segunda-feira, setembro 09, 2019

Farsa

Foi já há alguns dias que a mais desprestigiada competição do futebol profissional português teve o sorteio de mais uma edição com o acasalamento dos clubes participantes em quatro grupos "capitaneados" pelos quatro primeiros classificados da anterior edição do campeonato.
Pessoalmente entendo, desde há muito, que é uma competição sem interesse porque a forma como está estruturada é de molde a favorecer claramente os três do costume mais o clube que tenha a ventura de se classificar em quarto lugar fazendo de todos os outros (quase) comparsas de uma festa que não é para eles.
É verdade que clubes que não são "clientes" habituais do quarto lugar, como Vitória Futebol Clube e Moreirense, já venceram a prova mas mais não são do que a excepção que confirma uma regra assente em triunfos de Benfica,Porto e Sporting e por uma vez do Braga que tem sido nos últimos anos o mais assíduo "cliente do quarto lugar.
E regulamentos que não são iguais para todos, que favorecem uns poucos em detrimento de muitos, tornam a prova despida de interesse porque a verdade desportiva não se compadece com estas habilidades únicas do nosso futebol.
Nesta edição o Vitória calhou no grupo em que estão Benfica, Vitória Futebol Clube e Sporting da Covilhã cabendo ao clube vimaranense jogar na Luz e no Bonfim recebendo o Covilhã no D. Afonso Henriques o que parece apontar para um apuramento do Benfica (como a Liga tanto aprecia) com maior ou menor dificuldade rumo a uma meia final com o Porto (previsivelmente) o que Liga e patrocinadores muito gostarão.
Por isso entendo, esta época como em anteriores, que o Vitória envolvido em frentes bem mais importantes ( Liga, Taça de Portugal e Liga Europa) deve aproveitar esta competição para rodar jogadores menos utilizados e dar, até, oportunidades a jogadores da B para aparecerem na primeira equipa.
Porque levar esta competição a sério é colabora numa farsa acima da qual o Vitória se deve posicionar de forma clara.
Depois Falamos.

Sem comentários: