem no Jamor porque o seu estádio de Pina Manique não reune condições para a primeira liga!
Não percebo, mas não é de agora, como se permite que competições profissionais sejam disputadas por clubes que não tem requisitos essenciais para isso como é o caso de terem um estádio condigno.
É esta a verdade mentirosa do nosso futebol.
Que acredito só poderá ser invertida quando forem tomadas medidas de fundo. Que vão da negociação centralizada dos direitos televisivos ao cumprimento de determinados requisitos (filosofia NBA) para se poder competir em competições profissionais.
Passando também, e isso é indispensável, pela evolução cultural dos cidadãos que lhes permita serem pelos clubes das suas terras e não por outros que veêm na televisão e pouco mais.

Sem comentários: