domingo, janeiro 09, 2022

Debates

Tenho acompanhado com o natural interesse de quem gosta de política, vai votar a 30 de janeiro e não se olvida dos seus deveres de cidadania, os debates entre os líderes de partidos com assento parlamentar naquela que é uma quase maratona televisiva.
E sobre esses debates, não os vi todos mas boa parte deles, deixarei por agora cinco notas.
1) Para registar a enorme falta de respeito e de ética política de António Costa face aos seus opositores. Debata com quem debater, de André Ventura a Rui Tavares passando por Jerónimo de Sousa, passa mais tempo a falar do PSD (que está ausente, não se pode defender e não cabe aos líderes dos outros partidos defende-lo) do que a confrontar as suas propostas com as dos seus opositores.
É feio, é desleal, é um truque indigno para alguém que é primeiro ministro de um país. 
Admira-me que nenhum deles tenha criticado essa postura mas essas não são contas do meu rosário. Apenas registo.
2) Os moderadores tem sido muito fracos e nos debates em que Costa participa são de uma subserviência confrangedora. 
Do faccioso e amigo do "patrão", João Adelino Faria, cuja moderação no debate entre Costa e Ventura deve constar de qualquer manual de péssimo jornalismo e completa ausência de isenção à convencida Clara de Sousa que se acha a personalidade mais importante em cada debate que modera tem sido todo um chorrilho de erros e má moderação acompanhada pelos restantes pivots. Não acredito que RTP, SIC e TVI não tenham melhores jornalistas porque tem de certeza.
Mas estes é que dão jeito. E jeitos!
3) Pior mesmo que os moderadores só os comentadores que fazem a análise posterior dos debates.
Para os quais, debates, só há vinte e cinco minutos para cada um mas depois para os enxofráveis programas de comentários há horas e horas em todos os canais.
Onde uma horda de cartilheiros  do PS e do BE, na sua esmagadora maioria, fazem dos telespectadores estúpidos, deturpam o que foi dito pelos debatentes, transformam derrotados em vencedores e ao sabor dos seus preconceitos e convicções ideológicas aldrabam por completo a realidade que acaba de ser vista.
Fazem lembrar o VAR, nos jogos de futebol entre os filhos do "sistema" (SLB/FCP/SCP) e os enteados (restantes clubes), quando  procura nos bastidores corrigir aquilo que no terreno de jogo  desagrada aos patrões. 
Um asco de gente!
4) De uma forma geral nos debates entre líderes de partidos de centro e de direita ( PSD, CDS, Chega, IL)  e os líderes de partidos de esquerda (PS, PCP, BE ,PAN e Livre) os de centro e de direita tem estado melhor. O que não deixa de ser uma novidade.
Esperemos que a excepção não seja naquele debate em que menos convém que isso aconteça...
5) Da prestação dos líderes direi que os melhores, em cada campo político, tem sido até agora André Ventura e Rui Tavares e os piores Cotrim de Figueiredo e Catarina Martins.
Esta última tem sido mesmo a mais fraca de todos os nove.
Mas ainda há jogo para jogar em termos de debates.
Depois Falamos.

Sem comentários: