segunda-feira, junho 03, 2019

Sugestão de Leitura

Confesso que aguardava a publicação deste livro com bastante curiosidade.
Desde logo pelo autor, com quem trabalhei durante seis anos, quer pelo conteúdo que inevitavelmente se debruçaria sobre uma obra imensa cujo desenrolar acompanhei entre 2005 e 2011época  em que parte significativa dela foi levada a cabo.
Gostei do que li.
Porque o livro debruçando-se em boa parte sobre Gaia também aborda temas nacionais, e uma perspectiva internacional dos tempos que vivemos em que o autor mostra um pensamento estruturado (que para mim não constituiu novidade nenhuma) e uma cultura política que não são fáceis de encontrar nos tempos que correm, para lá de referências, ainda que pela rama, ao partido em que ambos militamos durante muitos anos e em que Luís Filipe Menezes continua a militar.
Gostei particularmente da descrição, exaustiva mas necessária,do que foram os seus quatro mandatos à frente do município , da Gaia que encontrou em 1997 e da Gaia que deixou em 2013 fruto da extraordinária revolução que a todos os níveis liderou durante esses dezasseis anos.
Habitação, ambiente, educação, saneamento, desporto, turismo, qualidade de vida, vias estruturantes, cultura, reconhecimento nacional e internacional foram alguns dos sectores importantíssimos em que havia uma Gaia antes de LFM e há uma Gaia depois de LFM.
Um livro muito interessante.
Mas em que, e o próprio autor o reconhece, ainda ficou muito por contar nomeadamente sobre o período entre 2005 e 2008 em que protagonizou duas candidaturas à liderança do PSD.
Uma derrotada, à justa, no congresso de Pombal em 2005 e a outra em que se tornou até hoje no único candidato a derrotar um líder em funções nas directas de 2007.
Sobre essas duas candidaturas e, especialmente, sobre o período em que liderou o PSD e se tornou no primeiro político português a questionar a supervisão bancária (entre outras decisões altamente polémicas na altura mas em que o tempo lhe daria razão...) ainda há muito para contar seguramente.
Acredito que um destes dias teremos novo e interessante livro sobre essas e outras matérias.
Depois Falamos

Sem comentários: