sábado, junho 15, 2019

Ecletismo

Sou, desde sempre, um defensor do Vitória como um clube eclético que não se resuma apenas ao futebol mas que possua outras modalidades que lhe permitam uma presença competitiva em várias modalidades e, simultaneamente, sejam um espaço de prática desportiva para os jovens vimaranenses e não só.
Por isso sempre defendi que para lá do futebol o clube deva ter mais duas ou três modalidades de equipa em que dispute para ganhar as competições nos diversos escalões a par de outras individuais e colectivas em que nuns casos dispute títulos e noutros a vertente da prática desportiva seja a dominante.
Por isso os anos áureos do voleibol,masculino e feminino, trouxeram grandes alegrias aos vitorianos consubstanciadas em títulos e taças e mostraram que o clube pode ser competitivo ao mais alto nível nacional se as coisas forem bem feitas.
O que posteriormente o basquetebol confirmou exuberantemente com a conquista de duas taças de Portugal e dois vice campeonatos deixando a clara sensação de que podia ter ido ainda mais longe se tivesse tido o apoio que merecia.
Sendo certo que outras modalidades, como as de combate, tem dado ao clube títulos nacionais ,europeus e mundiais a que se calhar não tem sido dada a atenção que bem mereciam.
Escrevo isto hoje, sábado 15 de Junho, quando o Vitória está a poucas horas de poder sagrar-se campeão nacional de pólo aquático se vencer, em casa, o terceiro e último jogo da final depois de um triunfo no primeiro jogo e uma derrota nos penáltis na segunda partida.
Acredito que seremos campeões e que o pólo aquático, depois do voleibol, será a segunda modalidade de equipa a dar um titulo nacional absoluto ao Vitória.
E é importante dizer hoje, e antes de se saber qual o resultado, que a vertente eclética é uma componente importantíssima do ADN Vitória e faz parte de uma imagem de marca do clube que nunca poderá ser esquecida.
Num tempo em que o clube se vê imprevistamente mergulhado em eleições, e em que se ouve falar de nomes tantos e de ideias nenhumas (para já pelo menos), é importante que cada candidato defina o que tenciona fazer em termos de modalidades para se perceber até que ponto cada um deles está identificado com o que é o Vitória.
E esta não será, pelo menos para mim, uma questão menor na hora de decidir em quem voto.
Depois Falamos.

Sem comentários: