domingo, junho 19, 2016

Vamos Passar!

Tenho a certeza absoluta que Portugal vai vencer a Hungria e passar à fase seguinte como vencedor do seu grupo.
E esta convicção nem assenta na velha tradição portuguesa de a equipa se superar nos momentos decisivos mas sim no facto de a equipa, em campo, ter vindo a mostrar argumentos mais que suficientes para permitir essa sólida convicção.
E se no jogo com a Islândia a exibição não foi particularmente brilhante, sem ter sido má, no jogo de ontem há que dizer que Portugal fez um bom jogo, dominou completamente o adversário, criou oito oportunidades claras de golo mas foi muito infeliz na hora da concretização.
É futebol.
Mas uma equipa que remata vinte e três vezes, tem 60% de posse de bola, vê o seu guarda redes fazer apenas uma defesa difícil , esbarra duas bolas nos postes e vê o guarda redes adversário fazer meia dúzia de grandes defesas é uma equipa que está bem, que inspira confiança e merece que os adeptos acreditem nela.
O azar na concretização faz parte do jogo mas como dizia ontem Ronaldo é uma azar que não vai durar sempre.
E contra a Hungria acredito que vamos ter uma grande selecção,motivada e conquistadora, que vai ganhar o grupo e continuar no Europeu.
Sobre o jogo de ontem apenas mais duas notas:
Para salientar as boas exibições de Ronaldo que esteve em seis lances de golo (num até marcou mas estava fora de jogo) , Quaresma e  Ricardo Carvalho numa equipa em que apenas Nani e André Gomes estiveram abaixo do que seria expectável face ao seu valor.
E para lamentar que o seleccionador não consiga estar ao nível da equipa que treina.
Pelo menos em termos de ambição e de competência.
Ontem quando se "pedia" Renato Sanches para aumentar a intensidade meteu João Mário que nem "entrou " no jogo e nada acrescentou (pelo contrário) face ao que Quaresma vinha fazendo e cuja saída apenas pode ser entendida face a problemas físicos.
E depois, num jogo que era imperioso vencer face a um adversário felicíssimo com o empate, faz a ultima substituição aos 88 minutos(!!!) metendo Rafa que mesmo nesse curtíssimo espaço de tempo provou que devia ter entrado muito mais cedo.
Eu sei que é especulativo e não comprovável mas acredito que se tem metido Rafa no lugar de Nani a 20 minutos do fim provavelmente Portugal teria ganho porque Rafa mexeu no jogo só não teve foi tempo para mais.
Mas é o seleccionador que temos (desconfio que ainda não se compenetrou que Portugal não é a Grécia...)e é com ele que temos de fazer pela vida.
Agora vamos ao "mata.mata" ,com a Hungria, no qual nos temos saído muitas vezes bem.
As contas, essas, fazem-se no fim.
Depois Falamos

14 comentários:

Francisco Guimarães disse...

Quando nos calhou este grupo na sorte eu disse que Portugal não iria ganhar nenhum jogo.
Não por sermos piores que os outros 3 do grupo, longe disso, mas pelas dificuldades da equipa portuguesa jogar contra essas equipas bem fechadinhas.
A verdade é que nos dois jogos tivemos imensas oportunidades, e no de ontem bem flagrantes para marcar, mas não marcamos e o que eu disse à uns meses atrás acaba por se verificar nos 2 jogos já disputados.

Ao contrário do Seleccionador, do Caro Blogger e de muita gente, não penso que vamos ganhar à Hungria. Não vamos, por azar, por cansaço das nossas estrelas ou por incompetência, não vamos.

Mas provavelmente iremos avançar de fase na mesma, este Euro com 24 selecções com 4 dos 6 terceiros classificados a qualificarem-se tem essa coisa estranha.
Ainda ontem mesmo sem jogar, se a fase de grupos terminasse abruptamente, Portugal seguiria em frente, hoje, depois de não vencer pela 2ª vez, também seguiria em frente!
Mais ainda: 4 dos 6 grupos resolvem-se antes do nosso e quando jogarmos até já poderemos saber se o 3º classificado do nosso grupo tem acesso garantido!

Saganowski disse...

Venha daí a calculadora...

A jogar como temos jogado neste Europeu, com o esquema táctico que temos usado e com os escolhidos a serem-no porque são representados por este ou aquele empresário ou porque jogam neste ou naquele clube, mais vale esquecer outros vôos... :(

luis cirilo disse...

Caro Francisco Guimarães:
Vamos seguir em frente como vencedores do nosso grupo!
Portugal teve azar,é do futebol, com a finalização mas nem por isso deixa de ser a equipa mais rematadora do europeu.
Estaria preocupado,isso sim, se não criássemos oportunidades de golo.
Mas criamos e muitas.
Só com a Áustria foram uma dezena delas.
E por isso estou certo que os golos vão aparecer.
Caro Saganowski:
Não é preciso nenhuma calculadora.
Vamos ganhar à Hungria e vencer o grupo.

Saganowski disse...

Caro Luís,
Gosto do teu optimismo.
Infelizmente não sou da mesma opinião. Mas, claro, ficarei feliz se passarmos.
Mas não deixava de ser a nossa obrigação desde o primeiro jogo!

luis cirilo disse...

Caro Saganowski:
As contas fazem-se no fim

Anónimo disse...

Quer dizer, estão os húngaros a pensar como é que vão fazer para não pagarem eles a factura da "seca" de golos de Portugal e de Ronaldo e andamos alguns de nós já a entrar em depressão... Nunca esquecer uma citação histórica de Cristiano Ronaldo: "os golos são como o ketchup. às vezes não sai, depois quando sai é tudo de uma vez". Não seria caso virgem que após 2 jogos sem marcar, o nosso menino mandar 3 cavacas lá para dentro no próximo jogo.

Mentalidade pequenina... o Fernando Santos estica (e bem) a fasquia lá para cima, só porque empatou 2 jogos já está tudo a cair em cima. A fase de grupos são 3 jogos, vamos bem a tempo de ser primeiros do grupo. Ainda não ganhamos, mas também ainda não perdemos. Percebo a preocupação, mas calma ! Estaria preocupado se visse o ambiente de jogo que vimos no Brasil '14, mas não é o caso. Até jogamos bem, mas não estamos a finalizar. Contudo, porque não deixa de ser verdade, Cristiano Ronaldo não está ao seu nível fisicamente o que o deixa menos confiante e deveria pensar um pouco mais na equipa. Há lá mais gente habilitada a marcar livres e a assumir outras responsabilidades no jogo. Acredito que seja muita vontade, mas a teimosia dele em carregar a equipa às costas está neste momento a prejudicar... a equipa. Mas daí não retiro um milimetro de confiança no homem, que até de muletas marca golos.
Como diz o nosso prezado escriba: depois falamos, lá para 4ª feira pela hora do jantar.

Miguel disse...

Boa noite Sr. Cirilo,

Em relação ao seu comentário, concordo com uma parte e discordo de outra parte.
Concordo com a sua apreciação ao selecionador. Fraco, sem ideias, politicamente correto, olha primeiro para os nomes que teem de compor o onze e depois tenta acomodá-los da melhor maneira. Portanto, um selecionador na linha do que sempre tivemos desde que me lembro, ou seja desde Carlos Queirós em 1993. Fraquinho, fraquinho.
Quanto à sua apreciação à seleção discordo. Criamos sim oportunidades em número suficiente para ganhar, mas essas oportunidades não decorreram de um futebol imaginativo, criativo, bonito, fluido. Porque com jogadores em campo como Vieirinha, Moutinho e Nani não é fácil apresentar esse futebol.
Agora vamos a Ronaldo. O melhor futebolista de sempre em Portugal. O mais internacional. O melhor marcador. 3 ligas dos campeões e 3 bolas de ouro. O que vou escrever é polémico, mas na minha opinião Ronaldo é o maior problema da seleção desde 2006, ou seja desde que as nossas grandes figuras abandonaram. À excepção do Euro 2012 jamais foi o jogador e capitão que uma nação precisa. Um capitão não diz publicamente "Perguntem ao Queirós", nem humilha publicamente os colegas como ele fez no Brasil. E foi o próprio um ano depois a admitir que estava lesionado no Campeonato do Mundo. Recordando ainda o Euro 2012 e os penalties contra a Espanha, Ronaldo quis ser o último a marcar para ser heroi, quando o especialista deve ser o primeiro para tirar um pouco a pressão dos colegas. Teve azar, não chegou à vez dele.
Ronaldo é um grandissimo jogador mas já foi melhor. Tecnicamente não traz nada à equipa, não defende e quando não finaliza tudo vem à tona.
A mais recente rábula dos livres é de bradar aos céus. Remata de qualquer lado e nem sequer deixa ninguém tentar.
Quanto ao próximo jogo, penso que apesar de tudo vamos ganhar e assegurar o primeiro lugar. Mas olhe que nem sequer arrisco 10 euros no Placard. Embora pelo andar da coisa um empate dá para segurar um dos melhores terceiros.
Quarta feira haverá novidades.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
As contas fazem-se no fim.
E o fim desta fase de grupos é só na quarta feira embora ao ler alguns escritos parece que a selecção já foi eliminada.
Por mim estou tranquilo.
Portugal vai passar e há muita gente que vai engolir o que disse.
Que lhes sirva de lição.
Caro Miguel:
Quanto ao seleccionador estamos de acordo mas quanto ao resto não.
Nem quanto a Vieirinha e Moutinho (já quanto a Nani temos posições mais próximas) e muito menos quanto a Ronaldo.
O ele jogar lesionado no Mundial apenas valoriza o seu esforço por ajudar a selecção mesmo correndo riscos para a sua carreira.
Isso para mim é positivo e não negativo.
Quanto a humilhar colegas não sei do que fala.
Dizer que Ronaldo é um problema para a selecção só se for na óptica de com ele a selecção ir a fases finais e os jogadores não poderem ir de férias mais cedo!
Porque de resto o seu contributo tem sido decisivo. Ainda se lembra do play off com a Suécia que nos apurou para o Brasil? E de quem marcou os QUATRO golos de Portugal?
Se Ronaldo já foi melhor não discuto porque são opiniões . Espero que não esteja a chamar-lhe velho porque se não vou ter de lhe recomendar para ver as actuações de Ricardo Carvalho e talvez isso dê uma ideia aproximada do que é e não é a velhice no futebol.
Tecnicamente não traz nada à equipa?
Nem sequer o facto de a sua presença preocupar os adversários e os obrigar a jogarem com redobradas cautelas dando mais espaço aos outros portugueses?
Não defende?
Por acaso até defende. Nomeadamente em lances de bola parada em que o vejo muitas vezes a defender na nossa área.
Mas se não o fizesse...fazia muito bem.
Jogadores como Ronaldo, Messi, Ibrahimovic, Neymar, Bale, etc devem guardar toda a energia para aquilo em que fazem a diferença; que é atacarem com uma qualidade extraordinária que lhes permite fazerem a diferença.
Os penaltis com a Espanha em 2012?
desde quando é que o ultimo a marcar é o herói? E se falha não é o carrasco?
Para mim este Europeu encerra um profundo mistério.
A antipatia de alguns portugueses por Ronaldo.
É inexplicável em parâmetros racionais!
De facto ser um português com sucesso parece que aos olhos de alguns se transforma num crime.
Tomara qualquer outra selecção deste Europeu (ou da Copa América a que alguns andam agora tão atentos)poder contar com Ronaldo. E de certeza que os respectivos adeptos não se comportariam perante ele como o fazem alguns portugueses.
É triste!

Miguel disse...

Boa tarde Sr. Cirilo,

Antes de mais, deixo aqui as tais declarações.

https://m.youtube.com/watch?v=D9Hg-wswJ5s
"Nunca pensei ser campeão do Mundo." "Equipa limitadissima." Será que este ano pensa ser campeão da Europa? É que Fernando Santos diz que só volta dia 11, por isso a equipa não deve ser assim tão limitada na opinião do treinador. Mas o capitão lá terá a sua opinião.

Eu apoiei sempre Ronaldo e desfrutei cada Bola de ouro que ele ganhou como um titulo. Lembro-me perfeitamente do play-off contra a Suécia, onde Ronaldo levou a equipa às costas. Equipa essa que deveria ter levado muito mais vezes às costas mas não levou.
Mas, principalmente nos ultimos 2 anos, Ronaldo tem perdido muitos pontos fora de campo, para onde não consegue transportar toda a sua classe. E, na minha opinião, Ronaldo já não é o que era. E claro que não o julgo velho.

luis cirilo disse...

Caro Miguel:
São as suas opiniões que respeito.
Continuo a achar insólito que com Portugal a disputar o Europeu, e com todas as hipóteses de seguir em frente, existam pessoas apenas interessadas em arrasar o nosso melhor jogador como se fosse ele o culpado de todos os males que assolam o nosso futebol e se calhar a nossa sociedade.
Mas estou certo que amanha vamos ganhar.
E se o Ronaldo fizer o que lhe é habitual (marcar golos) muitos desses críticos vão desaparecer com uma rapidez alucinante.
Não deixa de ser curioso achar que ele nos dois ultimos anos não consegue transportar para dentro do campo a sua classe quando ele nesse período ganhou a terceira bola de ouro e entre clube e selecção marcou mais de 120 golos em jogos oficiais.
Realmente Ronaldo deve ter ascendência divina para ser avaliado com tal exigência.

Francisco Guimarães disse...

Actualização do meu comentário inicial:

Agora que já jogaram os tais 4 grupos antes do nosso já é certo que o 3º Lugar dá acesso à fase seguinte.
"Só" teremos de empatar ou ganhar.
Curiosamente (mais uma curiosidade duns sorteios que, pelo que disse essa figura asquerosa da FIFA, tinham mesmo bolas com temperaturas diferentes!) se ficarmos em 3º (ou em 1º) do grupo não apanhamos nenhum dos candidatos pré-anunciados ao titulo antes da final, mas poderemos apanhar uma Croácia ou uma Bélgica que, para mim, serão mais difíceis que uma Inglaterra ou uma Italia.

Hoje já penso que poderemos não perder com a Hungria, pois os magiares já estão apurados.

luis cirilo disse...

Caro Francisco Guimarães:
Infelizmente na UEFA ( e na FIFA) nada é claro e transparente. Basta ver a arbitragem de ontem, no Croácia-Espanha, para entender isso. Não marcou um pénalti claro contra os espanhóis, marcou um duvidoso contra os croatas e custou-lhe tanto a acabar o jogo que dando três minutos de compensação acabaram por se jogar cinco.
Logo só podemos pensar em ganhar e mais nada.
Quem vier a seguir...logo se vê.

A:C: disse...

Ou se colocam os melhores,um ponta de lança,Ronaldo,e Quaresma em suas respectivas alas,ou então vão ser os melhores ridiculos de sempre eliminados no grupo mais acessivel também de sempre !

luis cirilo disse...

Caro De Guimarães:
Custou...mas passamos