sexta-feira, janeiro 21, 2022

Treta

A estratégia é conhecida (já foi usada tantas vezes...) mas nem por isso deixa de ser empregue a ver se pega. 
Num primeiro tempo um clube dos chamados "grandes" passa a um dos jornais desportivos que lhe são afectos o interesse num jogador de um clube não "grande". 
O jornal dá um enorme destaque ao assunto como se para o não "grande" fosse uma honra ter um jogador cobiçado por um chamado "grande". 
Nesta fase inicial o clube detentor do passe do jogador nem contactado foi. 
Na segunda fase o jornal começa a falar das contrapartidas e , desde logo, faz de uma oferta de uns poucos milhões algo de fabuloso como se se estivesse a bater um recorde de transferências a nível mundial.
Gabando, até, a condescendência do "grande" que numa transferência interna oferece "tanto" dinheiro. Nesta altura já o outro clube foi alvo de uma abordagem por valores irrisórios ,tipo atirar o barro à parede, que obviamente recusou.
Passa-se então á terceira fase com notícias diárias sobre valores, cedências e empréstimos querendo transmitir a noção de que o negócio está a evoluir quando em boa verdade é bem provável que nem do sítio tenha saído ou esteja numa fase muito embrionária da negociação.
Mas o massacre mediático continua como forma de pressionar o clube pretensamente vendedor e o próprio jogador. 
E se o clube não "grande" se mantiver firme e fizer frente à pressão então passa-se à quarta fase que é a de veicular o desejo do jogador em sair de imediato do clube em que está rumo ao "paraíso" representado pelo chamado "grande".
Veicula-se esse pretenso desejo quantas vezes sem se ouvir ao jogador uma palavra sobre o assunto o que em termos de deontologia é uma vergonha. 
Mas o objectivo é obviamente (vergonha ainda maior) criar um mal estar entre jogador e adeptos, que se forem nas cantigas dos jornais poderão passar a olhar com desconfiança as prestações do jogador enquanto o romance se desenrola, tendo como fim último obrigar o clube a vender pelo preço que o "grande" quer para evitar problemas. 
É o crime perfeito quando tem sucesso. 
E já teve muitas vezes. 
Dito isto espero que a SAD do Vitória se mantenha firme nas negociações, o Edwards continue a jogar de cabeça limpa e os adeptos do Vitória não se deixem intoxicar pelas cornetas ao serviço do Sporting.
E, já agora, o Edwards a sair que vá Inglaterra.
Depois Falamos.

Sem comentários: