quinta-feira, maio 19, 2022

Blogue

Ontem, no final do "4àGRANDE", recebi algumas mensagens de vitorianos perguntando se a camisola que usava podia ser comprada nas lojas e, num dos casos, se era produto de merchandising do Centenário. 
A resposta foi não. 
Mas a história é curiosa. 
Algures em 2004, quando a blogosfera era bem mais pujante que hoje, um grupo de amigos vimaranenses criou um blogue chamado "D. Afonso Henriques" que tinha como único assunto o Vitória. E nele se discutia tudo, às vezes de forma bem acesa, que tivesse a ver com o clube. 
Direcções, treinadores, jogadores, tácticas, reforços, dispensas, modalidades e tudo mais que se relacionasse com o Vitória. 
Nele se terão escrito algumas páginas brilhantes sobre o Vitória desse e doutros tempos. 
Por decisão bem original do núcleo fundador em 2004 (de que não fiz parte porque apenas entrei em 2006) ficou estabelecido que os colaboradores do blogue escreveriam sob pseudónimo que teria de ser obrigatoriamente o nome de um antigo jogador do Vitória. 
E assim tivemos o "Gregório Freixo" (fundador e administrador da página) conhecido como o nosso "capitão", o "Cascavel", o "Tito", o "Ademir", o "NDinga", o "Paquito", o "Edmur" o "Dane", o "Jeremias", o "Mendes", o "Soderstrom", o "Basaúla", o "Pedro Mendes", o "Ibraim", o "Vitor Paneira", o "Capucho" e o "Saganowski" que foi o último a entrar e fixou em 17 o número final de colaboradores.
Em 2011 aquando da final da Taça de Portugal com o Porto foi decidido, numa das jantaradas de boa memória que periodicamente se faziam, que o blogue se deslocaria em conjunto ao Jamor num autocarro alugado e que levaríamos traje próprio.
Disso se encarregou, se bem me lembro, o "Ademir" que mandou fazer estas camisolas que todos vestimos nesse dia (nós e mais alguns amigos que connosco foram no autocarro) e com elas assistimos a essa final de má memória num dia de excelente convívio a que não faltou uma almoçarada ali para os lados da Mealhada. 
A história desta camisola, que guardo religiosamente, é essa. 
Quanto ao blogue "D. Afonso Henriques" foi impiedosamente exterminado por Facebook, Twitter e Instagram para onde todos fomos migrando deixando os excelentes hábitos blogosféricos. 
As últimas postagens datam de 2014 mas em boa verdade o blogue apagou-se um ou dois anos antes. Ficou uma excelente memória dele. 
Já não é mau!
Depois Falamos.

Sem comentários: