segunda-feira, dezembro 14, 2020

Oitavos

 Antes de mais há que dizer que esta lógica da UEFA dos cabeças de série jogarem o segundo jogo em casa é muito parecida com as lógicas do futebol português em que todos os sorteios são feitos para favorecerem os chamados "grandes" ou seja aqueles que em teoria já são os mais fortes.
É o dinheiro a prevalecer sobre o desporto.
Quanto a este sorteio dos oitavos de final há que dizer que proporciona um excelente conjunto de sete eliminatórias com vencedor em aberto e apenas uma, já lá vamos, em que há um claro favorito ao triunfo.
Ainda assim, e dentro do que é tradicional, vou deixar a minha opinião sobre quem se vai apurar para os quartos de final.
No Atlético de Madrid-Chelsea dentro de um previsível equílibrio, e de dois excelentes jogos, aposto no apuramento dos espanhóis que me parecem mais talhados para este tipo de jogos.
Um fascinante Barcelona-PSG com a visita de Messi a Paris (onde há quem diga que jogará na próxima época) e um regresso de Neymar a Barcelona (onde também há quem diga que voltará para ficar na próxima época) num jogo entre duas equipas que já viveram bem melhores dias muito em especial os catalães. É das eliminatórias mais em aberto e com os franceses a quererem desforrar-se de uma derrota épica anos atrás. Aposto no Barcelona, apesar de tudo, pela experiência e por ter Messi.
Sevilha-Borússia Dortmund é o enfrentamento entre andaluzes em boa forma (mas atenção que os jogos são apenas em Fevereiro) e uns alemães em crise e que acabam de despedir o treinador. Mas que tem um boa equipa e jogam em casa o jogo da segunda volta. Aposto neles.
Atalanta-Real Madrid significa o encontro entre uma equipa que joga um excelente futebol e outra que está longe dos seus melhores dias mas é o grande senhor desta competição. Com o "Santiago Bernabéu" em obras o RM tem jogado no seu campo de treinos e mesmo que em Fevereiro já possam existir espectadores (o que é muito duvidoso) não haverá o efeito cénico que o Bernabéu provoca. Aposto no Real mas sem grande convicção. Até proque preferia que se apurasse a Atalanta. Mas as coisas são o que são.
Porto-Juventus é um jogo entre o único clube que não joga nos cinco principais campeonatos e que está nesta fase da competiçao e um tradicional candidato à vitória na Liga dos Campeões da qual já disputou várias finais mas ganhou poucas.  Vai depender muito do estado de forma das duas equipas e dos seus principais jogadores mas penso que os italianos tem ligeira vantagem porque tem mais experiência e tem Ronaldo. Lá para trás a propósito de outro jogo já escrevi algo de parecido.
Leipzig-Liverpool seria, na época passada, jogo de claro favoritismo inglês. Mas este ano os "reds" estão menos fortes e o Leipzig é uma equipa alemã com tudo que isso significa de competitividade. Ainda assim acredito que os homens de Klopp seguirão em frente.
Lazio-Bayern é o tal jogo, caso único,em que há um claro favorito e ele é, obviamente, o campeão europeu em título. Não passar o Bayern seria motivo para grande admiração.
Finalmente no Borússia Monchengladbach-Manchester City aproveito na integra o comentário que fiz ao Leipzig-Liverpool. E aposto,outra vez, na equipa inglesa.
Em suma acredito que nos quartos de final estarão Atlético de Madrid, Barcelona, Dortmund, Real Madrid, Juventus, Liverpool, Bayern e Manchester City.
Embora nalguns casos deseje que a lógica seja contrariada.
Depois Falamos.

Sem comentários: