domingo, dezembro 27, 2020

Clássico

 Um Vitória-Porto ou um Porto-Vitória, jogue-se onde se jogar (e um dos melhores que vi foi na Póvoa de Varzim) é um dos maiores clássicos do futebol português que arrasta multidões, desperta paixões exacerbadas e é sempre motivo para farta discussão antes e depois de jogado.
Tendo, de longe, as duas maiores massas associativas do norte de Portugal que por norma enchem estádios seja no Bem-Lhe-Vai, na Amorosa (como na fotografia) ou no D.Afonso Henriques, na Constituição , nas Antas ou no Dragão mas também no Jamor, em Aveiro, na Póvoa de Varzim, em Fafe, em Felgueiras ou em Braga (estádios onde já vi jogos entre ambos os clubes) os encontros entre estes dois clubes tem sempre uma aura muito especial a que não fogem, aqui ou ali, alguns excessos oriundos do fervor com que os seus adeptos apoiam as respectivas equipas.
O jogo desta terça feira será uma enorme excepção, que não se deseja ver repetida, aos jogos entre Vitória e Porto e ao grande ambiente que sempre se vive em torno deles muito especialmente nos  estádios onde se encontram porque por razões de todos conhecidas se disputará perante bancadas desoladoramente vazias e portanto sem o calor dos adeptos.
E logo um Vitória-Porto cheio de motivos de interesse.
Desde a classificação, com as equipas separadas por três pontos com vantagem portista, passando pela excelente carreira do Vitória com quatro triunfos (os últimos três consecutivos) nos últimos cinco jogose acabando num Porto que acaba de vencer a Supertaça frente ao Benfica e que tal como o Vitória estará com a moral em alta.
Mas para lá disso ainda existem outros motivos adicionais de interesse que tudo teriam a ganhar com a presença de público.
Ricardo Quaresma, um dos maiores ídolos dos adeptos portistas dos últimos largos anos, jogará pelo Vitória com o natural empenho em fazer uma grande exibição e mostrar uma vez mais  que continua a ser dos melhor jogadores portugueses. E os vitorianos bem gostariam de o poderem incentivar.
Marega, esse que respondeu com ingratidão e mau carácter a quem sempre o tratou bem, regressa ao estádio onde na época passada protagonizou uma das maiores palhaçadas de que há memória no futebol português causando transtornos de vária ordem ao Vitória que nenhum vitoriano esquecerá nem perdoará. E bem gostariam de lho fazer sentir.
Será mesmo sem público um jogo entre duas das melhores equipas da presente Liga que se espera bem jogado, bem arbitrado , bem "VARado" e que no final o triunfo do Vitória seja uma realidade incontestável fruto do mérito expresso no relvado.
Assim o espero pelo menos.
Depois Falamos..

P.S. Para mim um Vitória-Porto será sempre um jogo especial. Porque foi num encontro entre ambos que fui pela primeira vez ao futebol. Ainda no saudoso campo da Amorosa.

Sem comentários: