quarta-feira, março 15, 2017

Sugestão de Leitura

Uma interessante viagem esta que Jaime Nogueira Pinto proporciona pela vida cruzada de cinco ditadores europeus com papel relevante nos seus países, naturalmente, mas também na História da Europa entre o inicio do século e o fim das respectivas ditaduras.
É a narrativa das vidas pessoais e políticas de cada um, a forma como chegaram ao poder e o mantiveram, os fins de vida e dos regimes que tão profundamente marcaram.
Tem também algumas curiosidades.
Achei especialmente interessante, até porque dela nunca tinha ouvido falar, a curiosidade de Hitler e Estaline terem residido em Viena simultaneamente ,e durante alguns meses, pouco antes do começo da Guerra de 14-18.
Mas tem também outros pontos curiosos.
Como o dos ditadores ibérico terem morrido no poder (pelo menos Salazar achava que ainda era presidente do conselho), de Franco ter sido o único que viu respeitado o sucessor que designou (o rei Juan Carlos) , de Estaline ter morrido abandonado por todos e com grandes responsabilidades dos que lhe eram próximos enquanto Hitler e Mussolini tiveram mortes violentas e em volta das quais continua a haver muita especulação.
Estaline era o mais velho dos cinco e Franco o mais novo enquanto Hitler e Salazar eram da mesma idade e mais novos que Mussolini.
Hitler e Mussolini morreram no mesmo ano(1945), Estaline oito anos depois em 1953, enquanto Salazar em 1970 e Franco em 1975 foram os últimos a morrer com a curiosidade de o espanhol sendo o mais novo de todos e o último a chegar ao poder foi também o último a deixa-lo.
Talvez o mais interessante do livro seja, porém, o percebermos que a forma como conquistaram o poder e o mantiveram ao longo de muito tempo revelou princípios e ideias que inspiraram gerações e gerações que lhes sucederam e ainda hoje povoam alguns dos piores pesadelos das sociedades democráticas.
Em suma um livro muito interessante.
Depois Falamos.

2 comentários:

il disse...

Já dei uma vista de olhos. Estudá-lo mais tarde. É um mostra da história da Europa do séc. XX -a interacção democracias ditaduras.

luis cirilo disse...

Cara il:
Isso mesmo