quinta-feira, junho 23, 2016

O Microfone

Vou directo ao assunto.
Como sempre.
Ronaldo teve um gesto impensado, ao atirar o microfone ao lago, e ficava-lhe bem assumir isso e pedir desculpa ao jornalista.
Parágrafo.
Vamos ao resto:
Há meses a esta parte que o lixo impresso e televisivo chamado Correio da Manhã desenvolve uma autêntica perseguição a Cristiano Ronaldo inclusive com insinuações nunca fundamentadas (é difícil fundamentar calúnias...) sobre a sua sexualidade.
Meses.
Dúzias de "notícias" e peças televisivas usando um "poder" que só judicialmente pode ser contestado mas nunca impedido.
Na véspera do sucedido esse lixo televisivo passara uma entrevista muito  antiga com o falecido pai de Ronaldo em que ele, visivelmente alcoolizado, contava as dificuldades que tivera na vida e os maus tratos que dera à família!
Sem nenhum interesse noticioso, sem nenhum fim jornalistico, apenas com o intuito de achincalhar Ronaldo e a família  e ainda por cima no dia anterior a um jogo decisivo de Portugal.
Sem respeito por ninguém. Nem sequer pela selecção nacional.
Um homem, por mais figura pública que seja e por mais que o deseje nalgumas circunstâncias, não é de ferro!
Os jornalistas que acompanham a selecção sabem que todos os dias tem à sua disposição um espaço de conferência de imprensa onde podem questionar um jogador (diferente todos os dias) sobre a selecção, o europeu, os adversários e o que mais quiserem perguntar.
Fora disso sabem que não podem fazer entrevistas.
São regras definidas desde o início com o conhecimento de todos!
O passeio matinal da selecção era um espaço de descompressão e fazia parte do plano de preparação para o jogo que à noite Portugal ia disputar com a Hungria pelo que os jornalistas nem ali deviam estar quanto mais quererem fazer entrevistas.
Isso não desculpa o gesto infeliz de Ronaldo mas atenua-o de alguma forma.
De resto é mais que tempo de os jornalistas neste país perceberem que não estão acima das leis nem podem violar as regras acordadas sempre que lhes dá jeito.
A comunicação social não pode ser um "estado" dentro do Estado.
Depois Falamos

9 comentários:

Saganowski disse...

O Ronaldo devia era ter atirado o tipo ao lago! Isso sim, seria noticia!

Anónimo disse...

Um capitão da seleção nacional não pode, nunca, ter um gesto como o que teve. Estava a representar o país! Fosse o Ronaldo, o Zé ou o João. Nunca se esqueçam que há milhares de crianças que o seguem diariamente e se deve ser este o exemplo que elas devem seguir. Não vou aqui questionar o que tem feito o CM, porque nem sequer o acompanho. Infelizmente é assim que a sociedade está organizada e por muito que não se goste as figuras mediáticas têm que aprender a lidar com isso. Não é por acaso que os ordenados que eles recebem no final de todos os meses são astronómicos. Pode ter todas as atenuantes, mas gostava de ver as reações de todos aqueles que agora defendem ou atenuam esta atitude do capitão da seleção se fosse o Messi a ter uma atitude do género. Numa sociedade justa, assim como o CM devia ser punido pelas barbaridades que ás vezes escreve o capitão da seleção nacional também deveria ter uma punição exemplar. Capitanear a seleção de futebol do nosso país tem que ser e deve ser um exemplo de comportamento para todos, sobretudo para as crianças que idolatram uma pessoa como o Cristiano. Há muitas formas de combater o mau jornalismo, esta claramente não é uma delas. Muito menos quando a pessoa em causa representa o que está a representar.

luis cirilo disse...

Caro Saganowski:
Vontade não lhe terá faltado.
Caro Anónimo:
O Correio da Manhã é o jornal mais lido do país. A CM TV é das mais vistas nas televisões por cabo.
Escrevem e transmitem o que lhes apetece sem respeito por ninguém. Pessoas ou instituições.
As figuras mediáticas, por mais mediáticas que sejam,são pessoas com sentimentos e fragilidades com direito a serem respeitadas e não perseguidas por quem usa e abusa do poder que tem como é o caso da comunicação social.
O que eles ganham não é para este contexto chamado e muito menos o Messi que não tem nada a ver com o Europeu de futebol "França 2016". De resto faço parte daqueles a quem jamais poderá ser imputada a idiotice chapada de para elogiar um arrasar o outro. Admiro, muito, os dois. A verdade é que Ronaldo pelo seu mediatismo tornou-se um alvo fácil para quem quer os seus cinco minutos de fama tentando arrasá-lo e para os que se acham no direito de pregarem moral à sua custa. Ele fez mal, isso é indiscutível, mas tem atenuantes. É e continuará a ser capitão da equipa de Portugal e estou certo que continuará a ser um excelente exemplo para os jovens deste país. Que o admiram pelo futebolista genial que é e pela pessoa que soube fazer-se à sua custa vencendo imensas dificuldades.

Anónimo disse...

Apesar dos dois golos e da assistência de ontem, este foi a melhor jogada neste Europeu. Nem sequer acho que deva pedir desculpas. Para o que esse jornal tem escrito sobre Ronaldo e outros, mete nojo é como é que ainda é publicado. Aquilo não é um jornal, a CMTV não é uma televisão. Aquilo são vómitos. Infelizmente o país que temos da audiência a esses escarros.

cards disse...

Caro Luis Cirilo,
As duas últimas frases também se aplicam ao caso Sócrates ou aí a conversa é outra?
Se em vez de Ronaldo fosse Socrates, que também é perseguido pela CM e CMTV a atirar o microfone a sua atitude seria a mesma?

Anónimo disse...

"Quem não se sente não é filho de boa gente" Muito bem Cristiano Ronaldo.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
É verdade. Eles tem a importância que os leitores/telespectadores lhe dão.
É pena mas os portugueses são como são. Com excepções é óbvio.
Caro cards:
As duas últimas frases do post são de aplicação universal.
Quanto a Sócrates, ao contrário de Ronaldo, ele tem um péssimo historial de pressões e tentativas de controle sobre a comunicação social. TVI, JN , Lusa e outros casos que se conhecem.
Ou seja não merecendo, no plano dos princípios, ser perseguido tem muitíssimo menos atenuantes.
Está a provar de um veneno que ele próprio criou.
E deixe que lhe diga uma coisa: Já fazem tanta malandrice a Ronaldo que querer equipará-lo a Sócrates era desnecessário

Francisco Guimarães disse...

Gesto incorrecto e impensado, se há uma regra para os jornalistas não fazerem perguntas aos jogadores fora das conferências de imprensa, o gesto que CR deveria ter feito era o de chamar a segurança da selecção ou do evento, ou até a Gendarmerie, para que esses impedissem a infracção cometida pelo "jornalista". E até acho que o zelo dos agentes franceses iria impedir mesmo a prevaricação, embora depois pudesse dar para mais uns 50 "Alertas CM"!!!

luis cirilo disse...

Caro Francisco Guimarães:
Foi um gesto infeliz mas com atenuantes.
Não se repetirá certamente