segunda-feira, dezembro 20, 2021

Peregrina

Sempre achei peregrina esta prática de os partidos convidarem para o final dos respectivos congressos representantes de outros partidos que comparecem na sessão de encerramento e logo de seguida prestam declarações à imprensa a arrasarem quanto podem os seus anfitriões!
E isto acontece da direita à esquerda quase sem excepções.
Seria uma boa prática, indiciadora de fair play democrático, se os convidados comparecessem e no final ou não prestassem declarações ou então se cingissem a frases de circunstância desejando boa sorte ao anfitrião e relevando a importância do debate democrático.
Agora assim é que não.
Porque isto de sermos convidados para a casa de alguém e ainda sem termos saído a porta já estarmos a criticar o anfitrião é de muito mau gosto e , pior ainda, de enorme falta de educação.
Recordo-me bem de três anos atrás , quando o partido Aliança preparava o seu primeiro congresso, termos decidido por unanimidade na comissão executiva que não haveria convites a outros partidos para a sessão de encerramento precisamente para não cultivarmos essa prática que todos achavamos deplorável e redutora em termos de prestígio da própria democracia.
Vem esta reflexão a propósito de ontem no final do congresso do PSD ter visto o secretário geral adjunto do PS José Luís Carneiro, que chefiava a delegação socialista, proferir um estendal de críticas ao discurso do líder do PSD e nomeadamente acusando-o de promover aproximações à extrema direita.
Vindo do representante de um partido que andou seis anos a governar apoiado na extrema esquerda totalitária é uma piada que se faz por si só sem precisar de grande ajuda.
Mas que reforça a ideia de que estes convites a representantes de outros partidos para o encerramento de congressos não faz sentido nenhum.
Depois Falamos

P.S. O facto de este José Luís Carneiro ter vindo em comissão de serviço para Braga como cabeça de lista do PS é um injusto atestado de incapacidade aos socialistas do distrito e uma boa razão para nele não se votar PS. É mais que tempo de não contribuir com votos para estes execícios de paraquedismo que apenas fragilizam a democracia.

Sem comentários: